30 julho 2018

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

´


~~ Dia Internacional do Amigo ~~  
~ ~  Poema  aos  Amigos  ~ ~
...   ...  ...
Não posso dizer quem és
nem quem deverias ser.
Somente posso
amar-te como és
e ser teu amigo.
*
Nestes dias pensei
nos meus amigos e amigas.
Não estavas em cima,
nem em baixo, nem no meio.
*
Não encabeçavas,
nem concluías a lista.
Não eras o número um,
nem o número final.
*
Dormir feliz.
Emanar vibrações de amor.
Saber que estamos aqui de passagem.
Melhorar as relações.
*
Aproveitar
 as oportunidades.
Escutar o coração.
Acreditar na vida.
*
E tão pouco tenho
a pretensão de ser
o primeiro,
o segundo
ou o terceiro
da tua lista.
*
Basta que me queiras como amigo.
*
Grato por o seres.
***
~~ José Luís Borges ~~
Parte do poema traduzido por mim.

Belíssimo!  Leia na íntegra...  aqui.


~~ Para cada um, uma rosa e um abraço ~~

36 comentários:

  1. Lindo, o poema, Majo. Gosto de citar o Eugénio de Andrade: "Um amigo é o lugar do mundo onde as maçãs brancas são mais doces"...
    Gosto de ser sua Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida amiga Majo!
    Lindo poema e desejo que tenhamos sempre amigos em quem possamos confiar!
    Um amigo vale mais do que um irmão.
    Sabia que iria encontrar aqui algo sobre este dia. Você sempre busca os internacionais com esmero. Parabéns!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Linda homenagem, Majo!
    Porque gosto, deixo uma frase do teólogo português José Tolentino Mendonça: “Não esperamos nada dos nossos amigos, e essa franqueza é fundamental. Mas não esperando nada, esperamos tudo, na medida em que a sua existência nos permite existir.”
    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, não concordo com D. José Tolentino Mendonça, a menos que se refira a bens materiais, o que é estranho como afirmação de um poeta.
      A Amizade é a forma mais pura de Amor e, como tal, só viceja com lealdade.
      Grata pela participação.

      Eliminar
  4. Amiga, você é assim...
    acaricia com meiguice
    acarinha com ternura
    afaga com emoção
    sorri com a tua alegria
    faz festa com a tua felicidade
    Sofre por que você está magoado
    fica triste com a tua amargura
    oferece a mão quando você cai
    chora quando não consegue te ajudar
    se preocupa com seu bem estar

    Amigo é quem está juntinho de você
    mesma na distância mas presente em pensamento
    está sempre partilhando e compartilhando
    de todos os momentos do teu viver
    Longe ou perto
    está sempre presente!

    Assim é você amiga!!!!!!!

    Pra você meu amiga
    deixo meu coração
    transbordando de felicidade
    por saber que você está aqui
    sempre pertinho ao alcance do meu olhar

    Grande beijo e afetuoso abraço, querida amiga Majo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço emocionado, querida Amiga.
      És muito especial.
      Tudo do melhor.
      Beijo do coração.
      ~~~

      Eliminar
  5. Os amigos são para as ocasiões
    Nelas todas
    nas más e nas boas

    ResponderEliminar
  6. Não precisamos de muitos, precisamos apenas dos verdadeiros. Amei!

