Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

21 maio 2021

~~ HOMENAGEM AOS AÇORES ~~

 
)))   (((
~~ 'As Ilhas dos Açores', música dos Madredeus ~~
. Fotografias das nove ilhas deste arquipélago da Macaronésia .

É na próxima Segunda-Feira do Espírito Santo, que
festejam nos Açores, 45 anos de Autonomia Regional.
   
As festividades públicas estão adiadas ou condicionadas devido à pandemia.
~~~ Que se comemore em privado e virtualmente! ~~~

Primeiro mapa do Arquipélago dos Açores de 1 584Clique.
De Luis Teixeira Abraham Ortelius
  O Dia dos Açores é comemorado anualmente no dia da maior celebração  
religiosa das ilhas --  a Festa do Espírito Sant o -- que aliada à festa cívica,
comemoram a  açorianidade  com rituais religiosos, encontros culturais
e tradições bem antigas; também da gastronomia e doçaria de cada ilha.

Assembleia Legislativa da Região Autónoma
 * Açores, Horta, Faial  *

Mesa da Presidência decorada com obras do artista Carlos Carreiro.

~~~  * * * ~~~

... Vitorino Nemésio ...
 Intelectual açoriano,  professor catedrático da Faculdade de Letras
 de  Lisboa,  poeta,  romancista  e  cronista;  foi  a personalidade  que
mais contribuiu para a divulgação do conceito de açorianidade.

... O que escreveu ...

«A geografia, para nós, vale outro tanto como a história...
Como as sereias,  temos dupla natureza:  somos de carne  e  de  pedra.
Os nossos ossos mergulham no mar...
Se me puder fechar entre quatro paredes, na Terceira, sem obrigações
  com o mundo e com a vida civil já cumprida,  tentarei um ensaio sobre  
  a minha açorianidade subjacente que o desterro afina e exacerba...»

