08 janeiro 2020

... O INVERNO ...



Do Inverno de Vivaldi - Allegro non molto
Orquestra Filamórnica de Londres
Solo de violino de Itzhak Pelrman

 ... La Pie - A Pêga - Claude Monet ~ 1889 - Muséu d'Orsay, Paris - Foto Wiki ...
 *****************************************************

 ~~ NO  CICLO  ETERNO ~~~
No ciclo eterno das mudáveis coisas
Novo Inverno após novo Outono volve
À diferente terra
Com a mesma maneira.
Porém nem a mim me acha diferente
Nem diferente deixa-me, fechado
Na clausura maligna
Da índole indecisa.
Presa na pálida fatalidade
De não mudar-me. Me infiel renovo
Aos propósitos mudos
Morituros e infindos.
 Odes de Ricardo Reis - Ficção de Fernando Pessoa
Lisboa Ática, 1946 - 98

 Sobre o heterónimo Ricardo Reis... Aqui...


27 comentários:

  1. Belo post com a Inverno na música e imagens belíssimas, além da poesia! beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. Eu, que vivo em um país tropical, amo o inverno. As quatreo estações de Vivaldi é algo grandioso. O texto, como sempre, magnífico.

    Beijão Majo.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Reis. Vivaldi. Monet. Um luxo este post…
    Um beijo, minha Amiga Majo.

    ResponderEliminar
  4. Que rica postagem, Majo, a reunião de 3 gênios, cada um na sua área e que se harmonizam perfeitamente.
    Porém, amiga, enquanto está um frio aí (daqueles que brasileiro não imagina, só se for à Europa), nós aqui no sul, raramente faz 40 graus, e prometido para 6ª feira 41!! Só metidos num freezer ou ar condicionado nas costas rsssssss.
    Um beijo, querida amiga, uma boa semana, já que 2020 já lhe desejei muita paz e alegria.

    ResponderEliminar
  5. Há bastante tempo que não ouvia Vivaldi, apesar de ter o CD das quatro estações.
    A paisagem é deslumbrante.
    Três génios num só post, é um privilégio para qualquer leitor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Querida Majo, que linda postagem, adorei o poema Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, um dos meus preferidos poetas!
    Monet e Vivaldi, tudo de bom, adorei, volta triunfal querida amiga!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
  7. Deus concebeu o inverno
    a partir da obra de Vivaldi
    (ou terá sido a partir da tela?)

    ResponderEliminar
  8. Não sendo rigoroso até que eu curto um friozinho minha amiga
    O inverno por aqui está super aquecido pela bela poesia e a magistral obra de Vivaldi
    Beijokinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é friozinho, Amarilis.
      Esse temos no Outono e Primavera...
      Beijocas
      ~~~~

      Eliminar
  9. Um belo desfile de titãs nesta otima postagem Majo.
    As imagens de inverno principalmente pela Europa são bem características,
    que inspiraram e inspiram poetas com palavras pálidas e clausuras, que
    bem inspiram os haicaistas.
    Gostei de ver,ler e ouvir amiga.
    Beijo e muita paz para uma bela viagem em 2020 por aqui.

    ResponderEliminar
  10. O Inverno que parece ter esquecido que Macau existe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia essa Ode, mas gostei de conhecer! :) Beijinhos querida Majo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Beleza, reflexão e música compondo-se...
    Postagem rica...
    Com um abraço carinhoso...

    ResponderEliminar

  13. Vivaldi, sons eternos que revigoram o nosso espírito.
    E Fernando Pessoa, aqui por intermédio de Ricardo Reis,
    sempre com uma palavras a dizer sobre o mundo e as suas
    circunstâncias.

    Obrigada, Majo, por mais este belíssimo post.

    BOM ANO!

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Excelente música.

    Un abrazo Majo.

    ResponderEliminar
  15. Majo,
    Vivaldi é sempre
    um carinho que nos fazemos
    ao ouvi-lo.
    Quanto a Monet me provoca suspiros
    e elevo e tranquilidade. Fui a uma
    exposição dele no RJ, foi
    uma fantástica experiência.
    Suas publicações são maravilhosas.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexd'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  16. Um trio de peso numa lindíssima e luxuosa postagem.
    Momentos de deleite e enlevo minha amiga
    Beijos no ❤️

    ResponderEliminar
  17. Perante a beleza e grandeza de tais vultos, só me resta dizer:Parabéns Majo
    Momento alto!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. O minha querida amiga Majo! Vivaldi a nos alegrar a tarde de domingo! Aqui um calor daqueles e, Inverno nos traz saudades. Belíssimo! Parabéns pelo constante bom gosto! Grande beijo.

    ResponderEliminar
  19. ESTIMADOS LEITORES

    REUNIDOS UM GRUPO DE BOM GOSTO...

    O MÉRITO NÃO É MEU... EU APENAS OS REUNI... SRRSSSSS

    AGRADEÇO A GENTILEZA.

    ABRAÇOS GRANDES

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  20. Ola querida Majo,

    Aiai que linda saudade senti agora, de lá de Petrópolis-Rj na casa da amiga à beira da lareira numa de forte invernada, ouvindo Vivaldi , esse Allegro é muito lindo , faz um bem enorme , fiquei saudosa demais. Amei , dá vontade de entrar no Pc.

    Bjss

    ResponderEliminar
  21. Obrigada, querida Amiga.
    Tudo bom
    Abraço... beijos...
    ~~~~

    ResponderEliminar
  22. O Inverno, apesar de tantas vezes denso, pesado, tem o seu encanto e poesia.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. O Inverno, representado em três vertentes geniais!
    Parabéns pelas suas magnificas escolhas, Majo!
    Beijinho! Bom final de domingo!
    Ana

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~