Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

12 junho 2016

Santo António de Lisboa

                   
«A mansidão e a humildade
são as virtudes mais abençoadas aos olhos de Deus»
Santo António de Lisboa

«Cá vai Lisboa toda ela engalanada...»


Cantigas de portugueses
São como barcos no mar-
Vão de uma alma para outra
Com riscos  de naufragar
*
Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar
As pérolas são os meus beijos
O fio é o meu penar,
Dias são dias e noites
São noites e não dormi...
Os dias a não te ver
As noites pensando em ti.
 
Entreguei-te o coração
E que tratos tu lhe deste
É talvez por estar estragado
Que ainda não mo devolveste.
*
Duas horas te esperei
Dois anos te esperaria
Dize: devo esperar mais
Ou não vens porque inda é dia?
*
Trazes a rosa na mão
E colheste-a distraída
E que é do meu coração
Que colheste mais sabida?

Fernando Pessoa
Quadras ao Gosto Popular
Arquivo Fernando Pessoa

 *  *    *   * 
                                                                       

~~*~*~*~*~*~~

 O Maestro Vitorino de Almeida e Anabela.
«Marcha de Campolide.»

Ilustrações da CM Lisboa. 

38 comentários:

  1. Anónimo12.6.16

    Que 'post' interessante!

    De António tenho o nome, de santo não tenho nada. Nem quero.

    Beijinho, Majo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      Tem um dia de santo onomástico muito feliz.
      Se fosse em Itália, tinhas direito a festa, bolo e prenda.
      Que o santo te abençoe.
      Beijinho, António.
      ~~~~~~~~~~

      Eliminar
  2. Boa evocação, Majo, com um roteiro a preceito.
    Genuinamente popular no ideário dos portugueses, o Santo António dá sempre um jeito para contento do povo. Até as sardinhas se põem na brasa.

    Santo António tem no bornal
    pózinhos de perlimpimpim
    faz com que aquela rica moça
    loira se amerceie de mim

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      Fico muito grata pelo carinho e por abrilhantares esta página.
      Gostava de ter talento para retribuir com uma quadra à maneira.
      Mas como não tenho, resta-me desejar-te um dia de Santo António
      amoroso e uma semana muito feliz.
      Beijo, amigo.
      ~~~~~~~

      Eliminar
  3. Um post admirável na apresentação!
    Adorei tudo por aqui.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      Fico muito feliz com a sua presença, Ana.
      Deixou-me uma apreciação muito generosa, que agradeço.
      Beijinho.
      ~~~~

      Eliminar
  4. Viva o Santo António
    Viva o São João
    E viva aquele demónio
    que me tomou o coração!!

    Beijinhos populares, Majo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Dar-te-ei um manjerico
      Se tu me deres o sermão
      Em que pregas contra o rico
      Pelo pobre teu irmão.»

      ~~ De Manuel Alegre

      Beijos santinhos, Graça.
      ~~~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  5. Houve tempos em que eu oferecia um manjerico por troca de uma quadra.
    E foram dando, dando e eu armazenando. Esgotados as flores e os vasos ofereço-te mais uma quadra a troco de nada (é só ir lá buscá-la).
    Se quiseres deixar um sorriso, acredita que fico rico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      Fico sempre enriquecida com o teu bom humor...
      Já lá vou ver, amigo.
      Grata pelo carinho.
      Beijo.

      Eliminar
  6. Muito linda postagem em homenagem e às tradições.

    Sou Antonio e não caso ninguem
    não me coloque de ponta cabeça
    pois pode me causar a vertigem
    apenas que ele não te esqueça.

    Aqui no Nordeste brasileiro o clima de São João é muito lindo e amanhã comemora-se Santo Antonio com todas suas crendices e fé.

    Muito bonito Majo.
    Carinhoso abraço na boa semana.
    Bjs de paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Reis, poeta amigo, gostei muito da quadra.

      Em Itália, fazem festa e oferecem prendas no dia do
      santo onomástico, como se fosse dia de aniversário.
      Que seja um dia muito feliz para si e seus.

