Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

10 novembro 2018

ROLANDO VILLAZÓN

~~ NY -  2006 ~~

~~~ Emilio Rolando Villazón -- 1972 ~~~

É um tenor operático 
considerado uma das mais célebres vozes da atualidade.
Para mim é a melhor, devido à rara expressividade com que atua.

... Villazón e sua esposa ...

Nasceu num subúrbio da grande metrópole que é a cidade do México.
Aos onze anos  ingressou numa escola de arte  onde estudou música,
representação, dança contemporânea e ballet.
Tinha dezoito anos quando, ao terminar o duche, ouviu alguém bater na
porta do seu apartamento na cidade.  Era um amigo do vizinho que lhe
afirmou ter uma voz com um grande potencial que devia  desenvolver.
Arturo Nieto,  barítono que ensinava na sua academia,  veio a ser seu
professor de canto e amigo. Introduziu-o no mundo da Ópera, pela
qual ele se apaixonou e se matriculou no Conservatório de Música.

... Atuando  com Anna Netrebko ...

Rolando Villazón é considerado o sucessor de Plácido Domingo que foi
seu mentor...  Atuou nos palcos mais célebres e influentes do mundo,
tem recebido os mais relevantes prémios na área operática e musical.
Com Anna Netrebko formou um par harmonioso que foi muito aclamado,
promoviam-se mutuamente.  Teve especial destaque a  Traviata de Verdi
realizada por ambos na Metropolitan Opera, NY e Festival de Salsburgo,
da qual trago-vos o vídeo do 1º ato,  legendado em português,  parte que
inclui as mais belas e impressionantes árias desta peça.


 Rolando Villazón é casado com Lucia Villazón por quem se apaixonou
aos dezasseis anos e que foi - e é - um sólido apoio na sua carreira;
chegou a dizer-lhe que não casaria se ele não lutasse pelo seu sonho.
Tem a vida sediada em França, da qual obteve a nacionalidade.

 =***=***=***=***=***=***=***=***=***=
. As fotos são públicas.
. Sou totalmente contra touradas,
 porém, Granada é uma canção pela qual  é hábito avaliar um tenor.

23 comentários:

  1. Obrigada por este belo momento musical. E tenho esta em DVD, (tenho quase todas as principais, adoro ópera,) mas claro não traduzida. Também não conhecia este cantor, e foi uma agradável surpresa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bela voz e gostei de saber da história de sua vida!Música linda! beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Uma postagem soberba! AMEI!...Obrigada!

    Coisas de uma Vida
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por me dar a conhecer!!!bj

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia por isso obrigada pela partilha! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Bela partilha Majo, não conhecia
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  7. Um génio.
    Que nos faz arrepiar com a voz.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  8. Não existem palavras para avaliar a beleza da musica ou de qualquer arte que nos toca o coração.
    Felizes os que têm um dom e o trabalham com amor e dedicação.

    ResponderEliminar
  9. Gostei de ouvir Rolando Villazón que não conhecia. Assim como a história da sua vida.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. Rolando Villazón é realmente um grande cantor de ópera. Não conhecia e gostei de saber a história dele.
    Um bom fim de semana, minha Amiga Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Majo!
    Não conhecia Rolando Villazón, mas agora conheço.
    É por isso (e muito mais) que eu gosto de vir até aqui.
    O tenor tem um vozeirão. Ouvi-lo cantar "Granada" arrepiou-me... o que é sempre, para mim, um bom indicador.
    Obrigada, amiga, por partilhares tão belos momentos.
    Beijo e um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. Majo querida,
    Eu amo musica em geral.
    Mas as que tenho a alegria de absorver
    aqui no seu espaço hoje são as que
    inflamam a alma. Quando ouço é como se meu corpo
    esquentasse e sinto um calor bom. Gosto de fechar
    os olhos e deixar a musica acontecer em mim.
    Adorei todas as informações riquíssimas especialmente
    sobre o Ronaldo Villazón.
    Sempre gostei de ouvir Ópera para pensar.
    Ponho o som o mais alto possível, fecho as cortinas e
    me entrego...
    Grata por nos proporcionar
    momentos tão ricos.
    Bjins
    CatiahoAlc. do Blog Espelhando

    ResponderEliminar
  13. Aplausos carinhosos!!!
    Bonito post outra vez, Majô...
    O meu abração neste sábado tão chuvoso por aqui...

    ResponderEliminar
  14. Que delícia de ouvir Verdi! Adoro, especialmente "Nabucco", que acabou se tornando o canto dos imigrantes italianos....
    Grande Beijinho MAjo :)

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Como sempre Majo, aqui encontro também sempre cultura! Desculpe-me, mas eu não conhecia esse excelente cantor mexicano! Que bom desempenho em La Traviata! É excelente! Parabéns pela postagem, amiga! Desculpe-me também pela longa ausência neste espaço! Já ando mais folgado e voltarei mais vezes! Abraço fraterno! Laerte.

    ResponderEliminar
  16. Grato Majo por mais esta generosidade cultural.
    Não havia ouvido falar sobre ele e pelos vídeos nota-se
    a performance, que o faz sucessor de Plácido.
    Valeu amiga.
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Majo.
    Não conhecia este senhor.
    Boa semana e saude.
    Abracinho

    ResponderEliminar
  18. ~~~
    FOI MUITO GRATIFICANTE SABER QUE GOSTARAM DE CONHECER ROLANDO VILLAZÓN.

    GRATÍSSIMA PELO CARINHO E INCENTIVO.

    DIAS PLENOS DE PAZ E HARMONIA.

    ABRAÇOS CORDIAIS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  19. Ei, Majo! Tenho andado cansado , e por isso meio fora desse nosso meio fantastico.Terminei de escrever meu terceiro livro de uma trilogia. Gosto muitissimo de vir, a esse espaço cultural diverso e fico, a viajar nos grandes espetaculos.Alguns até então, desconhecidos por mim. Grande beijo. Obrigado pelo carinho!

    ResponderEliminar
  20. Oi Majo
    Aprecio estes momentos plenos de musicalidade e cultura.
    Não conhecia o Rolando Vilazón e fiquei maravilhada com a sua performance
    Como sempre a sua disponibilidade em oferecer-nos cultura e arte deixa=nos encantados
    Arrasou minha amiga
    Beijos e abraços ternos

    ResponderEliminar
  21. Um intérprete, que confesso, desconhecia... embora já conhecesse o tema Granada, na voz de Jose Carreras...
    Estou sempre a aprender, por aqui... grata por isso, Majo!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  22. BETO, GRACITA, ANA. AGRADEÇO O CARINHO E APOIO.

    BEIJOS
    ~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~