Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

08 setembro 2018

~~ FAIAL, AÇORES ~~


~~ 44ª Semana do Mar da Ilha do Faial ~~

  
CENTRO HISTÓRICO DA MINHA AMADA CIDADE DE HORTA -
- TERRA DOS DUTRAS - FAIAL - AÇORES
... Clique ...

A partir do 1º domingo de Agosto e durante uma semana, realiza-se
na cidade de Horta, a Semana do Mar, um evento organizado pelo
Clube Naval, que engloba todos os géneros desportivos executados
no mar, campeonatos de outros desportos e celebrações culturais.
É uma semana em que a Ilha do Faial está em animada Festa.
~ * ~
Deixo-vos uma galeria de fotos do CNH com alguns dos desportos
náuticos praticados e um poema que versa doutamente aquele mar.

O veleiro Quincas vence a Atlantis Cup.
Atlantis Cup - a Regata da Autonomia
Regata das Escolas de Vela
Regata Troféu de Horta
Vela ligeira
Vela de Cruzeiro -- Class Laser 4.7
Remo Feminino
Windsurf
Natação - travessia do Canal
Pesca Desportiva

~~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~~

~~~  A Caminho do Corvo ~~~
A Maria Gabriela e ao Rodrigo

A minha vida está velha
Mas eu sou novo até aos dentes.
Bendito seja o deus do encontro
O mar que nos criou
Na sede da verdade,
A moça que o canal tocou com os seus fantasmas
E se deu a mim como uma mãe,
Pois fica-se sabendo
Que da espuma do mar sai gente e amor também.
Bendita a Milha, o espaço ardente,
E a mão cerrada
Contra a vida esmagada.
Abençoemos o impossível
E que o silêncio bem ouvido
Seja por amor de alguém.
 * * *
~~ Vitorino Nemésio ~~
Sapateia Açoriana
... A tristeza de viver longe dos Açores ...

      ~~ NOTAS ~~ 
   *Maria Gabriela era sua esposa, natural da ilha do Faial, casaram em Coimbra.
Fezia parte de um grupo de damas 'vintage' de Coimbra, intelectuais antifascistas.

**Corvo é a menor das ilhas do arquipélago dos Açores.
    

32 comentários:

  1. Que lindo evento náutico e bela poesia que compartilhas hoje! Desejo ótimo fim de semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Majo, que post encantador!
    O video, o texto, as fotos, o poema de Nemésio. TUDO perfeito!
    Gostei demais. Obrigada por mostrares, ao mundo, a beleza dos Açores.
    Ando há muito para visitar. Agora, a vontade ficou ainda maior.
    Beijo e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Majo,
    Uma reportagem magnífica desse acontecimento náutico com a sua bela cidade como pano de fundo!
    Adorei o poema de Vitorino Nemésio, escritor e poeta, que admiro desde os seus célebres e de boa memória programas na TV "Se bem me Lembro", era ainda uma miúda.
    Tenho a sorte e o privilégio de morar numa rua (av.) com o seu nome.
    Obrigada pela magnífica partilha.
    Beijinhos e ótimo fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Uma musica extraordinária, fotos lindas e um belo poema.
    Um post perfeito!
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  5. Olá, Majo, muito bonita essa cidade, vista ao longe emoldurando o mar com seus atletas. Bela a cidade dos 'Dutras', há do que se orgulhar.
    Parabéns pela postagem, minha amiga.
    Beijo, uma ótima semana.
    Pedro.

    ResponderEliminar
  6. Para la introducción, una bellísima voz que ha sido todo un placer poder escuchar.
    Las fotografías de gran nitidez y buenísima calidad y todo eso regado con el perfume de un bello poema. Un post completo y por el que hay que felicitarla. Saludos muy afectuosos y cordiales y felices fiestas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada Franziska.
      Tenho muitas saudades da sua poesia e fotos
      tão delicados e especiais. Preciosas e inesquecíveis.
      Agradeço muito o carinho e apoio,
      Saludos artísticos.
      ~~~~

      Eliminar
  7. Música, fotos e poema muito bonitos!
    O mar é uma maravilhosa criação do Deus de amor...
    O meu carinho

    ResponderEliminar
  8. Uma belíssima música para animar um post encantador. Belas fotos de um local que adoraria conhecer.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Olá Majo!
    Interessante esta festividade no mar de tantos encantos e ainda com uma terna e bela poesia dedicatória.
    Não tinha conhecimento deste evento anual.
    Belas imagens e bom ouvir Madredeus que amo de longas datas e tenho vários CDs.
    Boa e bela partilha amiga.
    Bom domingo para uma semana maravilhosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Visitei uma vez a ilha do Faial. Como recordo a travessia do canal para ir à ilha do Pico! Terá sido este canal que inspirou Nemésio no seu "Mau Tempo No Canal". Tomar um café no "Peter Café Sport", uma recordação que fica na memória; Uma visita ao local do Vulcão dos Capelinhos outra que jamais esquecerei.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Já visitei algumas ilhas açorianas e achei-as todas dum encanto enorme! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Espero e desejo que Portugal nunca perca estas ilhas maravilhosas, como aconteceu na história.
    Umas férias bem documentadas, fantástico este teu trabalho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Majo, o teu blog é, como sempre, de extraordinário valor, pelas extraordinárias postagens que fazes, como esta que antes de comentá-la, já enviei seu endereço a amigos de cultura açoriana como a exemplo do presidente da Casa dos Açores, em nossa ilha chamada amavelmente, de décima dos Açores, o historiador e professor doutor em história contemporânea Sérgio Luiz Ferreira. O vídeo é lindíssimo também! Sobre comentário que deixaste em meu humilde espaço, comentarei por e-mail, comentário que me levou à beira do pranto pela emoção por nossa irmandade açoriana e minha afetividade a tua pessoa que me cativou. Grande abraço, minha querida amiga! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado Laerte.
