05 maio 2019

DIA DA MÃE NO CENTENÁRIO DE SOPHIA...



Avé Maria de Bach por Carmen Monarcha

🌟 HOMENAGEM  A  TODAS  AS  MÃES 🌟

 ... E À POETA, A MENSAL PROMETIDA POR MIM ...
A Maternidade, obra de Ameida Negreiros ~ 1893 - 1970 
⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐  ⭐

  Este poema foi escrito por Sophia Andresem na sua casa de Lagos,
Meia Praia, quando já estava muito doente, pelo que, tem uma parte
ininteligível e ficou por editar.
Porventura, a útima viagem que a Poeta fez ao seu amado Algarve.

💛 POEMA  PARA  A  FILHA  MARIA 💛
🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟

 O espírito da vida estremeceu quando
No escuro percebi que eras tu, Maria,
A minha filha adorada, boa como o pãoE fonte de alegria...  (ilegível) 

 

 Pareceu-me que era felicidade a mais ficares
Até altas horas decifrando o azul escuro      
Dos rostos da noite e era para mim a inteira
Maria, bela, misteriosa, boa


E tudo para mim ficou confiança e amor partilhado
E Deus tinha derramado sobre nós
A benção da sua mais alta estrela
E a beleza da noite nos acompanha
Hoje onze de Agosto
E a noite parecia encantada

🌟🌟🌟🌟🌟🌟

Inédito
11 - 08 - 2002
Biblioteca Nacional

Presto homenagem a todas as mães, especialmente àquelas que sofrem 
por seus filhos. Qualquer que seja o motivo, é sempre doloroso de mais.

O meu carinho especial a todos que recordam as suas mães. 

Com este poema presto também homenagem  às filhas, mães  que cuidam,
com imenso desvelo, carinho e sacrifício, de suas mães doentes.

Graça Alves e Ana Barradas são professoras, com mães doentes.

Leiam os desabafos da Graça...  Aqui  e  Aqui

🌟  A TODAS AS MÃES, O MEU CARINHO  🌟

29 comentários:

  1. Ler este poema de amor maternal, da Sophia, a ouvir Avé Maria de Bach por Carmen Monarcha, foi excelente. A minha homenagem também a todas as mães.
    Que a sua saúde esteja bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Muito bom. Feliz dia da Mãe...Para TODAS...


    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Lindíssima tela, poesia e homenagem! Deixo aqui meu beijo para todas as mamães em seu dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Bom dia querida amiga
    Uma homenagem belíssima com que presenteia a todas as mamães. Uma tela maravilhosa e poemas lindíssimos.
    No seu ventre carrega o milagre da vida, no coração o amor incondicional. Para Você e para toda mulher que é Mãe, feliz dia das Mães!
    Meu abraço carregadinho de parabéns


    ResponderEliminar
  5. Linda homenagem! O meu abração neste dia tão especial, Majô!
    Ser Mãe é um privilégio e desafio sublimes!...

    ResponderEliminar
  6. Bela descritiva poética nos detalha a maravilhosa Sophia, versos e melodia combinam nessa homenagem.
    Linda postagem, Majo.
    Parabéns às Mães em seu dia!
    Bom domingo.
    Calu

    ResponderEliminar
  7. Fiz um comentário aqui, não sei se chegou p você... Na hora que publiquei houve uma interferência.
    Mas, que hoje seja um Dia muito lindo p você, Majo!...
    Bonito post...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  8. A imagem é magnífica e os poemas um deleite nesta homenagem magistral
    Meus parabéns a você querida amiga. Que este dia seja iluminado pelo amor de seus amados filhos
    Beijokinhas

    ResponderEliminar
  9. Bonita homenagem amiga.
    Adorei ouvir a Avé Maria de Bach por Carmem Monarcha.
    Lindo o poema da Sophia.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  10. Uma bonita homenagem a todas as mães! :) Beijinhos querida Majo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Sempre é uma data de muita emoção, seja em Portugal, seja no Brasil, Espanha...As mães são as mesmas, os filhos os mesmos, tanto a alegria como a tristeza encontramos sempre beirando as famílias com a ausência ou presença dos filhos.
    A emoção de tua postagem começa muito forte com a Ave Maria! Aliás, me emociona muito todas as Ave Marias, são extremamente comoventes.
    Um beijo, querida amiga!
    Boa semana, toda de paz.

