06 maio 2020

MUSEU DO AZULEJO...


 ... MUSEU NACIONAL DO AZULEJO ...


 A palavra azulejo é árabe, o seu conhecimento em Portugal deve se ter
dado durante o processo de aculturação após a conquista do reino dos
Algarves, porém, foi depois de 1 498, ano em que D Manuel I visitou os
monumentos das grandes cidades andaluzas, com ilustrações árabes,
que a arte decorativa azulejar passou a consider-se nobre e a decorar
igrejas,  palácios,  mosteiros e afins. Desenvolveu-se deste modo, uma
arte nacional que tornou os azulejos de Lisboa célebres na Europa.

 Portugal decorando-se com azulejos há mais de 500 anos...



Painel panorâmico de Lisboa Antiga, antes do terramoto de 1755, tem 22 m.

Apraz-me registar
meu regozijo e aplausos pela criação do dia 5 de Maio
como Dia Internacional da Língua Portuguesa.

... Portugal e os CPLP ainda mais unidos ...

                                               
                                               

26 comentários:

  1. Já me "perdi" várias vezes no seu blogue. Falando deste ultimo post, posso dizer que está lindo! Adoro o museu do Azulejo.

    Se não se importa, vai fazer-me companhia para os meus cantinhos. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volte sempre que desejar, Alexandra.
      Seja bem vinda.
      ~~~~~

      Eliminar
  2. O Museu do Azulejo é imperdível. Quem puder deve vê-lo. A azulejaria portuguesa é realmente muito bela.
    Quanto ao dia da Língua Portuguesa também o registo com satisfação e digo como Vergílio Ferreira: Da minha língua vê-se o mar...
    Um beijo, minha Amiga Majo

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dos vídeos e das fotos do Museu do Azulejo. Dizem que Portugal nessa questão de azulejos é dos Países mais ricos do mundo. Obrigado pela partilha.
    .
    Um dia feliz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  4. Adorei ver! Lindos são os azulejos de Portugal! Não sabia da data ! Belo post! Ótimo dia! bjs, chica

    ResponderEliminar
  5. Este Museu do azulejo deve ser mesmo interessante. Nunca tinha ouvido falar ! Fiquei muito curiosa!:)
    -
    Uma estrada vazia, um silêncio no ar

    Beijo e um excelente dia! :)

    ResponderEliminar
  6. O nosso país tem tantos e tão lindos azulejos! :) Beijinhos querida Majo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Adoro os nossos azulejos. Os painéis de azulejos é das coisas que mais me prendem sempre que visito algum local onde os há. E há dois anos fui ao Museu do Azulejo em visita de estudo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Igreja da Mãe de Deus é belíssima!
      ~~~~

      Eliminar
  8. Um verdadeiro regozijo admirar este belíssimos painéis de azulejos
    Eu gostaria de poder visitar esse belo museu
    Beijinhos querida amiga

    ResponderEliminar
  9. A azulejaria portuguesa é extraordinária!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Uma postagem rica em beleza e requinte!
    Amo ver e lembrar dos lindos azulejos portugueses... Saudades de Portugal 🇵🇹!...
    Abraço grande e carinhoso...

    ResponderEliminar
  11. Caríssima amiga,
    É verdade, não só de poesia vive o homem.
    Os azulejos também são arte, por exemplo.
    Sabia, aqui temos muitas relíquias vindos daí. Portugueses com certeza!
    Também me regozijo com a criação do Dia Nacional do Azulejo.
    "curti" os dois vídeos. Cada painel mais lindo que o outro.
    Um beijo, Majo!

    ResponderEliminar
  12. Olá Majo!!!
    Simplesmente lindos, e quantos outros adjetivos para falar dos azulejos portugueses...
    Este museu não vai me escapar da próxima viagem à Portugal, podes crer!

    Beijinho grande :-)

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Belíssima reportagem!
    Gosto muito de azulejos.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Majo,
    Adoro o tema da publicação.
    Gosto de de me encantar
    por aqui.
    Por aqui estamos bem, em quarentena
    e com a vida estacionada, mas
    saudáveis, eu e minha
    família e meus poucos amigos.
    Desejo do meu coração que
    Vc e os Seus estejam bem.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  15. Belle fotografie, i video sono stupendi.
    Majo, buon venerdi.

    ResponderEliminar
  16. Só fiquei a saber há pouco do dia Nacional dos Azulejos
    Vou ver os vídeos
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
  17. Boa noite amei as fotos dos azulejos. Verdadeira obra de arte.

    ResponderEliminar
  18. Gostei. Lembrei-me da vez que fui com uma amiga que estudou em Coimbra à Faculdade de Direito e ela me contou sobre o desafio que é colocado aos caloiros de encontrarem entre tantos azulejos que há por lá o único que tem uma raposa

    ResponderEliminar
  19. Bela arte dos azulejos que bem se poderia resgatar. Aqui em Salvador, muito da azulejaria portuguesa se perdeu e segue a se perder.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderEliminar
  20. Os nossos azulejos contam a nossa história e a sua história. Os nossos produtos de arte conquistam o mundo. Gosto da arte que não se explica, mas que se ama profundamente.

    ResponderEliminar
  21. Adoro azulejos e estes fascinam o meu olhar sempre que os encontro!!!
    Suas escolhas estão fantásticas!
    Bj

    ResponderEliminar
  22. Sabe Majo, como é de se esperar Salvador tem muito de Portugal e em algumas igrejas são marcantes os painéis com azulejos. É sempre bom conhecer e visitas os locais onde estes se fazem presente.
    Belas imagens para incentivar e estimular.
    Meu carinhoso abraço.
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. ~~~
    É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA MUITO NOSSA, QUE NOS TEM SURPREENDIDO

    AO LONGO DO TEMPO, PELA CRIATIVIDADE E DEDICAÇÃO.

    AGRADEÇO A TODOS O INCENTIVO E O APOIO.

    OS MEUS ABRAÇOS CORDIAIS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~