      Um agradecimento particular pelo seu apreço pelo meu trabalho.
      atitude que muito diz da sua cultura e do seu nobre carácter.
      Abraço, Amigo.
      ~~~~

      Eliminar
  14. A Majo quer-me mesmo convencer a visitar os Açores.
    Eu também quero muito ir lá.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar

  15. Boa dia, Majo

    Ouvir os Madredeus e percorrer todas estas imagens e informações sobre a Regata é um presente dos deuses. Este post lavou-me a alma.

    Parabéns pela data natalícia, em Setembro, creio.

    Obrigada pela sua visita e belas palavras.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  16. Devem ser muito belas as Festas do Mar na cidade do Faial. A Majo mostra-nos imagens lindíssimas. Ouvi os Madredeus e li o poema do Vitorino Nemésio. Tudo motivos para ter gostado de passar por aqui…
    Uma boa semana, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Essa linda praia me lembra
    as praia no caminho de Angra
    dos Reis, no Rio. Quanto a
    politicagem, você, Mojo, me
    faz recordar Che Guevara
    dizendo que "Os poderosos po-
    dem matar uma, duas ou três
    rosas, mas jamais conseguirão
    deter a primavera inteira".
    O pior, Majo, é que as flores
    continuam germinando.

    Um beijo, amiga.


    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior para eles...
      Que germinem sempre flores em abundância, Amigo.

      Eliminar
  18. Olá Majo. Gostei muito de aqui conhecer um pouco dos Açores que ainda não visitei, mas que está nos meus planos. Obrigada por teres partilhado connosco estas fotos tão bonitas e também o lindo poema de VitorIno Nemésio que desconhecia.Como sempre digo, aprende-se muito neste mundo dos blogs
    Que os dias sejam para ti aquilo que deles esperas e parabéns, pois, pelo que li, fiquei com a ideia que este é o teu mês. Vou ter uma netinha agora em Setembro e vai ser a única na família neste mês. Um beijinho, querida amiga
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Queridos amigos leitores,

    convidamos-vos a ler o capítulo 9 do nosso conto escrito a várias mãos "Janelas de Tempo"
    http://contospartilhados.blogspot.com/2018/09/janelas-de-tempo-capitulo-9.html

    Com votos de continuação de boa semana,
    saudações literárias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considero de muito mau gosto virem colocar o anúncio do vosso trabalho, sem apreciarem minimamente o meu e Vitorino Nemésio, terminando com ''saudações literárias''...
      Respeito diz muita coisa sobre o carácter de alguém.
      Cumprimentos.
      ~~~

      Eliminar
  20. Na realidade a outra publicação apareceu como sendo a última, o google mais induz em erro, sem que aqui o menino tenha dado por ela...
    Mas, cá estou a admirar essas interessantes imagens de um lugar lindo e que gostaria de visitar.
    Pelo menos vento ai nao faltou como na do Douro...
    Tento conciliar o trabalho profissional, com as festas que acabaram por Lamego, e algo pelo Douro, não me tem sobrado tempo, só hoje estou a conseguir vir um bocadinho, mas vai haver blogs que não vou conseguir chegar o que me deixa triste... mas amanhã vou tentar retomar... nem que seja a espaços.
    Obrigado

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
  21. ~~~
    GRATÍSSIMA A TODOS PELO INCENTIVO E PELO CARINHO.

    BEM-HAJAM.

    ABRAÇOS AFETUOSOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  22. Bela postagem, imagens lindas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Janicce.
      Abraços carinhosos.
      ~~~~

      Eliminar
  23. Majo,
    Eu adoro o mar e até vivo porto
    dele aqui no sudeste do Brasil.
    Suas fotos são fantásticas.
    Grata por nos brindar.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  24. A Majo reveladora da paixão que tem pela terra que a viu nascer. E do mar, aqui apaziguado, em diferentes fotografias, mas que contém a outra faceta, a da tormenta que faz qualquer valente impotente. A fotografia com que me deparei ao abrir do blogue é um comutador para um "estado de espírito" fascinante. Induz-me uma tranquilidade rara.
    O Nemésio, de que gosto muito, pelo seu falar típico e erudição fina trouxe-me a vontade de voltar ao "Mau tempo no canal".
    Beijo.

    ResponderEliminar
  25. Estou aqui extasiada ouvindo Madredeus em "Ao Longe o Mar", enquanto vou passeando pelas fotografias dos esportes náuticos, lindas imagens!
    O poema "A Caminho do Corvo", a menor das ilhas do arquipélago dos Açores é belíssimo, Majo, e o Centro histórico da sua amada cidade de Horta parece uma pintura "naif". Tudo encantador e maravilhoso com Madredeus cantando, continuo ouvindo...
    Voltarei outras vezes aqui, querida. Tens um sítio (como dizem vocês, os portugueses) mágico, por isso é que brilham tanto essas estrelas ao fundo!!!

    ResponderEliminar
  26. Cátia, Agostinho, Sandra.

    Muito obrigada pelo carinho.

    Abraços amigos.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~