Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

05 agosto 2017

«BEETHOVEN, THE MOONLIGHT SONATA»



... LUAR DE AGOSTO ...

~~ Para todos, noites muito especiais e felizes ~~

Daniel Barenboim - Ópera de Viena
O famoso pianista e maestro toca «Sonata ao Luar»...
A sonata para piano nº 14, Op. 27, nº2 de Beethoven.

~~~ Ivan A Aivazovskii - O Golfo de Nápoles ao luar ~~~

«Estou a ouvir música.
Debussy usa as espumas do mar a morrer na areia,
refluindo e fluindo.

Bach é matemático.
Mozart é o divino impessoal.
Chopin conta a sua vida mais íntima.
Schoenberg, através do seu eu, atinge o clássico eu de todo o mundo.
Beethoven é a emulsão humana em tempestade
procurando o divino
e só o alcançando na morte.

Quanto a mim,
que não procuro música,
só chego ao limiar da palavra nova.
Sem coragem de a expor.

O meu vocabulário é triste
e às vezes wagneriano-polifónico-paranóico.

Escrevo muito frio e muito nu.
Por isso fere.
Sou uma paisagem cinzenta e azul.
Elevo-me na fonte seca e na luz fria.»

~~ Clarice Lispector ~~
Um Sopro de Vida
1 979 - Edição póstuma
Seu último romance publicado um ano após o seu falecimento.

Ivan A Aiavazovkii - Constantinopla ao Luar 

Ivan A Aiavazovkii - Luar no Mar Negro

Ivan Konstantinovich Aivazovskii
Romantismo tardio
1817 - 1900

22 comentários:

  1. Beethoven era mesmo um excelente compositor! :) Beijinhos e bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Encantamento! Sim, Majo, essa foi a sensação que sua postagem me despertou!
    Momento divino! Obrigada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Música e imagens lindas aqui! Desejo ótimo fim de semana,beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Minha Amiga Majo, é quase um "luxo" este post que nos oferece, a invocar e enaltecer o luar de Agosto. Temos Beethoven, Clarice e pinturas lindíssimas. Também lhe desejo noites especiais e felizes e com a beleza que tão bem sabe apreciar.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Sabe aquela postagem impecável? Foi que tu conseguiste aqui.
    Beethoven? Clarice? Belas imagens? E o luar de agosto? Incrível.
    Bom tê-la de volta no meu cantinho. Como foi as férias? Espero que tu tenhas aproveitado.

    Um ótimo domingo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Uma manhã impecável neste domingo Majo
    Música de qualidade, poema excepcional e telas magníficas com os luares de agosto
    Perfeito para o domingo minha amiga
    Um deleiteeeeee!!!!
    Encantada com o mimo que me ofereceu. Minha gratidão querida. Já postado por lá
    Beijos e uma feliz e abençoada semana

    ResponderEliminar
  7. Linda essa sua postagem, nem sei por onde começar...
    Bem, a Sonata N° 14 Beethovende 'moonlight' por Daniel Barenboim é um luxo, apesar de triste, mas na tristeza também há imensa beleza. Clarice Lispector, é toda aquela sensibilidade que conhecemos, um turbilhão de emoções. E as obras de Ivan A Aiavazovkii fecha tua postagem com chave de ouro! Que belas obras!
    Um beijo e meu carinho, querida amiga. Espero que estejas bem melhor.
    Uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  8. Como diz a Tais Luso, começar por onde?
    Soberba postagem. Cheia de bom gosto!

    Beijo, bom Domingo

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga, como sempre, mais uma postagem interessante,sou fã da Clarice Lispector escreve sobre tristeza de forma bela. Bela escolha para postagem.

    Abraços, tenha uma noite abençoada e que seu amanhecer seja com muitas energias boas para que reinicie uma semana com saúde e força para seguir sua caminhada feliz. Abraços, fica na paz de Deus.
    Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
  10. Olá Majo!
    Que bela fugidinha você deu para nos presentear com luares e musica para encher nossos dias, ainda vem com Clarice nesta fantástica inspiração inicio meio e fim.
    Adorei sua vinda Majo e assim uma belíssima semana com luares mais lindo aos seus olhos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga Majo sinto muitíssimo se deixei a impressão de estar ressentida com nossa amizade, nada disso amiga, foram só circunstâncias pelas quais passei e mal conseguia chegar ao
    computador, quando me dispunha a comentar as postagens das amigas e a agradecer os comentários recebidos, lá vinha uma interrupção. Mas além de me desculpar agradeço de coração pelo lindo selo enviado por você firmando nossa amizade e carinho, ele está lá bem bonito.
    Sua postagem de hoje foi uma beleza em toda a sua extensão, das músicas, das telas, do texto de Clarice. Como sempre uma maravilha.
    Bom descanso, beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  12. Beijinhos, boa semana, boa e rápida recuperação.

    ResponderEliminar
  13. Um post lindo, e como me atrasei a fazer-lhe uma visita, melhor ainda, porquanto acontece em dia de Lua-Cheia. Que belo é o Luar de Agosto!
    O meu abraço,

    ResponderEliminar
  14. Olá, Majo

    Muito obrigada por este lindo post.
    Estive aqui ontem e não consegui comentar.

    Continuação de boas férias.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. " O meu vocabulário não é triste ", mas não será rico o bastante para classificar este post, querida Majo. Adorei o que escreveu Clarice, as músicas e as fotos dos lindo luares. quanto ao mês de Agosto, os luares são de facto belos, mas, como vivo no Norte e frequento as praias de cá, não me agradam nada as nortadas que as caracterizam neste mês de férias. Tem estado um vento muito desagradável e isso impede-nos de apreciar o mar e o luar como gostariamos. Querida amiga, desculpa só agora te visitar, mas, como ando um pouco ausente, as visitas vão ficando atrasadas. Mas o que importa é ter vindo deixar-te um beijinho e os meus votos de que as férias estejam a correr bem, principalmente com saúde para ti e para os teus. Vou aparecendo, querida amiga. Obrigada pela partilha de tão belo post. Até...
    Emilia

    ResponderEliminar
  16. Um programa excelente. Para muitas noites tal é a abundância e excelência das pistas deixadas pela amiga Majo.
    Nestes dias estou lendo a Lispector.
    Saúde e férias a contento.

    ResponderEliminar
  17. Olá, querida amiga Majo!
    Amo Clarice e tudo que ela diz me toca profundamente... Temos muito em comum...
    Melhroas sempre e cada dia mais e amis...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  18. Majo

    que belo post onde tem tudo o que se gosta de ler, ver e saber.
    não conhecia este poema da Clarice que achei muito original.
    boa férias
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  19. Olá Majo!!!!
    Ando apaixonada por Beethoven faz tempo...Como adivinhou? Esta sonata é fantástica, assim como as imagens e as belas palavras de Clarice, combinação mais que perfeita!
    Grande beijinho

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pela partilha.
    São sempre bons, os clássicos!
    Espero que vá indo melhor :)
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  21. A sonata, de arrepiar. O texto de Clarisse a expressar quanto as palavras são pobres perante a magnificência dos grandes da música clássica. As pinturas de Ivan a traduzir, tão belamente, a magia do luar... Excelência, amiga, excelência.
    Parabéns, uma vez mais.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  22. QUERIDOS AMIGOS. FICO FELIZ POR TERDES GOSTADO DAS MINHAS OPÇÕES.

    GRANDES ABRAÇOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~