28 maio 2020

💙 DIA DOS AÇORES ...


)))   (((
... 'As Ilhas dos Açores', música dos Madredeus ...
~~~ Fotografias das nove ilhas ~~~

É na próxima Segunda-Feira do Espírito Santo, que
festejam nos Açores, 44 anos de Autonomia Regional.

Primeiro mapa do Arquipélago dos Açores de 1584. Clique...
De Luis Teixeira Abraham Ortelius

  O Dia dos Açores é comemorado anualmente no dia da maior celebração
religiosa das ilhas --  a Festa do Espírito Santo -- que aliada à festa cívica,
comemoram a  açorianidade  com rituais religiosos, encontros culturais
e tradições bem antigas; também da gastronomia e doçaria de cada ilha.

Palácio da Conceição, sede do Governo Regional, Ponta Delgada, S Miguel

... O  PAÇO  DO  MILHAFRE ...
À beira de água fiz erguer o meu Paço
De Rei-Saudade das distantes milhas,
Meus olhos, minha boca eram as ilhas;
Pranto e cantiga andavam no Sargaço.
~~~~~~
Atlântico, encontrei no meu regaço
Algas, corais, estranhas maravilhas!
Fiz das gaivotas minhas próprias filhas
Tive pulmões nas fibras do mormaço.
~~~~~~
Enchi infusas nas salgadas ondas
E oleiro fui que as lágrimas redondas
Por fora fiz de vidro e, dentro, de água.
~~~~~~
Os vagalhões da noite me salvavam
E, com partes iguais de sal e mágoa,
Minhas altas janelas se lavavam.
~~~~~~
Vitorino Nemésio
(Saudades perenes das suas queridas ilhas)
* * * * * * * * * * * * * * *
 Intelectual açoriano,  professor catedrático da Faculdade de Letras 
de  Lisboa,  poeta,  romancista  e  cronista;  foi  a personalidade  que
mais contribuiu para a divulgação do conceito de açorianidade.

... Sede da Assembleia Legislativa dos Açores, Horta, Ilha do Faial - Clique ...

39 comentários:

  1. Além da música linda , uma publicação de excelência, como já nos habituou!
    Um soneto perfeito desse inesquecível intelectual que dizia tanto nas suas comunicações tão informais !
    São assim os grandes, querida Amiga !
    Beijinho grande 💝

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa homenagem pra esse lindo lugar! merecida! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. (…)
    E foi na Terceira
    Com o mar à proa
    Que nasceu a mãe
    Do poeta Pessoa

    Em cujo poema
    Respiro amplidão
    E me cerca a luz
    Da navegação

    (…)
    Poema onde está
    A palavra extrema
    Que une e reconhece –
    Pois só no poema

    Um povo amanhece.

    Sophia de Mello Breyner Andresen in «O Nome das Coisas», 1977,

    Adoro os Açores!!!

    ResponderEliminar
  4. Que rica publicação. A segunda imagem não abriu!:)
    -
    Enquanto a vida for vida tens a minha gratidão.

    Beijos e uma excelente noite! :)

    ResponderEliminar
  5. É sempre uma enorme felicidade encontrar as ilhas de bruma. Fui três vezes aos Açores e quero voltar. Quando, da última vez, me afastava da ilha do Pico, vim fora do barco a cantar : Ao largo, ainda arde, a barca da fantasia ...
    Aqui incluíste uma música dos Madredeus. Que emoção! O vídeo levou-me de viagem e adorei.
    O poema de Vitorino Nemésio é extraordinário.
    Reconhecida, abraço-te, querida Majo.

    ResponderEliminar
  6. Uma festa e uma historia que creio bonita pela expressão no poema.
    Uma bela informação sobre o Açores com sua historia.
    Ouvir Madredeus é muito bom Majo.
    Este painel está fantástico com o castelo de Sintra.
    Bom lindo fim de semana amiga.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. E eu ainda não conheço os Açores.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  8. É sempre bom ler os seus trabalhos. As Ilhas e a saudade de quem fica e de quem parte.
    Não sei se é o mar ou se é a força de viver de um povo fustigado pela natureza, mas com muita vontade de escrever em cada rochedo a sua própria história, a história do seu país

    ResponderEliminar
  9. Uma festa que este ano não terá o brilho de outrora mas para os crentes, um momento que tem um brilho quase igual!
    Obrigada pelas partilhas e bj Majo

    ResponderEliminar
  10. E eu que só conheço os Açores das fotos do marido e do filho (ambos estiveram em comissões nos Açores) e de algumas incursões virtuais.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostou da música, Elvia? E o que achou do poema?
      Bom domingo. Abraço.
      ~~~~~~

      Eliminar
  11. Cara Majo

    Rico post a assinalar o Dia dos Açores, em que homenageia Vitorino Nemésio,
    um dos autores mais talentosos da Literatura Portuguesa.

    Este Poema é apaixonante, mostrando dedicação plena às suas ilhas.

    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Açores com as suas ilhas, é um verdadeiro paraíso. Foi bom ver o vídeo com a musica dos Madredeus. Foi excelente recordar Vitorino Nemésio. Lembrei também Natália Correia. A Festa do Espírito Santo é realmente o ponto alto dessa tradição religiosa e cívica que os açorianos festejam… Excelente passar por aqui, minha Amiga Majo.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Uma publicação para mim de eleição! <3
    Quem me dera lá estar agora!