    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  7. "A amizade é um amor que nunca morre" (Mário Quintana). Um lindo poema de José Luís Borges que tem ascendência portuguesa: o bisavô de Borges, Francisco, teria nascido em Portugal, em 1770, e vivido na localidade de Torre de Moncorvo, antes de emigrar para a Argentina, onde teria casado com Cármen Lafinu. Abraço,


    ResponderEliminar
  8. Ola Majo

    assim deixo aqui o amigo aprendiz contado por Rodrigo Costa Felix, é bonito não é ?!

    https://www.youtube.com/watch?v=zZi9v7VAPf8

    ResponderEliminar
  9. Querida Majo um bom fim de noite para você na feliz semana que lhe desejo.
    Um poema e uma declaração maravilhosa da amizade que se quer preservar e mimar em cada dia.
    É lindo e vasto este sentimento tão bem colocado neste Poema.
    Descanse amiga e seja muito feliz em cada dia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Majo! Que linda homenagem e dedicatória aos amigos pelo dia internacional da amizade. Majestosa poesia! Obrigada pelo carinho, amo rosas e as guardarei no coração. Feliz dia da amizade! Beijo no coração.

    ResponderEliminar
  11. Este é dos tais que tem mesmo que ser todos os dias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que linda homenagem vcs nos
    fizeram, amigos.

    Uma beijoquinha de amigo para
    amigo e bom dia.



    .

    ResponderEliminar
  13. Lindo post sobre a amizade, Majo! O poema é sincero e envolvente.
    Gostei muito da rosa que escolhi e do abraço... Obrigada!
    BOAS FÉRIAS E ATÉ BREVE...
    Com carinho e beijinho

    ResponderEliminar
  14. Brigadooooooo! A rosa, o abraço e a amizade, acompanhados de tão bela citação. Um mimo dos grandes.

    Um abraço. Feliz mais esse dia da amizade.

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga, digo amiga, porque na realidade sinto-te minha amiga e também o sou. tens muita razão em dizeres que não te tenho visitado, mas isso não é por não ser tua amiga. Tenho a impressão que já uma vez te falei que não consigo aceder à tua página através do tablet, porque a página não fica fixa; tenho que usar o pc. Agora no Verão eu vou una dias até à Póvoa de Varzim e venho a casa a meio da semana, como aconteceu hoje Lá eu só uso o tablet e portanto esse foi o motivo por que não te visitei, assim como não visitei outras pessoas. No verão saio mais e o blog fica mais esquecido, Mas, olha, Majo, fiquei contente por me teres alertado, porque, mesmo assim, podia te-te visitado. Mas ser amigo também é isto, dizer o que se pensa, o que nos magoa e o outro, se for amigo de verdade, aceita . Não fiquei magoada, antes pelo contrário, deste-me uma prova de amizade. Obrigada e desejo- te umas boas férias. O Começar de novo também vai fazer uma interrupção durante este mès de Agosto, apesar de eu não viajar. Tenho a minha filha grávida do 1o filho. uma gravidez de risco e por isso há que ficar atenta. É uma menina e vai nascer em Fins de Setembro- Um beijinho e...espero que me desculpes
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram meses...
      Feliz por nos termos reencontrado.
      Beijos do coração.
      ~~~

      Eliminar
  16. Majo, minha Amiga, venho desejar que as suas férias sejam maravilhosas, em conforto, amor, saúde e muita alegria.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Que lindo!!!

    Abraço,
    Sara.

    ResponderEliminar
  18. Um beijinho querida amiga Majo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Majo querida,
    Uma maravilhosa lembrança.
    A vida é bem melhor
    com poesia e amigos.
    Encantada me sinto sempre que
    aqui venho.
    Se desejar
    Confere esse endereço meu,
    adorarei sua visita lá, acabei de atualizar:
    https://reflexoemcoisasdemulher.blogspot.com/
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  20. Um lindo poema!
    Desejo-lhe umas boas férias:))
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  21. Gostei e muito, querida amiga! Por agora acho que estou a pensar tanto sobre as pessoas, sobre as amizades... amiga pra mim é aquela pessoa que tem sempre uma palavra de conforto, que não está ao meu lado só nas horas felizes, mas é aquela que não se magoa muito diante de alguns disparates meus, que me compreende, que se preocupa, que não me cobra, que posso confiar muito. E em contra-ponto, quero ser para ela, exatamente isso que reivindico pra mim, acho que essa cumplicidade é verdadeira. Não quero uma dama de companhia para ir ao cinema, para dizer que tudo que eu faço é maravilhoso, simplesmente porque não é. Assim vejo a amizade, Majo.
    Luis Borges... precisa mais?
    Beijo, amiga, meu carinho. Descansa e volta loguinho.

