Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

30 outubro 2018

CÂNCER DE MAMA - TESTEMUNHO


~~ XXX ~~
~~ 'Only You' - R Clayderman ~~

 ... Dia Nacional ...
da Prevenção do câncer de mama.

É um movimento de origem norte-americana, de NY, 1990.
Tem o objetivo de alertar a população para a necessidade do diagnóstico 
precoce do tumor. 15 de Outubro foi instituído  -  não oficialmente  -  como
Dia Mundial do Cancro da Mama.  Portugal assinala a doença anualmente
a 30 de Outubro, como término da campanha da Onda Rosa. movimento
ds Liga Portuguesa contra o Cancro ...

... Testemunho ...
Foi há cerca de quatro anos que tive o maior susto da minha vida.
Minha irmã, médica, casada com médico, mais nova do que eu nove anos, 
tinha sido diagnosticada com câncer de mama. Meu irmão jamais esquece
o meu grito de horror, via telefone. Não estava minimamente informada...
Há amigos que interagem comigo neste blogue que lembram este episódio,
porque em estado de choque, desabafei por e.mail...
Dois anos antes, uma amiga de infância tinha perdido a sua filha de 27 anos.

De dimensões pequenas, não tinha possibilidade de ser detetado ao toque
por se encontrar numa zona profunda... Seguiu-se a cirurgia e a via sacra
da quimioterapia. Não é apenas o cabelo que cai, toda a pele fica afetada.
A quimioterapia não é igual para todos os casos, é determinada de acordo
com a gravidade da situação. No caso da minha irmã, diagnosticado
 por mamografia de rotina, foi leve.
Não esqueça nunca a mamografia anual. O exame de toque também é
importante, não esqueça de apalpar os gânglios situados nas axilas.
Estar bem informado tem um papel muito importante no processo.
Hoje falo de câncer com naturalidade, mas não gosto do termo cancro.

... Abraços a todas ...

26 comentários:

  1. Tive amigas que morreram dessa doença, por não a terem detetado a tempo. É essencial estar atenta às alterações do nosso corpo e fazer o rastreio regularmente. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Prevenção é sempre importante e cada vez maus aparecem casos dessa doença tão invasiva... bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. Um alerta bem pertinente e sempre atual!!!
    Adoro o som! Bj

    ResponderEliminar
  4. Querida Majo, fiquei sem palavras...
    Como a campanha, também este teu post tocou fundo no meu peito.
    Obrigada pelo alerta do rastreio. Nunca é de mais lembrar.
    Beijo e... saúde!

    ResponderEliminar
  5. Boa terça-feira, Majô...
    Prevenir é preciso, ficar sempre atenta... Quando é diagnosticado no início há grande chance de cura.
    Ótimo post de alerta...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bem. Um abraço fraterno!! Amei!

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  7. Uma doença que me assusta muito e por isso faço prevenção.
    Beijos
    :(

    ResponderEliminar
  8. Comprendo tu dolor y me siento aliviada porque tu hermana tuvo suerte: una cuestión de detectar a tiempo es lo importante. Dices muy bien es una cuestión que se puede intentar controlar y que da un buern porcentaje de curas aunque no exentas de sufrimiento. El cáncer asusta mucho, es la verdad.

    Besos y todo el afecto de Franziska

    ResponderEliminar
  9. Assunto delicado, que nos faz pensar profundamente! Mas que é bom lembrar!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Estimada Majo

