19 março 2021

... HOMENAGEANDO OS PAIS ...


 
... Este ícone ortodoxo emociona-me ...

  O tempo girou e Portugal, os países  da CPLP  (exceptuando o Brasil)
e Espanha estão novamente no dia de homenagear os pais a
19 de Março, Dia de S José *

~~ *** ~~

. Desejo a pais e filhos

um dia muito especial em memórias e emoções .

 

       ~~ Balada para Adeline ~~

Foi criada por Paul de Senneville,  para celebrar o nascimento de sua filha.
Paul é jornalista, com o dom especial de criar música, sem a saber escrever
- chamam-lhe melodista - ele trauteia, grava e entrega a escrita a um músico.
Na altura,  já tinha parceria com o compositor e  produtor Olivier Toussant
e foi este que convidou o,  então,  jovem pianista Richard Clayderman para
compor um arranjo harmonioso, doce e suave como pretendiam...
Foi imediatamente um grande sucesso musical que catapultou a carreira
dos três músicos, levando-os à fama e estrelato... Decorria 1976...
Adeline, bebé, ficou célebre.

... Fotos Freepick ...                            
          ... Vendo-a sorrir ...

Filha, quando sorris, iluminas a casa
Dum celeste esplendor.
A alegria é na infância o que na ave é asa
E perfume na flor.

Ó doirada alegria, ó virgindade santa
Do sorriso infantil!
Quando o teu lábio ri, filha, a minha alma canta
Todo o poema de Abril.

Ao ver esse sorriso, ó filha, se concentro
Em ti o meu olhar,
Engolfa-se-me o céu azul pela alma dentro
Com pombas a voar.

Sou o Sol que agoniza e, tu, meu anjo louro,
 És o Sol que se eleva.
Inunda-me de luz, sorri, polvilha de oiro
O meu manto de treva.

 Guerra Junqueiro 
Poesias Dispersas 
 

... Um dia terno e amoroso ...


35 comentários:

  1. Hermoso homenaje, adore el poema te mando un beso

    ResponderEliminar
  2. Es un homenaje muy conmovedor y hermoso, me has tocado el corazón.
    Un abrazo Majo

    ResponderEliminar
  3. A beleza transcrita em melodias que nos tocam dentro da alma. Gostei muito deste seu trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Gran día tan especial para el padre y como no para la madre. Ese bello poema resume todo lo que un padre siente por su hija. Excelente acompañamiento para la ocasión con hermoso vídeo.
    Un abrazo amiga Majo y buen resto de semana.

    ResponderEliminar
  5. É uma data tão especial essa. Linda tua homenagem, adorei! beijos, tudo de bom,chica e meu abração aos papais que por aqui passarem!

    ResponderEliminar
  6. Junto a minha homenagem à sua, para todos os pais. Guerra Junqueiro, um poeta que anda tão esquecido aqui a lembrar-nos o grande amor que os pais têm pelos filhos. Lindíssimo!
    Uns dias tranquilos para si, minha Amiga Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Uma bela homenagem para os pais, comumente tratados como meros coadjuvantes, ante o protagonismo das mães. No Brasil, é no segundo domingo de agosto, a celebração aos pais.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito das suas escolhas!!! Bela homenagem! 👏👏👏

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Majo,
    Bela homenagem aos pais tendo como referência uma figura tão importante na vida de Jesus, como foi São José!
    A Balada por Adeline é lindíssima. Tenho-a ali na minha coleção de discos da década de setenta e ouvi-a dezenas de vezes;))!! Não conhecia a bonita história que está por detrás desta música intemporal.
    O poema de Guerra Junqueiro é uma ternura. Grande Poeta!
    Um beijinho e tudo pelo melhor.
    Saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Lembro bem Majo do surgimento do pianista, aqui nesta bela homenagem aos pais.
    Que bom que você sempre trás um belo carinho de filha boa.
    Que todos os pais de Portugal sintam a importância na vida dos seus.
    Aos da sua familia o meu abraço.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  11. Excelente conjunto de Icono, fotos, poesía y música para el homenaje a San José en el Día del padre.
    Un abrazo,Majo.

    ResponderEliminar
  12. Muito belo, tudo! O Ícone é belíssimo, assim como a música e a poesia. Ricos exemplos de pai!
    Gostei muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Uma publicação fantástica! :)
    *
    Mar...Alimento ilusório...
    *
    Beijo, e uma excelente noite...

    ResponderEliminar
  14. Um belíssimo post para homenagear os pais.
    O meu partiu em 2009. E tenho imensas saudades dele.

    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  15. por aqui festeja-se mais o Father's Day.
    Lá para Junho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. El 19 de Marzo es un día especial para mi, en esa fecha nació mi hijo y se llama Jose. Saludos amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felicitações ao teu filho, Sandra. Eu também me chamo José. Abraço, amiga.
      ~~~~~

      Eliminar
  17. Que linda e tocante homenagem
    Aos papais parabéns e o meu afetuoso abraço
    Beijinhos querida amiga

