30 julho 2019

... AMIZADE ...

   

~~ Tradução aqui ~~

... DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE ...
 )))))))))))))) O ((((((((((((((O))))))))))))))O((((((((((((((

Okinawa é a ilha mais meridional do arquipélago nipónico, situada perto
de Taiwan,  ilha que os portugueses chamaram Formosa,  foi influenciada
pela sua cultura.  Com clima sub-tropical suave dão-se bem na ilha,  tanto
frutos das regiões temperadas, como uma grande parte de frutos tropicais.
Porém,  não quero focar a amenidade,  nem os dulcíssimos frutos da ilha,
nem a beleza que a transformou numa estância de veraneio de luxo ou os 
    seus monumentos antigos e singulares,  ou os seus célebres jogos marciais.  
Okinawa  tornou-se famosa por ser um dos raros locais do mundo com um
número elevado de pessoas centenárias.
 Não quero dizer que a ilha é povoada de idosos, até tem elevada natalidade,
mas que grande parte dos seus aborígenes ultrapassa os cem anos de idade.
Por esta razão, esta ilha tem sido  invadida por cientistas de especialidades
variadas.  Têm como objetivo realizar estudos sobre vários aspetos  da vida
em Okinawa.  Um dos estudos visou os aspetos sociais e comportamentais.
Para esse efeito, foram observadas durante 10 anos cerca de 1 500 pessoas,
Foi esta experiência que revelou que os amigos têm um papel relevante  na
 longevidade, mais importante que os familiares. 
 Em Okinawa, as pessoas prezam e cultivam as relações amistosas de modo
especial. Embora a convivência familiar contribua para a felicidade, são os
amigos  que  oferecem  amparo  e  segurança  inestimáveis  em  qualquer
dificuldade,  desdita,  adversidade  ou  luto. 
))))))))) O ((((((((
Baseado no livro O Segredo de Okinawa, de Anne Dufour e Laurence Wittner,
 jornanistas e escritoras...  Veja aqui.  Pode ler o prefácio. Recomendo o livro.

 ((((((((((O))))))))))

... Aplaudamos, pois, a Amizade! ...

Neste dia do ano, mimemos os amigos
e demos-lhes a entender quanto são importantes para nós.
Comemoremos hoje, porque amanhã ninguém sabe o que será.
É algo que não é correto, nem agradável fazer todos o dias.

