06 novembro 2021

~~ A CECÍLIA MEIRELES ~~

 

~~ 120 ANOS COM A ILUSTRE POETA ~~

Da Bachiana Brasileira nº1,  de Villa-Lobos - Prelúdio -  Ária 'Modinha'
 ... Heitor Villa-Lobos e Cecília Meireles foram contemporâneos ...
A Poeta chegou a aprender canto, violino e violão.


Cecília Benevides de Carvalho Meireles
~~ Rio de janeiro, 7/11/1901 -- 9/11/1964 ~~ 
   Notabilizou-se como pedagoga, poetisa e tradutora
Teve papel relevante na educação e cultura do seu tempo. 
Descendente de portugueses, seu prestígio foi internacional. Traduziu várias línguas, incluindo russo, chinês, hebraico, sânscrito, hindi e seus dialetos, sendo premiada pela Índia.
Uma vida dedicada às Letras desde menina, permitiu que
escrevesse no Parnasianismo, Modernismo e Simbolismo.

 Não é fácil selecionar textos para uma homenagem à Poeta, porque eles estão espalhados pelos
livros escolares,  ainda ensinando aos estudantes brasileiros o que é Poesia e como escrevê-la.
Assim, a minha preferência baseou-se especialmente em afinidades afetivas.

 ~~ Motivo ~~
* * * * * * * * * * * * * * * * *
«Eu canto porque o instante existe
a minha vida está completa.
não sou alegre nem triste,
sou poeta.»
Esta lengalenga constava do livro de textos de Língua Portuguesa do 3º ano de minha filha, 
pelo que, tenho por ela muita ternura e desperta-me grande saudade da sua infância. 

~~ Jogo da bola ~~
* * * * * * * * * * * * * * * * *
A bela bola
rola:
A bela bola do Raul.
o
Bola amarela a da Arabela,
a do Raul,
azul.
o
 Rola a amarela
e pula a azul.
o
A bola é mole,
é mole e rola
o
A bola é bela,
é bela e pula.
o
É bela, rola e pula,
é mole, amarela, azul.
o
A de Raul é de Arabela,
a de Arabela é de Raul.
Gosto deste poema marítimo, em que autora lembra os seus genes das ilhas portuguesas dos Açores
-- «porque isto é mal de famíliaser de areia, de mar, de ilha...»

~~ Beira-mar ~~
* * * * * * * * * * * * * * * * * 
«Sou moradora das areias  
 de altas espumas: os navios 
passam pelas minhas janelas 
como o sangue das minhas veias,
como os peixinhos nos rios... 
*
Não têm velas e têm velas
e o mar tem e não tem sereias:
e eu navego e estou parada,
vejo mundos e estou cega,
porque isto é mal de família,
ser de areia, de mar, de ilha...
E até sem barco navega
quem para o mar foi fadada.
*
Deus te proteja, Cecília
que tudo é mar e mais nada.» 
Embora a autora tenha afirmado que não era alegre nem triste, perpassa por toda a sua poesia de
adulta, uma melancolia triste contida, mas perfeitamente sentida e comovente...

 ~~ Epigrama nº 3 ~~
* * * * * * * * * * * * * * * * *
«És precária e veloz, Felicidade.
Custas a vir e quando vens, não te demoras.
Foste tu que ensinaste aos homens que havia tempo
e, para te medir, se inventaram as horas.

Felicidade, és coisa estranha e dolorosa.
Fizeste para sempre a vida ficar triste:
porque um dia se vê que as horas todas passam 
e um tempo despovoado e profundo, persiste.»
A escritora titulou-se 'poeta', porém, a verdade é que a sua escrita é bastante feminina.

~~ De 'Canção' ~~
* * * * * * * * * * * * * * * * *
«De longe te hei-de amar
da tranquila distância
em que o amor é saudade
e o desejo constância.»
O séc XX iniciou-se com a auspiciosa instalação da luz elétrica nas cidades.  Creio que o
mundo cria que se iniciava um novo ciclo civilizacional, o que realmente aconteceu mais 
a nível tecnológico, porém, nesse novo mundo iluminado, a década deu à luz uma ilustre 
plêiade de autores ilustres em Língua Portuguesa, que marcaram a cultura do seu tempo, 
expressando-se também  pela poesia. 
De 1 901, sã0 José Régio, Cecília Meirelles e Vitorino Nemésio.  Seguiram-se Drummond 
de Andrade, João Gaspar Simões, Pedro Homem de Melo, Mário Quintana, Miguel Torga 
e de Cabo Verde, Jorge Barbosa, Lopes da Silva e Manuel Lopes. 
Escritores que são marcos na História da Literatura. 
MajoDutra

47 comentários:

