06 setembro 2019

CENTENÁRIO DE SOPHIA...


~~~ MAR ~~~

  ... H O M E N A G E M ...

6 de Novembro de 1919
 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
         
    2 de Julho de 2004
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
... Leiamos os seus poemas ...


~~~ MADRUGADA ~~~

 Um leve tremor prende a madrugada
Quando mar e céu na mesma cor se azulam
E são mais claras as luzes dos barcos pescadores
E para além de insónias e rumores
A nossa vida se vê extasiada
* * * * * * 
Ilhas ~ 1989


~~~ INICIAL ~~~

 O mar azul e branco e as luzidias
Pedras. O arfado espaço
Onde o que está lavado se relava
Para o rito do espanto e do começo
Onde sou a mim mesma devolvida
Em sal espuma e concha regressada
À praia inicial da minha vida.
 * * * * * *
Dual - 1972


~~~ INSCRIÇÃO ~~~

 Quando eu morrer voltarei para buscar  
Os instantes que não vivi junto do mar.
~~~ Fotos da Meia Praia ~~~

27 comentários:

  1. O mar... um tema constante na poesia da Sophia que aprecio imenso.
    Obrigada pela visita.
    Deixei um novo desafio e espero que participe.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  2. E eu que adoro o Mar, sinto-me perfeitamente envolvida
    por esta mágica de Sophia.

    Gostei muito de mais esta publicação a homenagear esta
    grande autora, neste ano do Centésimo Aniversário do
    seu nascimento.

    Em Novembro também farei um pequeno post. :)

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Lindo vídeo e o mar que a encantava, encanta a todos nós! Linda homenagem e poesias escolhidas! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Pura magia imagens, som e o lirismo das letras.

    Beijão

    ResponderEliminar
  5. Bom dia , Majo! A Sophia sabia muito bem como expressar seus sentimentos numa poesia sublime. "Quando eu morrer voltarei para buscar
    Os instantes que não vivi junto do mar." Que belo! Grande beijo. Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Majo,
    Uma belíssima homenagem a Sophia na comemoração do seu centenário!
    O vídeo com o poema nele inscrito é lindo e toda a sua poesia me encanta.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Querida Majo, que linda homenagem! :) Beijinhos e bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Ler Sophia de Mello Breyner é sempre um privilégio.
    Bonita homenagem.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Que poemas lindos nesta grandiosa homenagem
    Beijokokinhas minha amiga

    ResponderEliminar
  10. Majo são belas as escolhas para tão merecida homenagem... Bj

    ResponderEliminar
  11. Uma mente única numa geração... um exemplo de criatividade, de qualidade de escrita, bem como na defesa dos direitos

    Parabéns pela iniciativa, um óptimo fim-de-semana

    ResponderEliminar

  12. Grande senhora da poesia em lingua portuguesa, Majo!
    gosto muito:)
    abraço, bom fim de semana
    Angela
    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Uma grande poetisa e a tua homenagem ficou magnífica com estes belos poemas
    Beijinhos no core e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  14. Homenagem de gala Majo, nesta seleção de poemas da Sophia.
    Gosto muito desta dedicação de partilhar cultura e coisas belas.
    Ah, se fosse possível este voltar e viver momentos que passaram ao largo.
    Grato amiga.
    Beijo e bom domingo para uma semana abençoada e feliz com leveza.

    ResponderEliminar
  15. Gosto imenso desta homenagem pois tu partilhas conosco as pérolas da grande poetisa Sophia
    Lindo e agradável momento de leitura, querida amiga
    Beijinhos e abracinhos apertados

    ResponderEliminar
  16. Oi Majo!
    Nossa, que coisa linda.
    Um grande amor pelo mar esculpido em poemas. Uma escritora de primeira.
    Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
  17. Olá Majo!
    Bela homenagem à poesia e a Sophia!
    Gosto de a (re)ler!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Como Sophia, voltaremos para buscar os instantes que não vivemos. E metade dela é maresia...

    Há tempos sentei-me nas escadas de Sophia e rejubilei. O instante só poderia ser intenso como o bramido das ondas. Chovia ...

    Grata por tão criteriosa escolha, querida Majo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. A postagem é linda, mas o mar me assusta...e me assusta porque me fascina!
    Os poemas são bonitos, tanto como os mares. Gostei de tudo!
    Desejo a você e aos seus uma semana de prosperidade.
    Bjs, amiga Majo!

    ResponderEliminar
  20. Tenho que me concentrar nos poemas e esquecer a arrogância da pessoa.
    Beijinho, boa semana

    ResponderEliminar
  21. O mar cercou sempre a poesia de Sophia. Fez tão maravilhosos poemas que hoje podemos dizer "o mar de Sophia" sem que nos pareça exagerado. Gosto tanto…
    Uma boa semana minha Amiga Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  22. Muito interessante a sua publicação :))

    Hoje:-Procuro na solidão. |Poetizando e Encantando|

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
  23. Uma homenagem merecida e muito bem conseguida.
    Beijo, amiga Majo.

    ResponderEliminar
  24. Não a conhecia. Belos poemas, Majo; obrigado! Boa semana, meu abraço; fica bem.

    ResponderEliminar
  25. Sou declaradamente fã da grande Sophia Andresen e, conheço bem menos do que gostaria sobre sua obra. Por aqui estou a me ilustrar com prazer, Majo.
    Destaco minha preferência para o 2º poema postado: " O mar azul e branco e as luzidias pedras..."

    Tenha uma ótima semana.
    Abração,
    Calu

    ResponderEliminar
  26. ~~~
    QUERIDOS AMIGOS.

    É MUITO GRATIFICANTE SABER QUE APRECIASTES, TANTO A MINHA SELEÇÃO

    DE POEMAS, COMO A MINHA PUBLICAÇÃO.

    AGRADEÇO INTERAGIREM COMIGO E COM O MEU TRABALHO.

    A CADA UM, O MEU ABRAÇO CORDIAL.

    VOTOS DE DIAS APRAZÍVEIS PARA TODOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~