Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

01 junho 2019

... MEDITANDO NA CRIANÇA ...



 Cantiga de rodinha.

... DIAS DE CRIANÇA ...

~~ ERA A HORA DAS AVÉ-MARIAS ~~
🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵🏵
Quando eu era menina,
terminadas as horas vespertinas,
soavam no meu bairro
os sinos cansados
em lentas Avé-Marias.
Sentia-se alguma urgência
tudo invadir,
era a hora de recolher
ao terno lar.
💗
Os pássaros regressavam
aos ninhos da frondosa árvore
na vizinha colina verde
onde brincávamos.
Era um alvoroço
de chilrreos e trinados,
no adeus ao dia que findava
em vagarosos momentos
de nostalgia.
💗
Para mim, era a hora
em que terminava a diversão
com os meus amiguinhos.
Seguia-se a calorosa reunião familiar.
Passou-se muito tempo,
muito!
Porém, jamais esqueci
o desconforto
de ter que dar por terminado
o que mais gostava fazer:
brincar;
simplesmente.
💗
Era hora das Avé-Marias,
plangiam os sinos,
vovó persignava-se...
💗💗💗💗💗💗
MajoDutra
🎀
Da blogagem coletiva orientada pela Rejane Tazza
a 6 de Novembro de 2o18 ~AQUI ~

A Declaração Universal dos Direitos da Criança faz este ano 60 anos.
 No princípio VII, está determinado o direito de  «desfrutar plenamente de 
 jogos e brincadeiras,  os quais deverão estar dirigidos para a  educação...»  
Uma  infância  omissa  em  atividades  lúdicas,  traumatiza  definitivamente
qualquer  indivíduo, como comprova o caso  de  Fernando Pessoa,  a quem  
o pai faleceu  quando tinha cinco anos,  vítima de doença prolongada  e  o    
irmão  bebé  faleceu  nos  seus  seis  anos...   Foi  o  «menino  de  sua  mãe»  
exemplar:  discreto,  sossegadinho,  amante  da  leitura,  aluno  brilhante... 

 É importante lembrar numa época em que as crianças nem sabem brincar.

          

Fernando Pessoa sabia muito bem o que tornava
 uma criança muito infeliz, como se pode inferir da
 carta que escreveu a Mário Sá Carneiro aos 27 anos
 que consta no Livro do Desassossego. 
Poderá lê-la na íntegra aqui
Clique na foto

28 comentários:

  1. As crianças, são a nossa esperança de um mundo melhor e mais justo, coisa que nós não soubemos ou quisemos fazer.
    Desculpe a ausência. Com este calor os meus olhos ressentem-se, estão sempre a chorar e tenho dificuldade em andar por aqui.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

  2. Bom dia, Querida Majo

    O poema traz-me excelentes e calorosas recordações, da hora das brincadeiras com os meus irmãos e amiguinhos. E da hora do recolher que era sempre aceite com relutância.

    Uma bela homenagem ao Dia da Criança, recordando a Declaração Universal dos Direitos da Criança, que é preciso não esquecer.

    Beijo.

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Que linda canção de roda e adorei tua poesia! Obrigadão por relembrar minha BC de 2018,data que aqui é comemorada a data!

    beijos, tudo de bom,chica e feliz dia das crianças, grandes e pequenas!

    ResponderEliminar
  4. O seu poema, muito belo, a lembrar-me o tempo de criança em que também gostava de brincar. Também cantava a cantiga de roda "Que linda falua"... Fernando Pessoa não foi realmente um menino feliz. A falta do pai e do irmão e, mais tarde, o novo casamento da mãe.
    Há a Declaração Universal dos Direitos da Criança, mas infelizmente muitas delas são vítimas da guerra, da fome, do frio, de violência, da falta de amor. Apetece repetir aqui os versos de Augusto Gil: "Mas as crianças, Senhor, por que lhes dais tanta dor, por que padecem assim?"
    Bonita a sua postagem, minha Amiga Majo.
    Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Brilhante poema, cheio de carinho e sentimento. Obrigada. Parabéns :))

    Hoje:- Quem me dera voar nas palavras de alento. [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-Semana


    ResponderEliminar
  6. Que lindo querida Majo! Que se celebre sempre o dia da criança e que um dia todas tenham direito a passar esse dia e todos os outros com as condições que merecem. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Excelentemente belo! Feliz dia da Criança!

    Insisto sempre na Criança que tento ser. [POETIZANDO E ENCANTANDO] .
    Beijos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  8. boa tarde querida Majo!
    gostei muito dessa homenagem ao dia da criança :)
    todas as crianças do mundo deveriam merecer a proteção a que têm direito, o amor da família, a paz, a educação, infelizmente tal não acontece em muitos cantos do mundo e até nos países mais desenvolvidos ha muitas crianças infelizes, e crianças que ja não brincam

    lembro-me de ler um texto triste onde se mencionava que nas fábricas a seguir à revolução industrial, as crianças começavam a trabalhar aos 5 ou 6 anos. Ficavam atadas com cordas, senão fugiam para ir brincar…
    em muitos países ainda se encontram muitos casos de exploração infantil

    parabéns pela inspiração e partilha das recordações de infância !
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Querida Majo!
    Hoje dia internacional das crianças e você homenageou esses lindos anjos sem asas lindamente! O que seria do mundo se não fosse as crianças. Com certeza não existiria. Parabéns crianças lindas!Bela poesia, e lindo vídeo. Que Jesus transforme as pessoas desse mundo para que possam ser mais amadas e tenham um mundo melhor. Abraços, seja feliz.