  1. Lindo homenaje, hermoso poema. No la conocía y me gusto hacerlo. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. Gosto sobretudo de Beira-mar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Majo, tu sempre escolhes bem para homenagear.
    Gosto da Cecília e gostei de tuas poesia e bem justificadas escolhas!
    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Não é possível escolher porque os poemas de Cecília Meireles são todos excelentes. Que bonita homenagem, minha Amiga Majo! E os poemas que escolheu têm a ver com a sua sensibilidade. Gostei tanto.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Gostei das escolhas que fez da Cecília Meireles.
    Numa bela e mais que merecida homenagem.
    Continuação de boa semana, querida amiga Majo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Excelente homenagem, Majo.
    Gosto muito de Cecília Meireles e da sua
    sensibilidade poética.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Olá Querida Majo,
    Graciosa homenagem que fez à Cecília Meireles, adoro os seus poemas infantis!
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Fique bem, beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Olá, amiga Majo.
    Linda e merecida homenagem a Cecília Meireles.
    Sem dúvida uma mulher fascinante, da cultura, e particularmente da poesia.

    Excelente descrição do seu papel na sociedade em diversas vertentes, que aqui tão bem nos descreve, com muito pormenor. A que me associo, com uma sua frase emblemática.

    "Liberdade é uma palavra que o ser humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda"

    Cecília Meireles

    Parabéns, minha amiga!
    Votos de continuação de ótima semana, com muita saúde.
    Beijinho com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Uma linda homenagem a Cecília Meireles, uma grande poetisa que tanto aprecio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito bela a homenagem a Cecília Meireles. Merecidamente, Cecília, grande poeta, é um dos maiores vultos da literatura brasileira. O seu acervo literário é notável, tendo as suas letras indo muito além das fronteiras do Brasil, para chegarem a todos os continentes!

    Um dia lindo pra vc, amiga Majo.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Majo,
    Mais uma belíssima e justíssima homenagem a esta Grande Poeta!
    Não conhecia os poemas que transcreveu e gostei imenso. A lengalenga é muito interessante!
    Cecília Meireles faz parte de uma geração de ouro!
    Um beijinho e uma ótima tarde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Cecília Meireles escreveu lindas poesias, poemas e textos. Admirável mulher!
    Sua homenagem ficou excelente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. A beautiful tribute to Cecília Meireles.

    ResponderEliminar
  14. Eterna Cecília, eterno versar de felicidades e tristezas, poesia maiúscula e tão singular. Bela homenagem.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  15. Homenagem poética lindíssima à ilustre poetisa Cecília Meireles. Poemas deslumbrantes que me fascinou ler.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  16. Por razões que não virão ao caso,
    trago um texto por mim publicado

    Este

    «Houve um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

    Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.»

    Cecília Meireles,

    ResponderEliminar
  17. Que bela homenagem com uma busca da definição de Cecília.
    E Motivo diz tudo dela mesmo, lindo poema que foi musicado e cantado por vários autores.
    Uma bela seleção de sua obra, que mostra sua grandeza e aqui boa contextualização que envolveu os modernistas.
    Grato Majo pela bela partilha.
    Um feliz fim de semana amiga.
    Beijo e paz no coração.

    ResponderEliminar
  18. Uma pulsante e linda homenagem aqui fizestes à poetisa Cecília, ornadora, criadora incomparável e educadora das belas-artes da Língua Portuguesa.
    Ao ser apresentada, na meninice, à Menina Bailarina, tornei-me sua fã dedicada. Desde lá, leio seus poemas conhecidos e outros que garimpo em buscas pela web.
    Vc traçou um desenho bem marcado da poetisa aguçando seus leitores e prestando uma homenagem singular.
    Bela postagem, Majo.
    Bom final de semana.
    Bjsss,
    Calu

    ResponderEliminar
  19. Muito bonita esta publicação.
    Poesia e poeta admiráveis.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Olá, amiga Majo.
    Passando por aqui, relendo este excelente post de homenagem à grande Cecília Meireles, e desejar um Feliz fim de semana com muita saúde.
    Beijinhos com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Gran emotivo y hermoso homenaje a tu compatriota y gran poeta.
    Un gran abrazo Majo y te deseo un buen fin de semana amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é portuguesa, amigo. É brasileira.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  22. Sim, minha Amiga Majo, associo-me à sua homenagem a Cecília Meireles e cito o ensaísta e crítico literário (já falecido) Afrânio Coutinho: "A morte de Cecília Meireles causou um impacto na consciência literária brasileira, considerada que era a maior expressão feminina da poesia nacional ainda surgida. Não ocorreu com ela o que é comum com muitos escritores: um hiato de declínio na popularidade. Ao contrário, sua fama parece antes haver-se consolidado e ampliado como provam os numerosos estudos críticos surgidos nestes últimos anos, consagrando uma figura e uma obra das mais altas e mais requintadas das letras brasileiras".
    Para mim Cecília Meireles é uma poeta que sempre leio, que me inspira, que me deixa em paz com as palavras dela e comigo mesma.
    Deixo aqui um poema, entre muitos, de que gosto bastante por misturar a realidade visível com o seu próprio eu:"

    Se não houvesse montanhas!
    Se não houvesse paredes!
    Se o sonho tecesse malhas
    e os braços colhessem redes!

