05 maio 2020

HOMENAGEM ÀS MÃES


A bela canção napolitana composta por Bixio na voz
operática ímpar de Piero Barone, agora com 26 anos.
... A tradução ...

                    Tela do pintor suíço, Albert Anker

 ... PEQUENO POEMA ...
Quando nasci
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram as veias,
nem o sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...

Somente,
esquecida das dores,
 a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

Para que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha mãe.
* * * * * *
Sebastião da Gama
    PIERO BARONE  é um dos elementos do trio Il Volo, classificado como 'Pop Operático'.
    Tenor Spinto, tem uma voz poderosa, expressiva e bela, que muito me agrada.

    ALBERT ANKER -- 1831 1910, foi um pintor suíço reconhecido em vida. Notabilizou-se
    em Naturezas Mortas e Cenas do Quotidiano, na transição do Realismo para o Impressionismo.

     SEBASTIÃO DA GAMA -- 1924 - 1952, foi professor e poeta, natural da Serra da Arrábida
    que defendeu com forte empenho e admirável espírito ecológico, raro na altura.
     Faleceu precocemente por tuberculose.

... A todos desejo ...

*UM  DIA  DAS  MÃES  SERENO  E  FELIZ

A cada um, um abraço da minha melhor cordialidade.

32 comentários:

  1. Que bom, minha Amiga Majo, ter trazido aqui este poema de Sebastião da Gama que já soube de cor. Este é o poeta da simplicidade. Lindíssima a pintura de Albert Anker. Também gostei da canção napolitana. Desejo-lhe a si e a todas as mães um dia maravilhoso de amor e tranquilidade.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Uma publicação carregada de emoções fortes!:)
    -
    Carrego no colo a saudade

    Beijo e um excelente dia para todas as Mães.🌹🌹
    Fique em casa.

    ResponderEliminar
  3. Linda canção, tela e tua poesia! Parabéns pra ti e todas mamães de Portugal! Lindo domingo, ainda que em casa! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Uma música ímpar para coroar este com júbilo querida Majo
    O poeta coloca emoção em cada verso ao delinear o sentimento do amor da mãe no dia de seu nascimento
    Intenso e belo
    Para você e todas as mães os meus parabéns e um dia de grande felicidade e muito amor
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito linda a imagem do layout. A publicação é fantástica.

    ResponderEliminar
  6. Majo

    Obrigada pelo poema de Sebastião da Gama que declamei quando andava no ensino básico, e que está muito bem escolhido para o Dia da Mâe.
    A música muito bela e a imagem também.
    Tudo em sintonia.
    Feliz Domingo.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  7. Um post muito bonito para homenagear as mães
    um beijinho e um bom Domingo

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de ler
    .
    Um domingo feliz
    Um dia da mãe esplendoroso de Paz e Amor
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Majo,
    Que bela homenagem em Dia da Mãe!
    Música belíssima, a pintura magistral, mas o poema de Sebastião da Gama encantou-me.
    Não conhecia e fiquei a ler e a reler... Divino!
    Muito obrigada por tão belo momento.
    Agradeço e retribuo os votos!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Olá, Majo!

    Lindo poema, que eu ainda não conhecia.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
  11. Tudo muito lindo! Como lindo é o amor das mães.

    Beijinhos maternais...

    ResponderEliminar
  12. Bonita postagem, querida Majo! Um feliz Dia das Mães!!! Ser Mãe é um lindo e sublime privilégio...
    Tudo muito expressivo e de bom gosto... Amei estar aqui agora...
    Abraço e boa semana...

    ResponderEliminar
  13. Excelente homenagem ao dia da Mãe, querida amiga.
    Gosto muito deste poema de Sebastião da Gama.
    A música, bella!

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Querida Majo, linda homenagrm, a canção e o poema escolhido, tudo em perfeita sintonia para o dia dedicado à elas, mamães, aqui no Brasil se comemora no segundo domingo de maio!
    Deixo um abraço bem apertado à você e à todas as mamães portuguesas!

    ResponderEliminar
  15. Sebastião da Gama
    tem razão
    as mães são
    como o poeta
    diz que são

    Me assino
    com este testemunho de filho

    ResponderEliminar
  16. Uma postagem completa para homenagear o ser de luz.
    Maravilhosa construção Majo. eu nunca lembro desta diferença de data, mas as homenagearei numa próxima postagem.
    Meu carinho a todas as mães de Portugal em especial a você nesta perfeita homenagem.
    Beijo Majo

    ResponderEliminar
  17. Em Macau comemora-se no próximo domingo.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Srrssssssss...
      Há cinco anos que o Pedro faz o mesmo comentário,
      no entanto, agradeço a apreciação.
      Beijinhos
      ~~~~~

      Eliminar
  18. A simplicidade das nossas mães traduzida num poema magnífico.

    ResponderEliminar
  19. Majo, ti auguro un sereno inizio settimana.

    ResponderEliminar
  20. Espero que tenha sido um bom dia querida Majo! Este foi o meu primeiro dia da mãe. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. É um dos poemas mais lindos que já li!!!
    Pela parte que me toca... OBRIGADA por tão bela partilha!
    Bj

    ResponderEliminar
  22. Bela homenagem, amiga! Além da beleza da tela e dos versos, encantou-me ouvir a canção. Sou um grande apreciador dos garotos do Il Volo, e essa performance é magnífica! Meu abraço, obrigado; boa semana.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia:- Poema divino. Adorei ler.
    .
    Um dia feliz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  24. Harmonia é algo que me eleva e me relaxa.
    E tudo por aqui se encontra: poema, voz, melodia e música.

    Beijos, querida amiga Majo.

    ResponderEliminar
  25. Passo para deixar um beijinho e referir que adoro o cabeçalho do Blogue com o "meu " belo Palácio da Pena!
    Uma boa tarde, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  26. a escolha desse lindo poema foi excelente para celebrar o dia da mãe:)
    felicidades e muita saúde
    beijinhos
    Angela

    ResponderEliminar
  27. Do lado de cá, Majo, o Dia das mães é o segundo de Maio.
    Deixo um abraço para todas as mães das minhas relações de amizade do outro lado Atlântico.
    Como sempre você encontra espaço e tempo para nos mostrar "coisas novas" pelo menos para mim.
    Gostei do poema e da música!
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado José Carlos:
      Tenho por hábito festejar também o vosso Dia da Mãe e até tenho celebrado
      a Semana das Mães, referindo-me à semana que medeia estas duas efemérides.
      Apareça, amigo, nem só de poesia vive o homem...
      Tudo pelo melhor.
      Beijo
      ~~~

      Eliminar
  28. ~~~
    AGRADEÇO A TODOS QUE ABRILHANTARAM ESTE 'POST', PARTICIPANDO

    NESTA HUMILDE HOMENAGEM ÀS MÃES.

    A CADA UM, O MEU ABRAÇO CÚMPLICE E AMIGO.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  29. Tudo muito bonito para um dia especial!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~