    ResponderEliminar
  10. Uau, que linda postagem Majo.
    Eu sempre me senti emocionado com a hora da Ave Maria, naquele tempo de interior ouvindo num radio á pilha, um copo com água para ser benta. Um ritual de todos os dias,mas a noite ainda era palco de nossas brincadeiras pelas ruas de pedra sob uma luz fraca. Mas havia paz, pouquíssimos carros e nada de violência, vem daí toda saudade do tempo de feliz idade.
    Linda sua inspiração e todas as ilustrações/informações.
    Viajei amiga querida.
    Meu terno abraço.
    Bom domingo de alegrias e feliz Junho.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Olá, Majo, muito lindo teu poema homenageando as crianças! E sobre Fernando pessoa, comove!

    "Educai as crianças e não será necessário punir os homens."
    Nada mais verdadeiro do que essa citação de Pitágoras.

    Beijo, querida amiga, um ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Majo!
    Quanto tempo...!
    Tenho estado ausente, o que não significa que não penso em vocês. Sinto falta de todos, minha querida.
    Seus versos fizeram-me recordar do tempo em que fui criança também. As alegrias e as tristezas da minha infância, mais tristezas que alegrias...e eu gostaria muito que nenhuma criança no mundo fosse desrespeitada, humilhada ou privada do sagrado direito de se expressar através das brincadeiras.
    O poema está excelente, e sobre Pessoa, nem tenho palavras para a carta escrita por ele a Mario Sá Carneiro, no site Arquivo Pessoa.
    Maravilha de partilha, obrigada.
    Deus guarde as crianças de todo o mundo!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Lindo, o seu poste, meus parabéns, adorei tudo!
    Poetiza com muito mérito, maravilhoso!!
    Beijo com carinho(*.*) Feliz e abençoado Domingo.««««

    ResponderEliminar
  14. Momentos mágicos de grande ternura. Todos temos gratas recordações e até medos escondidos nas gavetas da nossa imaginação.
    Que os dias da criança se sucedam diariamente.
    Beijinhos nossos

    ResponderEliminar
  15. Excelente publicação que nos remete à infância e às brincadeiras sem medos. Vejo uma criança a correr sem destino, pelo simples prazer de correr. É uma entrega à liberdade. E lembro-me quando me rebolava num lameiro inclinado. Ou quando enchia os bolsos de amoras ... E lamento que o mundo seja, agora, um lugar perigoso que priva as crianças de fazerem de conta.
    Fernando pessoa é um caso paradigmático. Repito a mensagem de Augusto Gil : mas as crianças, Senhor ...?

    Beijos, querida Majo.

    ResponderEliminar
  16. Fantástico teu poema, amiga Majo, a desencadear as minhas memórias. Como me lembro do toque das Trindades! Era hora de recolher, mas eu já estava em casa. Era regra.

    ResponderEliminar
  17. As minhas crianças já estão muito crescida...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em breve virão mais... Sorrsssss...
      Beijinhos
      ~~~~

      Eliminar
    2. Uma resposta que parece um egoísmo impressionante...
      Beijinho
      ~~~

      Eliminar
  18. Que todas as crianças sejam boas para serem felizes e que em nós haja sempre um pouco dessa criança!!!
    Bj e gosto das suas escolhas!

    ResponderEliminar
  19. Bonita postagem, Majô!
    O poema é lindo e tocante... Pude lembrar da minha infância tão cheia de brincadeiras...
    Uma boa semana... Felicidades mil...

    ResponderEliminar
  20. Oi Majo! Menina, me enviates à minha saudosa infância! Minhas brincadeiras com meus irmãos e amigos e por incrível que pareça, minha mãe sempre nos chamava às dezoito horas, que aqui no Brasil é hora da ave maria. Gostei imenso do seu belo poema que aguçou minha singela saudade. Um grande beijo. Boa noite.

    ResponderEliminar
  21. Maravilhosa homenagem às crianças!
    Bem haja!
    Um enorme beijo

    ResponderEliminar
  22. Muito bonito o seu poema!
    É bem preciso que deixem as crianças brincarem, serem crianças; hoje vivem cheias de tudo e com o seu tempo preenchido de afazeres, e cabeças cheias de manipulações. Um dia se verá o retorno.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Belo poema para a maravilha que são as crianças! Beijinhos

    ResponderEliminar

  24. um poema que gostei muito em homenagem ao dia da criança.

    Lembrar Fernando Pessoa e a sua carta comoveu-me.

    Continuação de boa semana.

    Beijinhos amiga Majo

    :)

    :)

    ResponderEliminar
  25. Uma belíssima participação, assinalando este dia tão especial!...
    Uma inspiração que nos remeteu para o tempo, em que as crianças ainda sabiam realmente brincar e socializar... agora... brincam consigo mesmas... numa agitação permanente de polegares... com os seus jogos e consolas...
    Creio que chamam ainda a isto... de progresso!...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Excelente reflexão dum passado que deixou boas vibrações e que geralmente recordamos com nostalgia
    Mas que diferente é a realidade de hoje sendo a criança a grande esperança dum futuro melhor
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~