    Se a noite e o dia passassem
    como nuvens, sem cadeias,
    e os instantes da memória
    fossem vento nas areias!

    Se não houvesse saudade,
    solidão nem despedida...
    Se a vida inteira não fosse,
    além de breve, perdida!

    Eu não tinha cavalo de asas,
    que morreu sem ter pascigo
    E em labirintos se movem
    Os fantasmas que persigo."

    Do livro "Canções", 1956

    Um bom domingo. Obrigada pelo convite.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratíssima pela colaboração, querida Poeta.

      Dias saudáveis e serenos. Beijinho.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  23. Uma bela homenagem a Cecília Meireles. Obrigada pela partilha...
    Obrigada pela visita...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  24. Da gusto leer estas entradas que nos dan a conocer cada vez, otras y otros buenos poetas.
    Un gran homenaje y bonito poema.
    Abrazos,Majo.

    PD:El día 4 de Noviembre envié un comentario a esta entrada, pero no lo veo, así que vuelvo a comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es la segunda vez que esto sucede ...
      No sé qué está pasando ... Nadie más se quejó.
      Voy a averiguar por correo.
      Buen domingo amigo José. Abrazo.
      ~~~~~~~

      Eliminar
  25. Parabéns pela homenagem à poetisa Cecília Meireles
    adoro sempre quando encontro a poesia da lusofonia retratada e homenageada
    especialmente que os poemas da Cecília têm uma musicalidade muito grande

    deixo aqui o poema que transcrevo da internet

    Recado aos amigos distantes
    Meus companheiros amados,
    não vos espero nem chamo:
    porque vou para outros lados.
    Mas é certo que vos amo.
    Nem sempre os que estão mais perto
    fazem melhor companhia.
    Mesmo com sol encoberto,
    todos sabem quando é dia.
    Pelo vosso campo imenso,
    vou cortando meus atalhos.
    Por vosso amor é que penso
    e me dou tantos trabalhos.
    Não condeneis, por enquanto,
    minha rebelde maneira.
    Para libertar-me tanto,
    fico vossa prisioneira.
    Por mais que longe pareça,
    ides na minha lembrança,
    ides na minha cabeça,
    valeis a minha Esperança.

    ResponderEliminar
  26. Un bello homenaje a tú compatriota poetisa. Desconocía sus textos. Maravillosos.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é portuguesa, amigo. É brasileira.
      ~~~~

      Eliminar
  27. Quantos versos, quantas trovas
    Quanta arte em poesia
    Quanto engenho e maestria
    Da Cecília e aqui, as provas!

    São tantos versos diversos
    Do gosto e cada um
    Mas há um gosto comum:
    De Cecília os belos versos.

    Eu arremedo a poeta
    Por mero versejador
    E por admirador
    Da bela arte discreta.

    Poesia com a beleza
    Da luz de sua alma acesa
    Como um enorme fanal.

    Fanal de luz ao Brasil
    Por uma cessão gentil
    De progênie em Portugal.

    Parabéns, querida Majo por lembrança e homenagem tão merecida aa essa gigante da poesia com ramificações dos Açores (algumas raizes minhas de ancestrais) Continente português, de de abrangência no mundo literário. Ela é grande, a imortal poeta que não queria ser chamada de poetisa. Abraços cordiais à ti, amiga Majo e aos teus leitores e contribuidores. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, estimado amigo. Abraço.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  28. Belo post. Cecília Meirelles é uma das minhas poetisas preferidas.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  29. Boa noite, Majo! Cecilia Meireles merece mais essa homenagem. Um mulher poeta que deixou-nos um grandioso acervo artístico. Minha querida amiga, nessa minha fase à véspera de lançar livro, não pude dar atenção a vocês. Toda atenção foi para que o livro saísse do jeitinho que eu quero. li e reli o copidesque várias vezes, fizemos ajustes e isso tudo demanda tempo , além de gerar muito cansaço. O livro fica pronto nessa semana, graças a Deus! Creio que daqui pra frente, os outros que virão, serão de uma carga emocional mais leve. Eu também sinto falta das lindas postagens que vejo por aqui e nos outros espaços dos amigos. Grande beijo! Feliz semana!