    A minha comadre o Pico já fez ontem uma fornada de vésperas e enviou a foto só para meter inveja :)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Tão bom fazer-me lembrar de Vitorino Nemésio. Estudamos tanto a sua produção literária por aqui, com o saudosos prof. catedrático Hélio Simões. Também já não lembrava dos seus laços com os Açores.
    Quanto é bom passar por aqui para reavivar memórias. E como nos fazes bem suas incursões.
    Um bom final de semana, minha amiga Majo!

    ResponderEliminar
  15. Adorei a música;
    Também gostei da cor do palácio, k.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito dos Açores mas ainda não conheço todas as ilhas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. E, de repente, uma enorme vontade de voltar aos Açores!
    Obrigada, querida Majo.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volte, Ana... Será uma boa alternativa aos ares do deserto...
      Beijinhos. Srrsss...
      ~~~~

      Eliminar
  18. Tudo bem lindo e a música 🎶 trouxe um toque especial ao meu coração nesta tarde...
    Homenagem bonita...
    Muita paz, saúde e o meu carinho...

    ResponderEliminar
  19. Madredeus e Vitorino Nemésio, não podia ser melhor.

    Bom Domingo, Majo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que imagens lindas! Só estive na Terceira e adorei essa viagem, gostei de tudo, do que vi, das paisagens, da comida, parecia ao mesmo tempo que estava fora e em casa
    um beijinho e um bom Domingo

    ResponderEliminar
  21. Olá amiga. A beleza da natureza sempre me emociona e choro. Tanta paz você conseguiu transmitir com sua postagem, obrigada,desanuviou a mente, abrandou o coração.
    É bom olharmos a paz nem que seja de longe, não aguento mais saber de tantas mortes e dor.
    Beijo grande, que estejas bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga.
      Fiquei muito feliz por disfrutar da sua companhia no meu 'blog'
      e gostei de saber que foi do seu agrado.
      Beijinhos com votos que tudo corra da melhor maneira.
      ~~~~

      Eliminar
  22. Bom dia Majo,
    Um excelente post para comemorar a autonomia das belas ilhas dos Açores, que ainda não tenho o privilégio de conhecer.
    Madredeus sempre uma bênção ouvir e Vitorino Nemésio, que dizer? Em casa de meus pais tudo parava para ouvir o seu genial "Se bem me lembro". O poema é fabuloso.
    Um beijinho e bom domingo, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Majo,
    Saudade de estar aqui lendo suas
    maravilhosas publicações.
    Gosto de vir domingo assim
    cedo. Adorei tudo que vi, li
    e ouvi.
    Bjins de bom domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  24. Majo
    Uma excelente homengem âs ilhas Dos Açores das quais conheço somente S.Miguel, e à qual regresso sempre que posso, pois já fui umas 10 vezes, a ultima vez em 2018, falar dos Açores é sempre muito gratificante, e eu adoro aquela ilha pela beleza natural e ainda quase intocavel pelo homem, é muito bonita, embora agora já tenha também muito turismo.
    bom fim de semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  25. Adorava conhecer os Açores!
    Aproveito para desejar um bom domingo!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  26. Lovely post, darling 💐
    I follow you, you can follow me back 💐
    Shades of Silvie

    ResponderEliminar
  27. Conhecer os açores seria o privilégio de adentar numa cultura ímpar
    E que bela homenagem aqui querida Majo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Aprendendo com essa bela homenagem, aqui nesse recanto de cultura e arte.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite. Se eu não estiver enganado a cultura açoriana é muito forte em Florianópolis Santa Catarina. Nos cariocas do Rio de Janeiro temos um sotaque das nossas tradições portuguesas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só na capital, Luiz, mas em toda a ilha...

      Eliminar
    2. ~~~
      TODOS ESTIVERAM DE ACORDO QUANTO À BELEZA DAS ILHAS...

      DE FACTO, AS ILHAS SÃO EXÓTICAS E ADMIRÁVEIS, CADA UMA COM O SEU

      ENCANTO RARO E ESPECIAL.

      GOSTEI DE SABER QUE O ´POST' FOI DO VOSSO AGRADO E AGRADEÇO TEREM

      REGISTADO AS VOSSAS REAÇÕES E SENTIMENTOS.

      QUE O MÊS DE JUNHO NOS TTRAGA BOAS NOTÍCIAS E SURPRESAS.

      A CADA UM O MEU ABRAÇO AFETUOSO.

      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  30. Boa noite. Florianópolis tem a Praia dos Açores.

    ResponderEliminar
  31. https://www.google.com/amp/s/www.ides-sc.org.br/single-post/presencaacoriana

    ResponderEliminar
  32. Florianópolis tem 272 anos da presença açoriana.

    ResponderEliminar
  33. Pérolas desse Atlântico cantadas
    na força duma costela criada
    mergulho em apneia aqui foram dadas

    Beijo.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite (aqui no Brasil), cara Majo Dutra.

    Gostei muito dessa postagem sobre o Dia dos Açores. Gosto muito da cultura portuguesa, apesar de ainda não conhecer o País.

    Particularmente, sempre que vejo algo sobre os Açores, me chama a atenção, tendo em vista que a minha cidade, Porto Alegre, é fruto da fundação/colonização por casais vindos dessas ilhas lusitanas.

    Um abraço aqui de Porto Alegre!

    Alexandre Luso de Carvalho

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~