 .*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.

~~~ A cada Amigo, um abraço afetuoso ~~~

42 comentários:

  1. LINDO e temos que viver a amizade e em amizade sempre! Feliz dia! Bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  2. Nem de propósito, minha amiga, passei a dar te um beijinho e deparo-me com o Dia da Amizade.

    DEpois de uma semana nos Açores, de outras tarefas passadas, eis-me de avó até dia 12.

    Lembrei-me que tinha um blogue para alimentar e amigos a visitar.

    Beijinho e até logo que possa.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. No sabia que hoy era este día.

    Precioso homenaje.

    Besos.

    ResponderEliminar
  4. A amizade é preciosa. Philia, o amor de amizade querido por Deus. Estimemos pois os nossos amigos.

    Beijinho de amizade, querida amiga! :)

    ResponderEliminar
  5. No podía faltar a tu invitación, muchas gracias por haberte acordado de mí.
    Dicen que el amor es el motor de la vida y, en la amistad, también hay una gran parte de amor, no me refiero a ese amor pasional, es otro tipo de amor más platónico que no dudo tiene que ayudar a nuestra supervivencia.
    Sentirse querido y apoyado, es algo que va desapareciendo en nuestras vidas, ya no hay esas reuniones de vecinos, esos largos diálogos al atardecer, los amigos suelen quedar relegados para las grandes fiestas, las invitaciones y celebraciones, muchas veces, cuando de verdad los necesitas, suelen darte la espalda, las penas y tristezas no gustan a nadie.
    De todas formas, sigo confiando en la amistad y bendito aquél que puede contar con un amigo de verdad, es un privilegiado.
    Cariños y feliz día.
    Kasioles

    ResponderEliminar
  6. Sempre de bom gosto Majo.
    Obrigada pelo convite.
    Belíssimo

    ResponderEliminar
  7. Não me admira nada que os amigos têm um papel relevante na longevidade. Acredito mesmo que há sempre um instante em que os verdadeiros amigos se revelam como aqueles que estão dispostos a acompanhar-nos aconteça o que acontecer. Gostei muito deste post. Aceite a minha Amizade.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. A música é suavemente bela!
    Postagem cheia e transbordante de ternura...
    O meu abraço neste dia...

    ResponderEliminar
  9. Eu com certeza sou mais um a aplaudi-la,
    não só a vc, como a amizade, a vida e
    principalmente a Okinawa, terra onde a
    vida perpetua.

    Bjs Majo.




    .

    ResponderEliminar
  10. Majo... por lapso não disse mas gosto sempre do seu "poeta"!!!
    A sua partilha de hoje é um belo aprendizado!
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Querida Majo

    Como sempre, muito oportuno este seu post que nos convida a celebrar a Amizade.
    Sentimento que nos une a todos e desejo que more sempre nos corações.

    Muito obrigada, minha Amiga.

    O "Xaile de Seda" está em pausa mas não poderia deixar de aqui vir.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Desconhecia e passo a sentir-me mais ilustrado
    Abrazos de vida, querida amiga, desde terras russas

    ResponderEliminar
  13. Bonita homenagem e relato sobre este lugar especial com tantos longevas. A amizade é tesouro precioso, não muito fácil de se conquistar. Porém vamos dar VIVA!!!! a este elo tão significativo para o viver saudável. Bjs
    Grata pelo convite

    ResponderEliminar
  14. Lembro da Ilha Formosa,
    Achada por Portugal,
    Xangri-lá oriental,
    Divina e maravilhosa.

    Hoje, a fazes grandiosa,
    Majo, por ser sem igual
    A se ser quase imortal
    Por laços que o povo esposa

    Nesse pedaço do mundo
    Que tem um afeto profundo
    Por seus diletos amigos.

    Parabéns, Majo! Eu me inundo
    De amor, de fé e no fundo
    Sinto amigos como abrigos!

    Lindíssima homenagem, prezada amiga! Sim, amigos são demais importantes e tu seres minha amiga é uma grande honra e enorme prazer! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  15. Os Amigos

    «Voltar ali onde
    A verde rebentação da vaga
    A espuma o nevoeiro o horizonte a praia
    Guardam intacta a impetuosa
    Juventude antiga -
    Mas como sem os amigos
    Sem a partilha o abraço a comunhão
    Respirar o cheiro a alga da maresia
    E colher a estrela do mar em minha mão»

    Sophia de Mello Breyner Andresen

    Beijinhos, amiga!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Majo,
    Lá diz o ditado, "Quem tem um amigo, tem um tesouro". Os amigos são preciosos.
    Prezo muito a sua amizade, que agradeço.