~~*** ~~

~~~ O  PAÇO  DO  MILHAFRE ~~~
(Saudades perenes das queridas ilhas)
À beira de água fiz erguer o meu Paço
De Rei-Saudade das distantes milhas,
Meus olhos, minha boca eram as ilhas;
Pranto e cantiga andavam no Sargaço.

~.~

Atlântico, encontrei no meu regaço
Algas, corais, estranhas maravilhas!
Fiz das gaivotas minhas próprias filhas
Tive pulmões nas fibras do mormaço.

~.~

Enchi infusas nas salgadas ondas
E oleiro fui que as lágrimas redondas
Por fora fiz de vidro e, dentro, de água.

~.~

Os vagalhões da noite me salvavam
E, com partes iguais de sal e mágoa,
Minhas altas janelas se lavavam.

* * * * * * * * *
Vitorino Nemésio
... Cidade de Horta, 'A Ilha Azul', sede da Assembleia Legislativa dos Açores ...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Fontes das fotos privadas - A - B - C... Clique ~~~

33 comentários:

  1. Olá, amiga Majo!
    Bela homenagem aos Açores!
    Com uma excelente música dos Madredeus! Banda que muito admiro.

    Saliento também nesta homenagem, a inclusão de uma figura ímpar da cultura portuguesa, açoreano inconfundível, Vitorino Nemésio. Que aprendi muito com ele. Num programa que apresentava na RTP. Que se chamava, "Se bem me lembro". Em que eu adorava ver. Foi um homem notável.
    E este soneto que aqui trouxe. É maravilhoso!
    Uma homenagem notável à sua terra. Os Açores.

    Gostei muito do que aqui deixou, amiga Majo.

    Parabéns!

    Desejo uma boa noite, e ótima sexta feira.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber que se lembra de Vitorino Nemésio e que apreciou o seu programa.
      Beijinhos, amigo.
      ~~~~

      Eliminar
  2. E eu que ainda não conheço os Açores e a Madeira?
    Quase pecado.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixe para muito tarde, amigo. Beijinhos
      ~~~~

      Eliminar
  3. Muy bello lugar es muy bello. El poema tambien. Te mando un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente ilhas muito belas, Judith. Beijos
      ~~~~~

      Eliminar
  4. Que lindo homenaje a un lugar precioso. Saludos a la distancia amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ilhas têm paisagens preciosas, como dizes, amiga. Saludos
      ~~~~~

      Eliminar
  5. Bello homenaje a Las Azores, todo un lujo para esas bellas islas. Me gusto mucho el vídeo Madredeus, así como el reconocimiento que le haces a Vitorino Nemésio.
    Un fuerte abrazo Majo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada uma das 9 ilhas tem uma beleza muito própria, mas a cultura é comum a todo o arquipélago.
      Um bom abraço, amigo Juan.
      ~~~~

      Eliminar
  6. Homenagear os Açores, ouvir Madredeus e lembrar Vitorino Nemésio. Junto-me a si, minha Amiga Majo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço profundamente a companhia, querida Amiga.
      Juntas somos mais poderosas...(: )) Beijinho.
      ~~~~

      Eliminar
  7. Linda e bem merecida homenagem ao Açores,Majô! Lindo fds e boa festa ! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não festejo, querida Chica. Nos Açores é uma festa grande e farta, preparada com muita antecedência. Quem as vivenciou lamenta estar longe... Beijos
      ~~~

      Eliminar
  8. Un bonito y gran homenaje a las Azores,una bonita isla a tenor de tus fotos.La verdad es que no he estado nunca,pero leyendo ese tributo dan ganas de volar hacia tan bonito lugar al que te transportan tan bellos versos.
    Madredeus,como siempre,geniales.
    Abrazos Majo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado José, são nove ilhas preciosas, sim, tens que pensar em visitá-las.
      Vais gostar da viagem e conta-me como foi. Abraços, meu amigo.
      ~~~~

      Eliminar
  9. Vitorino Nemésio um poeta exemplar. Homenagem muito bonita.
    .
    Abraço fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eixou-nos uma poesia singular, muito marcada pela sua açorianidade.
      Muito obrigada, Ricardo. Abraço.
      ~~~

      Eliminar
  10. Belíssima reportagem, amiga Majo! Nada foi descurado, das belíssimas paisagens às palavras de Vitorino Nemésio.
    Um grande abraço com o voto de bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada GL. Apareça sempre que desejar. É muito bem vinda.
      Retribuo o grande abraço.
      ~~~

      Eliminar
  11. Esta publicação acendeu-me fogueiras no peito e atacou-me ainda mais a alma de umas saudades que me doem tanto...
    Quem me dera lá agora!

    Bom fim-de-semana, querida amiga!
    beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem eu, querida Fá. Também eu! Quem ne dera! Beijinhos.

      Eliminar
  12. Olá Querida Majo
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Fantástico trabalho em homenagem aos Açores.
    Obrigada pela partilha, aprendi coisas novas.
    Votos de um Domingo feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, gostei de saber que o 'post' foi do seu agrado.
      Beijinhos, Isamar.
      ~~~~~

      Eliminar
  13. Os Açores com tantas belezas é um lugar encantado aqui bem homenageado.
    Meu sobrinho jogador está por lá e as fotos envidas são maravilhosas.
    Um lugar a ser conhecido.
    Grato Majo por mais este belo trabalho e ainda trazer o Madredeus que adoro.
    Um bom domingo creio com a maquina já restaurada.
    Beijo e paz no coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre grata pelo apoio e carinho. Beijo, amável amigo.
      ~~~

      Eliminar
  14. Majo, que lindo esse vídeo dos Açores, isso é um paraíso! Há tempo o fantástico fez uma reportagem desse pedaço de paraíso, foi lindíssimo.
    Que bom você trazer, uma bela homenagem!
    Uma feliz semana pra você, beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. E para não esquecer... belíssimo o poema de Vitorino Nemésio, imagino uma dor no peito, uma dor de saudade é difícil...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Iaís, fico muito grata pela atenção, colaboração e simpatia.
      Beijos
      ~~~

      Eliminar
  16. Um primoroso post; cultura, tradição e história, celebração à liberdade.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre assertivo e verdadeiro, amigo António. Agradeço a colaboração e o carinho.
      Abraço de boa amizade.
      ~~~~

      Eliminar
  17. Eu sou da décima Ilha dos Açores

    No Brasil, e, açoriana

    Pela razão da humana

    Colonização – Das Flores,

    Terceira... E por pendores

    Dos outros, aculturados

    Por ela, com seus legados

    Transmitidos a futuros

    Indivíduos, que maduros,

    Repassam os mesmos dados.



    A cultura do ilhéu catarinense predomina, sempre, traços açorianos ou de portugueses continentais que foram muitos também; mesmo que miscigenados pela cultura germânica, italiana, indígena e tantas outra sem tanta importância como a inglesa, francesa, africana...

    Ainda hoje fui o lançamento de um livro sobre a tradição das festividades do Divino Espírito Santo, com raízes nos Açores, em todo o litoral do Estado de Santa Catarina, cujo nome, o mesmo da ilha, foi dado por ela que teve como por padroeira Santa Catarina de Alexandria, protetora dos nautas que aqui aportaram no início de sua Colonização.

    Bela homenagem, Majo! Parabéns! Meu abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado Laerte, agradeço profundamente ter abrilhantado a mensagem deste 'post'
      que me toca de modo especial.
      O meu abraço de boa amizade.
      ~~~~~~~~

      Eliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~