Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

22 março 2019

~~ CELEBRANDO A POESIA E A ÁRVORE ~~


 ... Dia da Poesia e Florestas... Sempre! ...

~~ Com Sophia Andresen, Bach e Camille Pissarro ~~


... Bach, no dia do seu aniversário ...
«E quando eu era muito pequena, quando estava em Lisboa,
 logo  de  manhã  cedo  ia  para  o  escritório  do  meu  avô...
um lugar onde eu entrava em bicos de pés e o meu avô punha
sempre a tocar um disco de Bach - talvez por isso a música de
Bach foi sempre a que melhor entendi.»

Sophia B Andresen
~~ Entrevista com Maria Amanda Passos e Eduardo Prado Coelho ~~

«A poesia não me pede propriamente uma especialização
pois a sua arte é uma arte do ser.
Também não é tempo nem trabalho
 o que a poesia me pede.
 Nem me pede uma ciência nem uma estética nem uma teoria.
Pede-me antes a inteireza do meu ser,
 uma consciência mais funda
 do que a minha inteligência,
uma fidelidade mais pura
 do que aquela que eu posso controlar.
 Pede-me uma intransigência sem lacuna,
Pede-me que arranque da minha vida que se gasta,
e dilui uma túnica sem costuras.
Pede-me que viva atenta como uma antena.
Pede-me que viva sempre.
que nunca me esqueça.
Pede-me uma obstinação
sem tréguas, densa e compacta.»
                  
~~ F L O R E S T A ~~

 Entre o terror e a noite caminhei
Não em redor das coisas mas subindo
Através do calor das suas veias
Não em redor das coisas mas morrendo
Transfigurada em tudo quanto amei.

Entre o luar e a sombra caminhei:
Era ali minha alma, cada flor
- cega, secreta e doce como estrelas -
Quando a tocava nela me tornei.

E as árvores abriram seus ramos
Os seus ramos enormes e convexos
E no estranho brilhar dos seus reflexos
Oscilavam sinais, quebrados ecos
Que no silêncio fantástico beijei.

 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Sophia B Andresen 
Dia do Mar (pág 68) 1974

~~ A POESIA É ~~

«A poesia é das raras actividades humanas que, 
no tempo actual, tentam salvar uma certa espiritualidade.
A poesia não é uma espécie de religião, mas não há poeta,
crente ou descrente, que não escreva para salvação da sua alma
- quer a essa alma se chame amor, liberdade, dignidade ou beleza.»

 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐ ⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Sophia Breyner Andresen
 Ao 'JL 709' - 17/12/97

 Pinturas de Camille Pizarro ~~ 1803 - 1876 
As suas obras são essencialmente bucólicas e é nas árvores que o cofundador
do impressionismo melhor expressa a sua arte,
na observação direta da variação das cores iluminadas ao longo do dia
e das estações do ano.

 .*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

As legendas das pinturas são frases do primeiro parágrafo do texto, 
ARTE POÉTICA II,
de Sophia Breyner Andresen
publicado, pela 1ª vez, em 1963.

28 comentários:

  1. Que belo trabalho tiveste em mesclar pinturas, música e poesia para essas importantes datas! Adorei! Lindo! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. Nota dez para um tão belo post. Pena que a ganância de uns, aliada à incúria de outros vão acabando por destruir as florestas, esquecendo que sem elas nós não temos grandes hipóteses de sobreviver.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ouço Bach, maravilhoso. Leio Sophia a pensar que a poesia também me pede, como pede a todos os poetas, "a inteireza do meu ser". Vejo as pinturas de Camille Pizarro, fantásticas. E penso, a minha Amiga Majo celebra com júbilo este dia mundial da Poesia… Obrigada, minha Amiga pela partilha.
    Um beijo enorme.

    ResponderEliminar
  4. Que forma maravilhosa que encontrou para festejar a POESIA e a natureza!!! Bj

    ResponderEliminar
  5. Como sempre uma bela postagem, onde a sua inspiração e bom gosto nos traz belas fotos e palavras que tocam ternamente a nossa .
    UM grade abraço e obrigado pela oferta do seu bonito selo de Amizade.
    Élys.

    ResponderEliminar
  6. Majo,
    A Musica de forma geral é
    uma maravilhoso catalizador
    para a criatividade.
    Bela matéria.
    Quanto a Poesia
    realmente ela é isso tudo
    pelo menos na minha vida.
    Muito feliz mais essa sua postagem.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Majo!
    Excelente postagem, minha amiga Majo, um mosaico para o nosso prazer espiritual, um convite para usufruirmos o que tem tem as artes plásticas, a música a poesia, como é o caso deste post seu com o poema FLORESTA, que se inicia com esta bela estrofe:

    "Entre o terror e a noite caminhei
    Não em redor das coisas mas subindo
    Através do calor das suas veias
    Não em redor das coisas mas morrendo
    Transfigurada em tudo quanto amei."


    Postei ontem, Majo, o poema que escrevi ("Segredo"), que está a pedir o seu gentil comentário. Aguardo, também, a sua visita.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Tudo é poesia! AMEI

    No jardim do Gui...
    Beijo e excelente tarde!