    Gostei imenso deste apontamento literário que partilhou sobre a longevidade dos habitantes de Okinawa.
    O livro deve ser uma maravilha.
    Vivam os amigos!
    Obrigada pelo carinho que tem dispensado nos meus blogues.
    Beijinhos com amizade.
    Ailime

    ResponderEliminar
  17. Que interessante este estudo! Temos uma boa razão para viver se estivermos rodeados de amigos, não há dúvida!

    Por mim, agradeço o teu generoso convite e
    trago uma cesta de lírios que passo de mão em mão,
    e um imenso desejo que o perfume da amizade permaneça.

    Forte abraço, minha querida amiga Majo.

    ResponderEliminar
  18. Maravilhosa postagem!

    Beijo, boa noite!

    ResponderEliminar
  19. O amor e o afeto que une os amigos com certeza são pilares que contribuem para a longevidade
    Amigos são como anjos que voam abraçados dando sustentação e amparo aos seus pares
    E um dos mais belos sentimentos que margeiam uma amizade é a cumplicidade
    Que o afeto e o amor genuíno que floresce nos corações cristalize os sentimentos e nos faça permanecer conectados e aglutinados como uma tatuagem incrustada no âmago do nosso
    Que o perfume da nossa amizade jamais evapore para que nossos sentimentos afetivos expirem
    Amiga sempre querida Majo
    Beijinhos doces perfumados de poesia

    ResponderEliminar
  20. Vai daqui, Majo, um forte abraço consagrado neste dia da Amizade; sentimento-pilar da salutar longevidade( segundo as autoras do livro).Sem dúvida as boas amizades renovam os ânimos e exaltam a auto-estima o quê favorece uma vida saudável de corpo e de mente.

    Um Viva à Amizade!
    Bjssss,
    Calu

    ResponderEliminar
  21. Meu carinhoso abraço amiga neste fim de noite creio por aí.
    Amizade é tudo de bom quando há a cumplicidade e eu creio nela como nossa mais poderosa força nesta travessia. Belas informações e curiosas da ilha com sempre sua dedicação em informar.
    Uma bela ilustração musical nesta belíssima homenagem à amizade.
    Que a semana flua belamente.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. E eu acredito muito nisso que você narrou, belamente, Majo! É aquela coisa, amiga, os amigos a gente escolhe, a família não! Escolhemos o parceiro, a parceira baseados no amor, mas vem um pacote enorme junto, e que não conhecíamos muito - rsss. Podemos nos dar muito bem, ou não, vai de sorte encontrarmos amigos tanto na família de um, como de outro.
    Gostei imensamente da postagem, Majo!
    Deixo o meu carinho pra você no Dia da Amizade!
    Beijo, uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  23. Boa noite, Majo! Acredito verdadeiramente na boa amizade. Amizade nunca acontece por acaso e há amigos mais chegados que irmãos, com certeza. Deixo aqui um carinhoso beijo e um terno abraço de amigo. Otima continuação de semana!

    ResponderEliminar
  24. Eu acredito que a amizade sincera e leal possa mesmo nos agraciar com a longevidade
    E eu aqui e você aí com um oceano a nos separar o que vale em nossa convivência virtual é valor intocável da nossa afetuosa amizade
    O meu carinho em forma de beijokinhas

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito da história, da Ilha que os Portugueses chamaram de Formosa!
    E de tudo o resto adorei a musica muito linda-, que bom, é para isto que servem os amigos...
    Para partilhar e conviver. Muito obrigada pelo convite, Amiga Majo!...
    Um beijo com carinho, pra você, neste Dia da Amizade!
    Tenha uma Feliz semana!...

    A amizade é assim!
    É sentir o carinho.
    É ouvir o chamado.
    É saber o momento
    de ficar calado.
    Amizade é somar alegrias,
    dividir tristezas.
    É respeitar o espaço,
    silenciar o segredo.
    É a certeza da mão estendida.
    A cumplicidade que não se explica.
    Apenas se vive!

    Desconhecido

    ResponderEliminar
  26. Um dos possíveis destinos em Dezembro...
    O Japão é sedução.
    E a amizade essencial na vida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. A amizade
    é um vaso
    que deve ser regado
    Caso não
    murcha o lá plantado

    Te desejo
    Flor na vida
    E te rego
    Dia a dia

    Hoje me assino assim
    "namban-jin"?

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde, Majo.
    Um trecho interessante sobre o diamante da amizade, e um pouco de história, também.
    Quero acrescentar que a amizade é de celebrar-praticar todos os dias.
    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  29. Gostava de poder viajar mais e quem sabe ir a essa ilha e a tantas outras.
    Deixo o meu abraço amigo.

