A música da bela canção de Doris Day que em menina
cantava em português... A Canção...
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as famílias e especialmente para as crianças, afastadas do seu ambiente
escolar -- para algumas o único modo de dispor de algum tempo para
conviver com os seus pares -- com a imposição de trabalhos escolares
que obrigavam a acompanhamento dos pais, provavelmente falhos em
atividades criativas e lúdicas...
Espaços exíguos, o bombardeio de notícias impressionantes, a rápida
noção dum inimigo mortal invisível e dos cuidados para evitar contágio,
resultaram em trabalho numa situação de stress. Os neurocientistas su-
põem que a pandemia poderá deixar traumas a nível pessoal e coletivo.
'Pestalozzi e seus orfãos, em Stans', tela de Konrad Grob, 1879, Wikimédia.
.
Deixo-vos pensamentos de pedagogos notáveis que muito contribuíram
para a educação moderna e sobre os quais penso que vale a pena refletir.
O poema de F Pessoa prova como uma infância infeliz marca uma vida.
Deixo-vos pensamentos de pedagogos notáveis que muito contribuíram
para a educação moderna e sobre os quais penso que vale a pena refletir.
O poema de F Pessoa prova como uma infância infeliz marca uma vida.
... QUANDO AS CRIANÇAS BRINCAM ...
Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.
*
E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.
*
Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.
~~ ***** ~~
Fernando Pessoa
Obra édita, do Arquivo Pessoa
PESTALOZZI - (1 746 - 1 827) - Suíço, viveu num tempo em que não existia serviço nacional
de ensino, os abastados tinham lições particulares. Foi contra a educação coerciva, a favor
de uma educação com amor, a partir dos sentidos -- do concreto para o abstrato.
MARIA MONTESSORI - (1 870 - 1 952) - Italiana, médica e pedagoga, defendeu o ensino como
trabalho individual, com interferência mínima de professores, para o que criou um método.
JEAN PIAGET - (1 896 - 1 980) - Suíço, biólogo e psicólogo, estudou a fundo como funciona o
processo cognitivo, explicando que o conhecimento não nasce no sujeito, nem no objeto, mas
origina-se a partir da interação do sujeito/objeto. Definiu quatro estádios de conhecimento.
... A D E N D A ...
Há leitores que ficam impressionados com o tamanho do 'post'. Lembro que
não é obrigatório apreciar todos os itens da publicação... Poderia ter ficado
só pelo belo vídeo infantil, ou pelo poema, ou pelas sugestões para reflexão.
Penso que importante, será mostrar-se sensível ao tema.
.
Para melhor esclarecimento leia o testemunho da Gracita nos comentários.
Dia internacional da criança. E pensar que há crianças com o sofrimento e a fome a persegui-las desde que nascem. Que crescem sem cuidados de qualquer espécie… E este tempo que vivemos também lhes deixará marcas com certeza. Gostei das citações que deixou, do poema de Fernando Pessoa, de ouvir André Rieu e de ver o vídeo lindíssimo… Um post digno deste seu "A Vivenciar a Vida".
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde, minha Amiga Majo.
Um beijo.
Música, pinturas e poesias lindas e gostei das palavras de Montessori e Pestalozzi! Linda homenagem , sempre aqui bem lembrada! Feliz dia das crianças grandes e pequenas! beijos, chica e ótimo JUNHO!
ResponderEliminarDias difíceis mesmo, para todos e em especial para os pequeninos. Mas, vamos superar, tudo isso vai passar e das lições aprendidas, esperemos que a humanidade mude para melhor.
ResponderEliminarUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.
Uma brilhante postagem, tomara Deus que as sequelas não sejam tão marcantes quanto as d'antes. Excelente a partilha sobre os mestres. Em São Paulo existe o Instituo Pestalozi que cuida de crianças especiais.
ResponderEliminarBom dia e aquele abraço!
Uma publicação magistral. Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar-
Queria ter o poder da bonança
Feliz dia Mundial para as "nossas" Crianças!
Beijos e uma excelente semana! :)
Uma belíssima publicação, amiga Majo! E bem reflexiva.
ResponderEliminarMuito grata!
Beijinhos e boa semana!
Aqui no Brasil, as festejamos em 12 de outubro. Mas o post ficou lindo! Meu abraço, bom fim de semana.
ResponderEliminarO post está excelente com todas as citações em que, cada uma por si, nos dá uma faceta importante do desenvolvimento. O poema de Fernando Pessoa... extraordinário! Ao menos ele, ainda sente alguma coisa. Há quem nada sinta ou, se sente é dor.
