Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

01 março 2017

PERFUME FEMININO...







    
... Dame la mano ...

Dame la mano y danzarenos;
dame la mano y me amarás.
Como una solo flor seremos,
como una flor, e nada más... 

El mismo verso cantaremos,
al mismo paso bailarás.
Como uma espiga ondularemos,
como una espiga y nada más.

Te llanas Rosa y yo Esperanza;
pero tu nombre olvidarás,
porque seremos una danza
en la colina y nada más...

Poemas del Alma - Gabriela Mistral
1889 - 1957
,
... Gosto de ti apaixonadamente ...

Gosto de ti apaixonadamente,
De ti que és a vitória, a salvação,
De ti que me trouxeste pela mão
Até ao brilho desta chama quente. 

A tua linda voz de água corrente
Ensinou-me a cantar... e essa canção
Foi ritmo nos meus versos de paixão,
Foi graça no meu peito de descrente.

Bordão a amparar a minha cegueira,
Da noite negra o mágico farol,
Cravos rubros a arder numa fogueira!

E eu, que era neste mundo uma vencida,
Ergo a cabeça ao alto, encaro o sol!
- Águia real, apontas-me a subida!

Charneca em Flor - Florbela Espanca
1894 - 1930
... Canção da tarde no campo ...

Caminho no campo verde,
estrada depois de estrada.
Cercas de flores, palmeiras,
serra azul, água calada.

(Eu ando sozinha
no meio do vale.
Mas a tarde é minha.) n

Meus pés vão pisando a terra
que é a imagem da minha vida:
tão vazia, mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

(Eu ando sozinha
por dentro de bosques,
mas a fonte é minha.)

De tanto olhar para longe,
não sei o que se passa perto.
Subo monte, desço monte,
meu peito é puro deserto.

(Eu ando sozinha,
ao longo da noite.
Mas a estrela é minha.)

Antologia Poética - Cecília Meirelles
1901 - 1964

31 comentários:

  1. Três grandes senhoras da poesia, e semelhante acompanhamento musical é um post de respeito amiga.
    E de grande qualidade.
    Obrigada pelo carinho como Sexta e comigo.
    Um abraço e um sereno e feliz Março.

    ResponderEliminar
  2. Que MULHERES! Sua escolha é pertinente ao seu bom gosto, Majo!
    Encanta-nos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Grande Cecília e belíssimo som!!!bj

    ResponderEliminar
  4. Três mulheres que souberam usar a poesia para que as suas palavras tocassem os nossos corações. Uma música maravilhosa. Lindíssimo, Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Eis uma postagem que contemplou mulheres magníficas no mundo da poesia.
    Muito bom gosto! Beijinhos estalados.

    ResponderEliminar
  6. As mulheres e a sua poesia fazem as minhas delícias amiga Majo.
    Adoro de paixão a poesia de Florbela Espanca e Cecília Meirelles, já admito a minha ignorância na de Gabriela Mistral.
    Fiquei perfumada com este teu post :)
    Beijinho grato

    ResponderEliminar
  7. Excelente trilogia
    de mãos dadas
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Mais uma bela música que eu desconhecia. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Indo no magnífico embalo de 'Ernesto Cortazar', leio 3 poemas fantásticos. Mas olha de quem!!!
    Bela postagem, Majo, e você pegou a 'nata' da música e da poesia.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  10. Poesia excelentemente embalada num luxuoso tema musical.
    Com mimos destes (papinha feita) só nos resta agradecer.
    Bj.

    ResponderEliminar
  11. Perfume de mulher
    Poemas em forma rimada
    Não há que escolher
    Todos perfumam a alma

    (bonito, isto)

    ResponderEliminar
  12. Maravilha Majo, que bela seleção de poemas ao som de Cortazar, é mesmo inspirador.
    Bom estar neste ambiente perfumado por estas maravilhosas inspiradas.
    Aplausos Majo pela sensibilidade sempre à flor da pele.
    Lindo demais.
    Que a semana da alegria termine bem.
    Bjs e paz amiga.