    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderEliminar
  30. Não deu para assinalar mas gostei da explicação sobre a longevidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Amigos e Amizade
    São palavras simples,
    São sementes de amor,
    Vida que nos alimenta
    E nos rega de felicidade.

    Beijinhos para todos os amigos que nos ajudam a fazer esta caminhada.

    ResponderEliminar
  32. Um texto muito interessante.
    E que seria de nós sem os nossos amigos e as pessoas que nos querem bem.
    Um louvor ao Dia da Amizade.
    Beijinho amiga Majo

    :)

    ResponderEliminar
  33. Minha prezada amiga
    Estou de regresso, ou antes, estou no intervalo das férias 😊
    Depois de todos aqueles afazeres (enfadonhos!!!) de quando se regressa, tenho agora um tempinho para visitar as amigas e amigos que tiveram a gentileza de ir comentar o meu último post.

    Lamento não ter estado presente ontem mas, no meu modesto entender, a Amizade pode celebrar-se todos os dias. Ergo, portanto, o meu copo para fazer "tchim tchim" com o seu.
    Embora eu considere a minha família acima de tudo, as AMIGAS são igualmente importantes. De resto, as amigas verdadeiras, para mim, são como familiares.

    Esta música é FABULOSA!!! Tenho-a nos meus Favoritos, no Youtube, e ouço-a com alguma frequência.

    Amanhã, dia 01 de Agosto não haverá NANDA, Afinal, a pobrezita também precisa de férias, não é verdade? Fui ao baú e desencantei de lá um conto que vou publicar. Penso que lhe vai agradar...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS



    ResponderEliminar
  34. Incontestável verdade: a amizade não apenas prolonga a vida, mas também faz melhor cada um dos seus dias! Obrigado, amiga, pela bela lembrança; pelo belo post! Meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  35. Majo!!! Que Maravilha!!!
    Estava procurando o blog pra ver as fotografias minhas que vc levou e chego aqui...❤
    Sao pessoas como você, que certamente habitam a ilha de Okinawa.
    Obrigada pela sua amizade, querida.
    Vida longa, saudavel e prospera!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  36. Apaixona-me tudo o que se relaciona com o Japão. Amiga desculpe a ausência. Entre o tratar e acompanhar o marido à fisioterapia, que como deve saber esteve quase um mês no hospital por ter sofrido um AVC, a minha tendinite e o olho que continua em tratamento e sem melhoras, o tempo par visitar blogues, não é nenhum.
    Os blogues têm estado pardos excepto o Sexta e tudo o que tenho publicado ultimamente são reedições.
    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Majo,
    Grata por mais esta
    bela publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  38. ~~~
    ESTIMADOS AMIGOS

    EXATAMENTE COMO A CANÇÃO DIZ: VÓS ERGUEIS-ME DE MODO QUE POSSA FICAR DE PÉ SOBRE AS MONTANHAS...

    VÓS ERGUEIS-ME PARA ANDAR EM MARES TEMPESTUOSOS...

    GRATÍSSIMA PELA VOSSA PRESENÇA, APRECIAÇÃO E VERDADEIRO CARINHO.

    UM BRINDE À AMIZADE... 🥂 BEM-HAJAM.

    O MEU DEDICADO ABRAÇO AFETUOSO. 🎀

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


    ResponderEliminar
  39. Ainda bem que eu faço muitas amizades, porque quero viver até aos 130 anos...
    Querida amiga, será que temos de emigrar para a Formosa?
    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
  40. Só por te visitar, ganho mais um dia de vida. Eu bem tenho razão em querer ir para a ilha, e tu vens também?
    Um brinde à amizade, (2 copos) Saúde.
    Bjs

    ResponderEliminar
  41. Há algum tempo mais ausente por motivos alheios à minha vontade , é depois de vários assuntos encaminhados que me apresso a visitá- la Majo . Não é novidade para si que a admiro muito e que é sempre um prazer redobrado vir a sua casa . Poderá chamar de carinho , simpatia, empatia. Eu escolheria AMIZADE !
    E acredito que a amizade é um sentimento que ajuda a libertar uma hormona ( oxitonina?) que nos dá bem estar , nos faz felizes ! E é preciso tão pouco . E é tão simples ! Ou não ? Acho que há algo que nos impele para quem nos é mais “ íntimo “, embora nem conheçamos pessoalmente!
    E tantas amizades que fiz através do blogue ! É onde mais nos expomos através do que nos vai na alma !
    Tenho esse livro de que fala . A alimentação e o modus vivendi dessa comunidade concorre para a Felicidade com que vivem . E não são nunca o tal “ fardo” dos ocidentais .
    Como sempre, um grande , um excelente post, que nos arrebata .
    Um terno e carinhoso abraço querida AMIGA!❤️

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~