ResponderEliminarTenho pensado muito nas crianças. Principalmente no seu futuro e nas implicações que esta situação (COVID) pode provocar e que só se vão notar anos depois. Que crianças vão ser aquelas que ao nascerem só percepcionam os olhos da mãe, ou não sendo da mãe, daqueles que em hospitais trataram delas enquanto recém nascidos, vestidos daquela forma... não quero com isto dizer que não compreendo que tudo é para sua protecção. Não só compreendo, como aceito. Mas, acho que apesar de tudo, temos que encontrar um meio termo.
O mesmo se pode pensar dos mais crescidinhos. É que, para além de se terem visto afastados dos seus pares, quando os reencontram, estão cercados de medidas restritivas. Como vão estas cabeçinhas interiorizar tudo isto?! Acho que para já não sabemos. Mais tarde teremos a resposta.
E, vou já calar-me. :)))
Beijinhos e boa semana, Majo.
A beleza das crianças aqui exposta em sábias frases e na beleza das imagens.
ResponderEliminarSer criança é um acontecimento que nos ensina a viver mas é também uma experiência que carregamos por toda a vida.
Felizes daqueles que vivem e crescem com as crianças.
Gostei muito deste post.
ResponderEliminarUm beijinho
É uma honra, pedagoga.
EliminarBeijinhos
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As crianças, fechadas em casa, foi um tormento.
ResponderEliminarUm castigo nada merecido.
Beijinho
Boa tarde Majo,
ResponderEliminarO melhor do mundo são as crianças e prestou-lhes aqui uma belíssima homenagem.
Adorei a música e o poema de Pessoa, assim como as imagens e pensamentos.
Um beijinho,
Ailimne
Que bonito post para comemorar o dia da criança! :) Realmente são tempos difíceis também para elas. Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
MAjo
ResponderEliminaruma belissima homenagem ao Dia da Criança, aqui tão bem ilustrado, nas imagens nas palavras e em André Rieu.
deliciosa postagem.
saúde e continuaçao de boa semana.
beijinhos
:)
poemas
Ora viva, Cara amiga Majo
ResponderEliminarCelebrado um dia importantíssiomo da Criança aqui com menú para todos os gostos.
Penso que um dos grandes problemas das nossas comunidades (para não chamar aqui as misérias do Mundo) é castração da criatividade pela normalização, acompanhamento e direcção de todas as actividades, constantemente, pelo adulto que eleva a fasquia das expectativas a um nível que ele próprio não conseguiu alcançar.
Um beijo.
Admirável e elogiável publicação. As crianças têm direito a todo o amor do mundo
ResponderEliminarÉ pena é que se comemore o dia mundial da criança esquecendo tantas e tantas que sofrem com fome nos campos de, por exemplo, Áfrca.
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Tenha um dia feliz
É MUITO NOVO POR AQUI, CASO CONTRÁRIO SABERIA QUE TENHO FALADO
EliminarDO SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS À ESCALA MUNDIAL...
PORÉM, NINGUÉM ME OUVIRIA SE EU BATESSE SEMPRE A MESMA TECLA...
ESTE ANO, FOQUEI A PANDEMIA QUE, NÃO SEI SE SABE, ENGLOBA TODAS
AS CRIANÇAS DO MUNDO, DOS MAIS RICOS, AOS MAIS POBRES.
LAMENTO SE INFERIU DO MEU 'POST' QUE EU ESTARIA MARGINALIZANDO
OS POBRES, QUANDO PESTALOZZI DEDICOU A VIDA AO ENSINO POR AMOR,
PELO QUE, PUBLIQUEI UMA PINTURA DO PEDAGOGO, NO TEMPO EM QUE
VIVIA NUM ORFANATO QUE ERA DA SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE.
PARA CRITICAR, É NECESSÁRIO LER COM MUITA ATENÇÃO.
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Comemoramos assim uma data que serve para recordar que a infância é uma bela e importante etapa da vida!
ResponderEliminarBj e parabéns pela escolha!