    ResponderEliminar
  12. A maternidade é a dádiva mais preciosa que Deus concedeu à Mulher
    E hoje você nos brinda com este post espetacular em homenagens à essas criaturas excepcionais que não conhece obstáculos quando se luta pelo bem de um filho
    Parabéns à você e à todas as mães, obras divinas do Grande Criador
    Beijinhos no core

    ResponderEliminar
  13. Hoje adoptei Sophia
    como minha mãe adoptiva

    ResponderEliminar
  14. Ei Majo! Dias das mães chegando, mais uma vez. Bom, já não tenho mais minha mãe , mas sempre a trago no peito. Linda homenagem a todas as mães do mundo. Todas são, rainhas de um reino singular chamado família. Essa semana postarei minha homenagem as mães, com um poema escrito com minha alma ao meu maior amor que se foi; minha mãe mulata. Emocionante postagem. Grande beijo, minha querida. Feliz semana.

    ResponderEliminar
  15. Bela homenagem com esta raridade Majo e ao som da Ave Maria, vem emoções.
    Mãe é tudo e sinto falta da minha e sempre me emociona, quando leio o que me leva a ela.
    Não lembro desta diferença de datas entre nós e sempre corro para uma homenagem a vocês que eu admiro muito e tenho um grande carinho.
    Meus parabéns para as mamães de sua família.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  16. Em, Macau só se comemora no próximo domingo.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  17. Uma data comemorada com belas partilhas!!! Boa semana...

    ResponderEliminar
  18. lindo Majo, uma bela homenagem ao dia da Mãe :)
    aqui foi o dia da grande procissão da Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Loulé!
    abraço
    Angela

    ResponderEliminar
  19. Tocante celebração de um dia em que homenageamos e somos homenageadas! Desde a Avé Maria de Bach por Carmen Monarcha, passando pela magnífica Maternidade de Almada Negreiros e culminando no excelente poema maternal de Sophia. São bençãos de estrelas, querida Majo!


    Deixo um forte abraço.

    ResponderEliminar
  20. OI MAJO!
    BELÍSSIMA HOMENAGEM AS MAMÃES.
    ABRÇS AMIGA
    http://zilanicelia.blogspot.com.bcr/

    ResponderEliminar
  21. Uma homenagem lindissima,preciosa, e muito bem construída.
    Gostei muito de ler.
    Depois de um tempinho ausente cá estou de volta.
    Uma boa noite e uma excelente semana!
    Abração.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Majo,
    Um post soberbo de homenagem a todos as Mães.
    Música, pintura e poema numa junção perfeita.
    Obrigada, Amiga.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  23. Há mães a rever-se na filhas e filhas a rever-se nas mães...
    Lindo quando se homenageiam umas às outras.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Enternecedora poesia de Sophia .
    A linguagem maternal e a Ave- Maria , enchem a alma , aquecem o coração 💓
    Maravilhoso , Majo
    Beijinho querida amiga

    ResponderEliminar
  25. Junto-me às suas palavras de louvor às Mães e recolho a parte que me cabe, na minha qualidade de mãe, agradecendo-lhe este maravilhoso post. A minha homenagem à Poeta, Sophia de Mello Breyner Andresen.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  26. Uma bonita homenagem. Parabéns!

    PS - Lamento a forçada ausência, aos poucos vou tentando retomar e chegar aos blogues que sigo.
    😉
    Abraço

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
  27. Uma linda e sentida homenagem, bem como emocionantes testemunhos, que falam por si só... e que não poderiam assinalar melhor este dia... que espero tenha sido passado, da forma mais feliz possível!
    Belíssimas e emotivas partilhas, Majo! Adorei!
    Beijinho! Continuação de uma excelente semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  28. ~~~
    QUERIDOS AMIGOS.

    O MEU AGRADECIMENTO POR TEREM ABRILHANTADO ESTA PÁGINA E

    POR TEREM HOMENAGEADO TODAS AS MÃES, ONDE ESTOU INCLUÍDA.

    DEUS PROTEJA TOAS AS MÃES E SEUS FILHOS.

    DIAS ESPECIAIS DE AMOR E CARINHO.

    CORDIAIS ABRAÇOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~