    ResponderEliminar
  22. Se novo um post sobre os amigos , tão importantes no preenchimento dos vazios da vida . Muito se diz , se disse , se dirá sobre os Amigos . Direi que depois das crianças é a melhor coisa do mundo . Tantos anos de blog e tantos amigos que fiz . E é aqui onde à força do nosso canto ser um reflexo de nós , que os amigos se conhecem sem medos porque a limpidez da alma também fala .
    Uma poesia linda e tão bem escolhida !
    Beijinho , Majo , e que tudo corra bem consigo
    Um terno abraço !❤️

    ResponderEliminar
  23. Viva o nosso dia! Dei-te a lua em troca da rosa.
    Boas férias por aí.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. A Amizade, querida Majo, quando genuíno e sincero, é um dos sentimentos mais nobres.

    É aquele que se dá sem exigir nada em troca. É aquele que serve de consolo, de amparo nas horas más, que comunga dos momentos bons numa alegria sem fingimento. É o braço e o abraço, em simultâneo.
    É aquele que se dá sem querer nada em troca.

    Belíssimo o poema, muito e muito obrigada.

    Um grande beijinho de muita AMIZADE.😍

    ResponderEliminar
  25. Acredite, Majo,
    tinha o pinchavelho na mão
    mas os olhos pesavam, os danados.
    Acordou-me o sorriso e o braçado de flores,
    refrescou-me na letargia do dia.
    Mas é-me difícil a amizade
    lutar contra a adversidade
    da pressão e do mercúrio
    Tinha a retribuição agorinha
    pronta para seguir minha
    quando a pestana se cerrou
    ao peso e gravidade climãticas.
    O dedo errou e as margaridas desapareceram não sei
    se murchas se volatizadas.

    Ser amigo é difícil, eu sei.
    Antes que o desânimo me invada
    se perca o calor da afeição
    acabo com um beijo do coração.

    Isto não é poesia. Podia ser.
    Ando com uma preguiça do tamanho do Mundo. Tenho escrito alguma coisita em prosa e verso, mas leio mais. Mas vivo, agora, com uma "virtude" que desconhecia: acordo quando antes dormia e durmo quando não quero. Por exemplo, sabe da tortura de querer chegar ao fim duma frase e não conseguir? Ficar-se repetidamente pelo meio...

    ResponderEliminar
  26. QUERIDOS ANIGOS

    OS VERDADEIROS E SINCEROS AMIGOS, GOSTAM DE VER O SEU AMIGO FELIZ

    E REALIZADO E NÃO POUPAM NADA EM APOIO, INCENTIVO E CARINHO.

    AGRADEÇO DO CORAÇÃO AS VOSSAS PALAVRAS GENEROSAS e ANIMADORAS.

    GRANDES ABRAÇOS E ATÉ À SETEMBRO.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


    ResponderEliminar
  27. Um amigo é um tesouro único que convém conservar com afectos.
    Belo poema!
    Tu, sempre cumpres.
    Abraços de vida, querida amiga.

    ResponderEliminar
  28. Maravilhosa forma de assinalar este dia tão especial...
    Beijinho, Majo! Boas férias!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo carinho e incentivo, Ana.
      Muito obrigada.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  29. Querida Majo

    Não pude vir em devido tempo. A Amizade é um sentimento que devemos mimar.
    Ter sempre presentes nas nossas vidas as pessoas que nos prestigiam
    e mimam é algo de muito importante.

    Muito obrigada pela sua Amizade.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, querida Amiga.
      Gratíssima pelo carinho.
      Beijo
      ~~~

      Eliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~