Elejo Maria Montessori, por razões da memória... (página do meu livro)
ResponderEliminar118– “Pai à distância, sonhando com Maria Montessori” – As cartas para casa, as minhas e a de outros certamente, evitavam falar de qualquer acontecimento operacional. Nas cartas, a guerra pura e simplesmente não existia apesar de a sentirmos crescer. Para evitar qualquer deslize, as cartas deixaram até de referirem o dia-a-dia, mesmo nos dias em que os cheiros do planalto do Bié nos tomavam os sentidos e o sossego fosse promessa de paraísos. Eu e o Alma Atenta, passávamos nas cartas a falar, não de nós, mas daqueles a quem nossas cartas se dirigiam. Ele escrevia sobre a mulher e o filho, eu falava da mulher à minha mulher e das minhas filhas também a ela. Maridos e pais à distância, fazíamos por estar perto escrevendo como se estivéssemos logo ali, conversando. Não sabia do que Alma Atenta falava a não ser quando comentava comigo as respostas que ia tendo ao que ia escrevendo. Eu, no que escrevia, ia interrogando e adivinhando a resposta de como ia ela no emprego e elas na escola. A carta que depois vinha confirmava umas vezes e outras não o que pensara ao escrever. Sobre minhas filhas, repetia-me e dissertava longamente sobre as vantagens do ensino pré-primário e também dos riscos de um ensino desfasado do desenvolvimento da criança, daquele ensino que passa o tempo enchendo as suas cabecitas com conhecimentos antecipados e saberes fora da capacidade da experiência e uso, com o sacrifício do ensino das artes, do treino dos sentidos, do gosto pelos sons, pelas formas e pelos tons. Fazia frases sofisticadas e pretensiosas, umas bem construídas outras até ridículas, sobre tudo o me ocorria serem bons ou maus saberes e sobre pedagogias recomendáveis para nossas filhas. Nesse dia, depois de escrever, peguei num livro que tinha comprado já com ideia de o ler e comentar numa oportuna carta. Li-o de uma só rajada e, sem interromper os pensamentos que me suscitou, reiniciei outra carta. Seguiria no mesmo correio daquela outra que acabara de fechar? Minha Alma me aconselhou escrever e mandá-las separadas e espaçadas, podia nos dias seguintes me faltar o que dizer. E assim resolvi fazer. Escrevi “As nossas filhas… Sabes que a minha maneira de as amar, assim à distancia, se consubstancia no fervor e entusiasmo que agora ponho na leitura de um livro (que achado!) chamado “A Criança”, de Maria Montessori? (Eu e os livros, não é amor?)” e explicava-lhe a obra da autora, do seu método de ensino(*) dirigido a crianças da pré-primária, do seu sentido social e da criação de escolas – “Casas de crianças” – que institucionalizaram o seu uso referindo os países do Mundo onde tal aconteceu. E citava-lhe a frase transcrita: “O homem degeneraria sem a criança que o ajuda a renovar-se”. Não fechei a carta, prevenindo o poder acrescentar-lhe mais alguma coisa. Deitei-me e o Alma Atenta ainda escrevia. Com os olhos no teto, Minha Alma ia-me dizendo sem quebrar o silêncio “Vês?, não tens que te preocupar, tuas filhas farão de ti um homem novo”. Sorri e acho que foi sorrindo que adormeci. Nessa noite terei sonhado com Maria Montessori e as suas “Casas de Crianças”…
Página, ainda não numerada, do livro que estou a escrever
"Almas que não foram fardadas"
(*) Método Montessori
Rogério, também passei por essa fase, de correspondência em tempo de guerra,
Eliminarpelo que, compreendo-te muito bem.
Não comprei o livro do Lobo Antunes, porque as minhas ficaram-me tatuadas no
sangue e porque tive acesso a algumas das suas cartas, em que ele nelas relata
episódios da guerra... Pareceram-me sumamente hipócritas...
Grata por abrilhantares o meu 'post'.
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Postagem bela e cheia de detalhes encantadores! A música 🎶 aprecio demais, canto até um pedacinho de vez em quando... “O que será, será...”
ResponderEliminarUm abraço grande e carinhoso... “Quero ser como criança!”
Voltei décadas atrás com a canção que ainda hoje trauteio.
ResponderEliminarAs figuras referidas foram marcantes na minha vida profissional.
Tudo de bom.
Que Sera Sera lembra sempre a fantástica Ava Gardner no filme The Barefoot Countess
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Majo
ResponderEliminarEstamos vivendo tempos difíceis com iminência da contaminação por este vírus letal para a grande maioria. Todos estamos vivendo situações jamais imaginadas.
Em especial as crianças estão sendo afetadas principalmente no emocional. Com o fechamento das escolas em virtude da possibilidade de contágio pelo Covid 19 os governantes instituíram a modalidade de aulas remotas. Professores com a função de tele trabalho enviam através das plataformas digitais as atividades, vídeo aulas, podcasts para as famílias orientarem seus filhos na realização dos conteúdos. Os professores realizam videoconferências para minimizar o impacto que está modalidade está causando na mente destas crianças. Até quando vamos fazer dessa forma? Não sabemos! O futuro é uma incógnita. A única certeza é que nada será como antes. Oramos e pedimos a Deus que não permita que nossas crianças sofram graves transtornos emocionais por estar sendo privadas do convívio com seus pares e seus mestres. É triste ter de admitir mas a "Infância dos pequenos está sendo roubada pela tecnologia"
Que Deus tenha misericórdia desses inocentes e de todos nós
Tenha um dia feliz e abençoado
Beijinhos
QUERIDA AMIGA.
EliminarAGRADEÇO MUITO O TEU TESTEMUNHO E COLABORAÇÃO.
SÃO REALMENTE TEMPOS MUITO DIFÍCEIS PARA OS EDUCADORES, MAS
SOBRETUDO PARA AS CRIANÇAS.