    ResponderEliminar
  13. Sensibilidade feminina neste post, Majo.
    Gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Maravilha, poesia no seu estado mais puro!
    bj

    ResponderEliminar
  15. Três belíssimos "PERFUME FEMININO..." Excelente post!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, três perfumes qual deles o mais agradável, talvez o de Florbela Espanca.

    Através da minha pagina, visite a pagina de Pedras Nuas, vai gostar certamente.
    AG

    ResponderEliminar
  17. Cada uma com a sua particularidade e, cada uma, a marcar o seu tempo para lá do feminino, chegando, até, nós a sua perfumada existência...
    Alguns dos poemas de Cecília Meireles foram alvo de leitura orientada com os meus alunos de 6.º ano.
    Com Ernesto Cotarzar, ficou perfeita a tua partilha.
    Bjo. Majo

    ResponderEliminar
  18. Que belíssimo aroma a poesia.
    Uma escolha maravilhosa, três grandes poetisas.
    Beijinhos
    MAria

    ResponderEliminar
  19. Ler poesia(belíssima) de três grandes poetas(prefiro poeta a poetisa)com a companhia de Ernesto Cortazar é um luxo! E que luxo!...depois, porque se está bem, ler mais um pouco de cada uma e alargar o conhecimento, breve, no meu caso de Gabriela Mistral! De Cecília sou apaixonada e, claro , comovo-me com a nossa Flor Bela! Belo post. Que seja um belo Março !

    ResponderEliminar
  20. Ler poesia(belíssima) de três grandes poetas(prefiro poeta a poetisa)com a companhia de Ernesto Cortazar é um luxo! E que luxo!...depois, porque se está bem, ler mais um pouco de cada uma e alargar o conhecimento, breve, no meu caso de Gabriela Mistral! De Cecília sou apaixonada e, claro , comovo-me com a nossa Flor Bela! Belo post. Que seja um belo Março !

    ResponderEliminar
  21. Se março é o mês da mulher, aqui ele começa no tem certo. Excelentes escolhas.

    ResponderEliminar
  22. Majo, três lindos poemas, porém o soneto de Florbela é infinitamente mais bonito. Eu tenho Florbela como um(a) dos melhores poetas portugueses. Em construção de sonetos, na minha avaliação, ela se compara a Camões e a Bocage sem ficar devendo nada a eles. O poema que postasses é lindo quanto tantos outros que a poetisa tem. Parabéns! Grande abraço. Laerte. PS - Bela música também!

    ResponderEliminar
  23. poesia com perfume de mulher
    gostei!
    bom fim de semana.
    beijinho

    :)

    ResponderEliminar
  24. Uma vera Antologia Poética, engrandecida com o Soneto "maior" de Florbela.
    Me encantou. Me deixou feliz. Obrigado, Amiga.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  25. Com três essências perfeitas, som e paisagem,
    que mais poderia desejar para este serão em que o assobio do vento também se faz presente?
    Grata, amigo. Parabéns pelo bom gosto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Majo querida: Não poderia encerrar minha noite de melhor forma ouvindo Ernesto Cortazar e lendo as belas poesias dessas três poetas maravilhosas. Sua escolha sempre de extremo bom gosto, agradeço a deliciosa partilha.
    beijinhos Léah
    - Obrigada também pela visita a meu blog, com votos e incentivo de boa sorte.

    ResponderEliminar
  27. Uma excelente seleção de poemas destas mulheres talentosas, Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
  28. A POESIA NO FEMININO. PARA SEMPRE NOS ACALENTAR E DELEITAR...
    AGRADEÇO A TODOS A AMIZADE, O CARINHO E INCENTIVO.
    ÓTIMA SEMANA.
    ABRAÇOS CORDIAIS.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  29. A maravilhosa poesia dada através do perfume feminino e da grande sensibilidade e bom gosto da Majo.
    Beijinho e bem-haja

    ResponderEliminar
  30. Ah! Que belas estas Mulheres e que odor encantador emanam dos seus versos.

    Gostei muito, Majo.

    BJ

    Olinda

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~