    ResponderEliminar
  30. Essa não é de Queiroz, é de Cecília:
    "Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar."
    Cecília Meireles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia essa, mas sabia esta...
      «Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder.»
      Porém a perda da cátedra para Clovis Monteiro deve ter sido um mau momento...
      Boa semana, amigo Laerte.
      ~~~~~~

      Eliminar
  31. Tens razão, Majo: difícil essa escolha entre as perolas que Cecília produziu e, como bem dizes, espalhadas estão. O lado bom é que, qualquer que fosse a escolhida, com certeza nos agradaria à alma! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
  32. Bela homenagem. Gosto muito de Cecilia e suas escolhas foram excelentes. Fica aqui um fragmento de Motivo, que gosto muito.
    'Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Não sou alegre nem sou triste:
    sou poeta.'

    ResponderEliminar
  33. Que linda homenagem, sempre lindo reler Cecília Meireles, aqui se pode recordar todas as boas letras poéticas dessa grande poeta!
    Abraços apertados querida amiga Majo!

    ResponderEliminar
  34. Que bela homenagem, uma das poetisas que está no rol das minhas preferidas, pela musicalidade, pelas suas ideias, pela construção de seus poemas, penso que é a que mais admiro, tenho muito carinho pelo que foi, pela obra que deixou.
    Beijinho, Majo, uma feliz semana.

    ResponderEliminar
  35. Também gosto da poetisa e parabéns pela escolha para a homenagear!!! Bj

    ResponderEliminar
  36. Boa noite, Majo.

    Muito linda a homenagem que você faz à grande poeta Cecília Meireles e seus maravilhosos poemas. Sempre houve uma poesia da Cecília na minha vida, desde criança. O último poema que me representou foi "Retrato", quando eu estava sentindo a velhice chegar. Agora que acostumei rsrsss, ando loucamente apaixonada, por "Interlúdio", pois com a passagem do tempo sinto necessidade de viver o momento - o aqui e agora -, sem pensar no passado nem nas perspectivas do futuro; e ao mesmo tempo estar no aconchego, em segurança, ao lado da pessoa que amo. Obrigada por esse post tão maravilhoso.

    Deixo aqui a linda poesia que me representa no momento atual de minha vida.

    INTERLÚDIO

    As palavras estão muito ditas
    e o mundo muito pensado.
    Fico ao teu lado.

    Não me digas que há futuro
    nem passado.
    Deixa o presente — claro muro
    sem coisas escritas.

    Deixa o presente. Não fales,
    Não me expliques o presente,
    pois é tudo demasiado.

    Em águas de eternamente,
    o cometa dos meus males
    afunda, desarvorado.

    Fico ao teu lado.

    Bjs, Marli

    ResponderEliminar
  37. Belíssima homenagem ã Cecília Meireles.
    Aplaudo e elogio os poemas escolhidos.
    Beijinhos para tí, Majo
    Verena.

    ResponderEliminar
  38. Majo querida,
    Estive as voltas com as celebrações dos 40 anos de
    meu casamento. Nada externo, mas sim entre nós dois.
    Mas falando de Cecília,
    Ela faz parte da minha vida
    desde menina. Amo sua poesia e
    sua linda trajetória e foram delas
    os primeiros poemas que li para minhas duas netas, uma de cada vez. Eu lia e elas interpretavam.
    Muito linda sua homenagem , sou grata por mais essa linda publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  39. «Ser amigo não nos cobra taxa de carinho, não nos exige prestações de serviços, nem nos coloca selo de garantia, mas nos ensina a amar, a respeitar, a ser leal com aquele que nos confia seu coração , mesmo que os ventos soprem, mesmo que o tempo os distancie, mesmo que as ocupações diárias ou as divergências os façam se ausentar, amigo quando é amigo não é capaz de abandonar, trair ou machucar. É por isto que a palavra de Deus diz "há amigos mais chegados que um irmão"(pv 18) e esta é uma das verdades mais lindas que já conheci e que já vivi, há amigos que amamos mais , há amigos que queremos um bem tão grande, e às vezes nem sabem o tamanho valor que nos tem.. Valorize aqueles que fazem de um tudo para te ver bem...»
    CECÍLIA MEIRELLES

    AGRADEÇO DE 💛 A TODOS QUE COLABORARAM E TAMBÉM AOS QUE APENAS

    SE ASSOCIARAM A ESTA HOMENAGEM DEDICADA À EXCELENTE ESCRITORA

    HUMANISTA E COMPLETA QUE FOI CECÍLIA MEIRELLES.

    A CADA UM, O MEU ABRAÇO SINCERAMENTE GRATO E CORDIAL.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~