QUE DEUS TE CONCEDA FORÇA E CORAGEM PARA ULTRAPASSARES ESTA
PROVA QUE TE SURGIU NO FINAL DE CARREIRA...
TUDO PELO MELHOR,
O MEU GRANDE ABRAÇO AMIGO E SOLIDÁRIO.
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Este post está à altura do que a criança representa numa sociedade cada vez mais arrogante na sua pseudo sabedoria delegando nas tecnologias o privilégio da educação . Ela não transfere as emoções de que o ser humano se sustenta. As reações traem a concentração , subtraindo outras faculdades como a memória, repositorio fundamental do saber adquirido.
EliminarAo fazer este post tão completo através da música e arte poética , faz a maior homenagem aos vindouros e a quem devemos o maior respeito.
Majo, querida amiga, parabéns 🌹👌
Muito linda esta preocupação e partilha sobre a criança contextuando com o momento crítico que vivemos, principalmente num país como o nosso Brasil, onde a seriedade se perde na irresponsabilidade seja dos pais, das autoridades. Fico com o pensamento de que permitir a criança sair de uma dificuldade e permitir que ela cresça. Aqui como herança temos a Fundação Pestalozzi especializada na educação das crianças com Síndrome de Down. Majo aqui ainda temos crianças que trabalham próximo ao regime de escravatura pela pobreza da família, que veem como um sustento a mais para a prole, ou mesmo por nao ter como e quem deixar a criança. Dolorido o poema de Pessoa pois é um retrato que não gostaríamos para nenhuma criança. A criança que deve ser blindada mas não tolhida de desenvolver suas habilidades e neste quesito, as boas professoras tem um papel fundamental, uma vez que as novas famílias os pais tem menos tempo. Neste isolamento que fomos colocados, muitas crianças, as pobres estão realmente relegadas, pois fora da escola, falta alimento, falta uso de entretenimento e muitas não tem acesso a internet e sendo assim as tais aulas à distancia, torna-se uma fantasia. Um país sério vê na criança um potencial que será útil à sociedade com suas potencialidades. Mas ficamos no sonho. Enfim Majo, é bem vinda sua postagem com todas as ilustrações, principalmente as reflexões que se encerram.Que todas as crianças do mundo tenham o direito de serem crianças, como já disse o Mestre dos Mestres: Que não as perturbem.
ResponderEliminarUm abração amiga e aplausos pela postagem social.
Beijo e que o fim de semana lhe seja proveitoso.
MEU AMIGO, GRATA POR TÃO BEM COMPLETAR E ABRILHANTAR ESTE 'POST' DEDICADO À CRIANÇA.
EliminarGRANDE ABRAÇO.
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Olá, Majo, esse é o mundo em que vivemos, das desigualdades. E são essas crianças mais carentes que lembramos, 'se não forem assistidas pelos governos, já que seus país nada tem a dar a não ser amor, o futuro todo estará comprometido. O futuro da humanidade está nas crianças, a vida é assim e não tem choro. O país que não olha pelas suas crianças, não receberá muita coisa no futuro. Sua postagem está perfeita, desde o belo vídeo, sim...que será, será..., poema de Fernando Pessoa, citações e alguns comentários que li. Perfeito, parabéns pela postagem, um luxo!
ResponderEliminarBeijo, um bom fim de semana, na medida do possível.
O 'Dia da Criança' no Brasil é em 12 de Outubro.
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ResponderEliminarAPRENDO SEMPRE COM OS COMENTÁRIOS AOS MEUS 'POSTS'...
DESTA VEZ, NÃO SABIA QUE O ENSINO DO GÉNERO TELE-ESCOLA ESTAVA SENDO
SENDO APLICADO AO 1º CICLO, OU SEJA, ÀS CRIANÇAS, FACTO QUE CONSIDERO
UM ABSURDO: ESTÃO A DIVIDIR O ENSINO EM DUAS PARTES, EM QUE UMA TEM
DIREITO À ESCOLA POR TER ACESSO À REDE DA NET E OUTRA, NÃO TEM TEM.
PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL, PARECENDO IMPOSSÍVEL ACONTECER EM DEMOCRACIA.
UM RECUO CONSIDERÁVEL NA APLICAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA.
AGRADEÇO A TODOS QUE, SENDO SENSÍVEIS AO TEMA, REGISTARAM SUAS OPINIÕES,
COMPLEMENTANDO A MINHA MENSAGEM.
A CADA UM, O MEU CORDIAL ABRAÇO.
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Achava graça ao dia da criança para poder saltar com elas fora do contexto da sala de aula. Fora isso, o cuidar a criança, ama-la , é um trabalho diário.
ResponderEliminarAbraço, Majo
Grata por participares, Ana.
EliminarAbraço grande.
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