    ResponderEliminar
  18. Elogio e aplaudo esta sua publicação. Perfumada inspiração e criatividade poética, destinada ao dia do Pai. Lindíssimo sem dúvida.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    ( Feliz dia do Pai )
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  19. Desconhecia a história por detrás dessa bela balada.
    Linda e sentida homenagem.
    Um dia muito Feliz para todos os PAIS.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ando esquivo, minha amiga. Esquivo. Com o gongo batendo sem cessar em nosso país e a média diária de óbitos nos últimos dez dias ultrapassando a casa dos dois mil (2,200 em números absolutos), o desencanto é flagrante. Na prática, nada está sendo feito, salvo ações isoladas, como, por exemplo, a do nosso governador, que suspendeu todas as atividades não essenciais pela terceira semana consecutiva... E parece estabilizar-se o número de casos na Capital (Salvador)....
    Sou José, por isso, ainda perscruto o horizonte, mesmo sabendo que a enchente já não sobe tão devagar, quase tudo se desmorona, as pessoas amadas à nossa volta e tantas coisas estão sendo levadas... E nos revelamos impotentes para conter a avalanche... Não perdi a esperança, sou José... malgré a estupidez do governante-mor deste país!
    Depois deste desabafo, saiba que adorei a balada, que sempre me embala, e conhecer a história da sua criação. Gostei de reler Guerra Junqueiro, que anda meio esquecido, como bem o disse a amiga comum Graça Pires.
    É sempre bom conversar com você, Majo!
    Fraternal abraço,

    ResponderEliminar
  21. Olá, Majo, o Dia dos Pais é um dia de belas e merecidas homenagens, não há dúvida, porém é um dia dolorido de saudades e de recordações que nunca esquecemos, que estiveram presentes em cada etapa de nossas vidas. Pena eu não poder ver o vídeo, estou sem som e nessa pandemia...primeiro vou me vacinar!Depois levevaremos udo para os técnicos, rss.
    Beijinho, um bom fim de semana, cuide-se bem.
    O poema é encantador.

    ResponderEliminar
  22. Ao meu pai muito querido...

    TRISTE SINA


    Doença assassina.
    Dias de longo penar.
    Curta vida, triste sina,
    Sinto-me impotente a chorar.

    Quis, mas nunca pude expressar
    O muito que foi para mim;
    Dedicação e apoio sem-par,
    Respeito e amor sem fim.

    A recordação de velhas historias
    Mitiga os bons tempos idos,
    E vivo está nas nossas memorias

    Os belos momentos vividos.
    Junto ao mar, ou em bicicleta,
    Fugaz convivência, mas repleta.

    Trinta de Setembro

    Abrazo de vida,
    por este excelente iniciativa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~~~
      As minhas sentidas condolências.
      Abraço solidário, estimado amigo.
      ~~~~~~

      Eliminar
  23. Um excelente post comemorativo do dia do pai.
    Beijo, querida amiga Majo.

    ResponderEliminar
  24. Uma bela homenagem com música e melodia maravilhosa. Por aqui só em agosto e já vemos que este é um papel que vem sendo reconhecido por sua importância no desenvolvimento saudável dos filhos. bjs

    ResponderEliminar
  25. Que bonito, Majo.
    Um post muito bem concebido, para não deixar em branco um Dia tão significativo. Para quem é pai tem um sabor especial a chegada destes carinhos.
    Num tempo que nos limita tanto os afectos, com sombras muito carregadas no horizonte, cresce uma ansiedade pelo futuro incerto que nos está reservado. Recebi a visita duma filha para me dar um abraço. Vinha equipada como um astronauta. Fartámo-nos de rir.
    Um beijinho muito amigo e votos de boa saúde. A "vaccine" espero-a sentado, fui fazer barulho com a médica de família que não tinha actualizado o código do diagnóstico, que me daria a primeira prioridade no Plano da treta.

    ResponderEliminar
  26. Bom de escutar essa balada.É um dia após outro para recordar o Pái.
    Saudades de ti.
    Beijo.
    Saúde

    ResponderEliminar
  27. Um música inesquecível e um poema de Guerra Junqueiro.
    Dava sempre caramelos ao meu Pai, ele adorava; era um brincalhão e foi uma dor imensa vê-lo sucumbir à doença (Alzheimer). Morreu há 10 anos.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  28. Querida amiga Majo, embora com uns dias atrasada, aqui lendo, ouvindo, percebendo a sensibilidade, Richard Clayderman é a inspiração, adoro-o!
    O poema de Guerra Junqueiro, lindo demais, acredito que o pai que ama seus filhos são todos poetas assim!
    Os pais mere3cem todas as comemorações, deixo aqui os meus fotos de felicidades à todos os pais!
    Aqui no Brasil se comemora no segundo domingo de agosto!
    Abraços bem apertados

    ResponderEliminar
  29. ~~~
    «TODO O BOM PAI ENFRENTA A MESMA TENTAÇÃO:
    GUARDAR PARA SI OS FILHOS, FORA DO MUNDO,
    LONGE DO TEMPO.»
    Mia Couto

    PROTEGER, AMPARAR, EDUCAR, DAR O EXEMPLO...

    NÃO É FÁCIL DEIXAR OS FILHOS VOAREM E AINDA MAIS

    DIFÍCIL É VERMOS OS PAIS PARTIREM...

    È ENTRE SAUDADE E ALEGRIAS, QUE SE VIVEM AS HOMENAGENS

    DESTE DIA DEDICADO A UM AMOR TÃO ESPECIAL...

    AGRADEÇO-VOS TEREM REGISTADO OS VOSSOS SENTIMENTOS,

    A COLABORAÇÃO, O APOIO E INCENTIVO. BEM-HAJAM.

    DIAS DE PRIMAVERA ILUMINADOS E FELIZES.

    AMIGOS, OS MEUS CORDIAIS ABRAÇOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  30. Uma homenagem graciosa aos pais, cuidadosamente preparada!
    Muita saúde e paz, Majo. Nosso Pai zela por nós e nenhum dos seus planos será frustrado.
    Meu abraço neste início de Primavera, Anete

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigada, Anete.
    Retribuo o seu abraço primaveril. Beijos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  32. Nunca é atrasado o abraço, a alegria, a saudade, o amor, a educação, o braço forte, e tanto que fica por dizer sobre o nosso PAI e que está tatuado na alma.
    Que o Santo Maior- S. José- nos guie e guarde
    Beijinho grande, querida Majo

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~