    Muito obrigada por este post, em que foca uma doença muito grave- o cancro da mama - que afecta muitas mulheres e também homens, em menor número. A prevenção é muito importante.
    Regozijo-me por a sua irmã ter encontrado a cura. Foi um grande susto. Lembro-me.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Este ano, esta doença já me levou alguns amigos e tenho um, como se fosse meu irmão que já vai no terceiro; muito sofrimento para uma pessoa só. Não posso ouvir falar desta doença. mas o certo é que ela aparece nos lugares mais esquisitos do nosso corpo. Há dois anos perdi uma amiga que ainda não tinha 60 anos com um no coração;câncer raríssimo que, apesar de terem feito um transplante de coração, a levou em pouco tempo. Obrigada, pelo alerta, amiga. Um beijinho e muita saúde para ti e para os teus.
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Fazer check up e tomar as devidas providências a tempo é o que nos leva ao êxito.
    Fiquemos atentas!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Majo,
    Que doença esta que ainda mata tanta Mulher.
    A prevenção é muitíssimo importante!
    Imagino o susto quando soube da noticia da mana.
    Graças a Deus que correu tudo dentro da normalidade.
    Um excelente alerta pois há que saber encarar esta triste realidade.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  14. Nossa nem me fale; check cap são estritamente necessários;
    recentemente passamos muita correria por causa de um familiar.
    Um belo post porque lembrar nunca será demais.
    O que mais me entristece que ainda no Brasil o sistema unico de saude é muito lento;
    É muito difícil quando o sistema de saúde dá a sentença para uma pessoa; no fundo todos
    esses nossos governantes tem sangue nas mãos sem exceção. Tem cidades que faltam aparelhos de
    mamografia pode uma coisa dessas? não sei como ainda pessoas saem em defesa de políticos
    mas isso é outra história. enfim...
    Boa entrada de mês de novembro.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. Querida Majo,
    obrigada pelo testemunho corajoso. Fico feliz pela tua irmã.
    Vivi tudo isso com a minha mãe, quando ela tinha 67 anos. Sendo a filha mais velha (também a minha irmã tem menos nove anos), fui eu que acompanhei tudo de mais perto. Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Faço o meu check cap anual e leio bastante para me manter informada mas esta doença é terrível e eu não gosto de falar e nem ficar me lembrando de todos os meus familiares que perdi e o sofrimento que cada um passou e que eu assisti impotente pois a medicina ainda está muito atrasada quanto à cura ou mesmo minimizar o sofrimento dos pacientes de câncer
    Parabéns pela postagem elucidativa e pelo emocionante relato deste testemunho que aqui nos deste
    Beijos minha amiga e um feliz mês de novembro

    ResponderEliminar
  17. Oi Majo! Cá estamos de volta, após uma semana com apenas água e florestas ao redor. Esse é um assunto que deve sempre colocado em pauta. Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  18. Muito boa postagem alerta Majo.
    Todos temos casos e casos de amigos e ou familiares acometidos destas enfermidade e até perdas coleciono desta enfermidade.
    Os avanços da medicina possibilitaram controle menos agressivos, por isso é muito importante detectar no inicio via exames preventivos.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  19. Afecta muitas mulheres.
    Muitas que nos são próximas.
    Todos os cuidados são poucos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, Majo, por este seu sentido e corajoso testemunho. A minha irmã mais velha morreu com cancro da mama. A prevenção é tão necessária…
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  21. Perfeito, Majo, sempre atentas, nunca é demais falar de câncer de mama. Aqui no Brasil há um extraordinário movimento anual.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  22. É importante que as pessoas se cuidem, um diagnóstico atempado salva vidas. Óptimo post querida Majo e obrigada pela sua partilha. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  23. Majo querida,]
    Como deve ter sido difícil
    a sua experiência.
    Penso que devemos sempre aproveitar
    as datas para alertas sim, mas
    devemos estar atentas todos os dias
    cuidando da gente, das nossas
    e umas das outras.
    Maravilhosa sua matéria.
    Aqui no Brasil os hospitais
    e empresas fazem verdadeiros mutirões
    para que o exame de prevenção seja
    facilitado.
    Bjins querida.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  24. Oi Mano!
    Só agora apareço por aqui é mesmo que já tenhas uma postagem nova não quis me furtar a te parabenizar e comentar dada a importância deste assunto para nós mulheres.
    Abrçs

    ResponderEliminar
  25. Uma pertinente forma, de assinalar este dia... enaltecido pelo seu importante testemunho, tão sentido e pessoal!
    Lembrar a prevenção, nunca é demais... que quando atempadamente... faz toda a diferença!
    Beijinho! Daqui a pouco estarei de volta, para vir espreitar outras publicações, daqui de Outubro, que se me escaparam na minha ausência... :-)
    Até já!
    Ana

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~