      Uma semana muito inspirada e aprazível.
      Terno abraço.
      Beijo de paz.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  7. Bonito post

    De tanta coisa boa
    Que a vida nos quis dar
    Stº. António de Lisboa
    Tudo vem abençoar.

    A quadra não é minha. mas gosto dela.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão em gostar desta quadra que expressa gratidão.
      Muito obrigada pela simpatia, Elvira.
      Dias felizes.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  8. Que divertida postagem, MAJO !

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Por estes lados é o S. João ( quem havia de ser ?... ).

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      É verdade, num abrir e fechar de olhos
      e estamos no dia do teu santo onomástico.
      Depois conta como foi, João.
      Agradeço o carinho.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  9. Fico sempre encantada com a estética das tuas postagens, eu não tenho jeito :)
    Por cá, não há grande tradição de festejar este santo popular, tenho seguido os festejos pela TV; neste momento, acompanho as marchas.
    Uma vez mais, parabéns pelas tuas escolhas.
    Bjinho, Majo. Dias felizes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa alfacinha e castiça também se «entranha», facto que até aconteceu
      com F Pessoa, educado em fleumáticas escolas inglesas.
      Vivi em Lisboa e frequento-a, de vez em quando.
      Fico muito grata pela tua simpatia.
      Uma semana muito agradável.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  10. Pelo Santo António vi-tePelo
    São João fui falar-te
    No São Pedro convenci-te
    Falta um santo pra deixar-te.

    Tu festejas o Santo António, Majo, eu festejo a EUROCOPA 2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto dos jogos das seleções nacionais.
      Uma semana divertida, Teresa.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  11. Daqui a dia faz anos um tipo fantástico que nasceu algures entre as celebrações do São João e do São Pedro.
    E que, por isso mesmo, se chama João Pedro :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quem eu tenho por hábito felicitar e no ano passado andava pelo Canadá...
      Ótima semana, João Pedro.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Fico grata pelo carinho, Alda.
      Beijinho.
      ~~~~

      Eliminar
  13. Uma delícia os desenhos e as quadras. Santo António é mesmo popular entre nós. Gostei de ouvir a música de A. V. d'Almeida na voz da Anabela. Um bom dia de Santo António, Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma apreciação muito generosa, Graça. Muito obrigada.
      Que seja uma semana muito agradável.
      ~ Beijo.
      ~~~

      Eliminar
  14. Um belíssimo post, pelas ilustrações e pelas quadras que escolheste do Fernando Pessoa.
    Majo, tem uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada pela simpatia, Jaime.
    Para ti, uma semana muito agradável.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Muito completo e animado este teu post minha querida Majo.
    Sou alfacinha, vivi na Ajuda e em Belém, portanto tenho os Stº António na alma :)
    Gostei de ouvir a Anabela na Marcha De Campolide .

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. ~~~
    Também tenho uma ligação muito especial com Lisboa,
    vivi lá e apaixonei-me. É a cidade do meu coração.
    Fico grata por teres deixado a tua simpática opinião.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Um cheirinho a manjerico, uma explosão de cor e alegria, eis o Santo António na sua essência.:)

    Um grande beijinho, Majo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      Fico muito grata por deixar a sua simpática opinião.
      Beijinhos, MJ.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  19. O mês de Junho traz-nos o coração em festa. Há cantigas no ar, o cheirinho a sardinhas e a manjerico... E as quadras populares compõem o ramalhete.

    Muito obrigada, Majo.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada pelo incentivo e carinho.

    Beijinhos, amiga.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  21. E agora já anda por aí um cheiro a S. João, Majo. :)

    ResponderEliminar
  22. ~~~
    Luis, seja bem vindo!

    Ainda que seja vésperas de S João!

    Ótima despedida de primavera...
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  23. Um post adorável, para assinalar esta data, Majo!
    Grandes escolhas, sempre por aqui... já vi que será uma constante... e ainda bem!!!!
    Adorei tudo! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Ainda bem que gostou, Ana.
    ~~~ Beijinhos ~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~