    ResponderEliminar
  9. Poesia e imagens lindas, uma bela forma de festejar este dia! :) Beijinhos querida Majo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Majo

    Em dia de poesia uma postagem à altura, onde oque se lê e Vê é poesia.

    beijinhos

    :)

    ResponderEliminar
  11. Que lindeza e que leveza de palavras e de pinturas.
    E é verdade de que a poesia chega a salvação da alma .
    Tal sutileza chega a esse fato ;
    Feliz primavera Majo !
    essas imagens retratam o que está por vir

    bjs

    ResponderEliminar
  12. O Miguel Sousa Tavares esteve aqui para participar na homenagem à mãe que o Rota das Letras está a fazer.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  13. No dia dedicado à poesia você perfuma a postagem com a essência da alma poética e nos deixa leves a admirar tão lindas e bucólicas pinturas que coadunam com a magia que exala de cada versos da bela poesia. Fabuloso amiga Majo
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  14. Poesia é sempre bem vinda e necessária. AbraçO

    ResponderEliminar
  15. Magnífico post, da música às letras, passando pelas belíssimas pinturas.
    Parabéns, gostei imenso.
    Majo, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. Tudo muito lindo e bem preparado por você, Majo... Ótimas escolhas e tocantes ao coração!
    “A alma livre se expressa”... A música, a pintura e a poesia são meios de expressões altamente valiosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. "Pede-me que viva atenta como uma antena". É isso, Majo, é isso que a poesia me/nos pede. Só assim podemos, pelo menos gritar, contra tudo aquilo que aflige a Humanidade, quantas vezes ensandecida, sem respeito, sem piedade pelo mais fraco.
    A poesia pode ser - também - a "pedrada no charco", o trazer à tona coisas menos belas, mas reais, querida Majo, tão reais.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Uma celebração do dia da Poesia completa. Três grandes nomes da música, letras, pintura.

    Muito obrigada, minha Amiga Majo.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Olá, Majo, pois é, bela postagem, você juntou a poesia com a natureza através da bela pintura de Camille Pizarro. A natureza e a poesia são duas coisas que só emocionam pelas verdades que mostram, a poesia que brota do fundo da alma e a natureza que é sublime, está acima de nós, grandiosa sempre, apesar dos ataques que sofrem dos inquilinos do planeta, meio complicados desde sempre.
    Gostei muito do poema de Sophia B Andresen. Destaco seu último verso, me sensibilizou, lindo:

    E as árvores abriram seus ramos
    Os seus ramos enormes e convexos
    E no estranho brilhar dos seus reflexos
    Oscilavam sinais, quebrados ecos
    Que no silêncio fantástico beijei.

    Um beijo pra você, amiga, um fim de semana de paz e alegria!
    *Grato pela gentileza com o Das Artes.

    ResponderEliminar
  20. Nossa, tudo muito encantador!

    Linda poesia, lindas imagens que nos fazem viajar com a imaginação!

    Parabéns pela criatividade!

    Proseando num dia

    ResponderEliminar
  21. É por aqui. Exatamente aqui
    onde minh'alma se deixa levar
    pela música e pelos meus so-
    nhos a bailar entre os pares.
    Bom dia, linda senhora.

    Majo, uma beijoca, tá?

    silvioafonso


    .

    ResponderEliminar
  22. Oi Majo! Poesia e natureza juntas formando um só quadro! Uma bela contemplação e leitura em plena manhãzinha de sábado; nada melhor! Escrevi um capitulo de meu livro ao som de violinos de Bach e foi uma experiencia fantástica! Toda aquela poesia musicada me levou ao ápice e não conseguia parar de ecrever. Como sempre, uma postagem belíssima em detalhes e cultura. Feliz fim de semana. Aquele abraço. Grande beijo.

    ResponderEliminar
  23. Você surpreende com suas homenagens e postagens carregadas de belas informações.
    O dia da Poesia fica ais bonito com estas manifestações bem esmeradas.
    Curiosidades presentes e musica para viajar por entre as figuras da natureza, aqui bem ilustradas.
    Grato Majo pelo momento poesia de muita classe.
    Beijo.

    Ps.
    Confesso que creio ter comentado, mas não via na galeria.

    ResponderEliminar
  24. Primeiro demorei-me lentissimamente nesse bosque que imagino e onde tantas vezes me vejo.
    Passeei pelos caminhos de sua casa e quanta riqueza, quanta harmonia, quanta beleza, quanta cultura. Muito obrigada por este trabalho tão solene, tão rico, Majo!
    Um grande abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  25. Uma belíssima publicação, Majo... onde a poesia se respira, em várias vertentes...
    Para ficar apreciando e reapreciando!... Parabéns!
    Beijinhos! Desejando-lhe um excelente final de domingo, e uma excelente semana!...
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Inauguro o dia de forma elevada:
    ouço Bach e inundo-me de beleza e transcendência;embremhoo-me na floresta de Camille Pizarro e na energia que das árvores imana.
    A poesia, minha querida Majo, é o sangue e a vida dos elementos. Nela podemos libertar-nos. E ao dizer isto, a música acompanha-me. A presença de Sophia é sempre um holofote.
    Felicito-te e agradeço-te esta feliz publicação. E digo feliz porque nos acrescenta felicidade.

    Meu terno abraço.

    ResponderEliminar
  27. Que postagem grandiosa, Majo!
    A poesia de Sophia é a poesia de Sophia. É poesia que desperta em mim o que dormia ao longos dos caminhos até a descoberta da "inteireza do meu ser". E para chegar até onde não faço a menor ideia, sou.
    Este belo trabalho que você nos apresenta nos enche de prazer e alegria.
    Bach nos eleva e nos faz mergulhar nos porões do tempo... E a arte de Camille igualmente nos comove...
    Um bom final de semana,
    Um fraternal abraço,

    ResponderEliminar
  28. ~~~
    EIS A PROVA DE QUE REALMENTE TENHO SELECIONADO AMIGOS

    SENSÍVEIS, ADMIRADORES DA POESIA, DA ARTE E CULTURA.

    A TODOS, UM ABRAÇO MUITO ESPECIAL.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~