quarta-feira, 15 de junho de 2016

Produtos Cancerígenos



A acrilamida e as aminas heterocíclicas
são químicos cancerígenos.

Com pequenos zelos, podemos evitar grandes males.



Estava com preocupação urgente de tratar este tema,
 porque tenho uma amiga que apenas gosta de torradas queimadas
e aprecia  batata doce frita bem tostada, ou assada no microondas.

A acrilamida é um composto químico que se origina
a partir dos açucares presentes nos alimentos ricos em amido,
quando submetidos a altas temperaturas.   
     



 São produzidas em todas as confeções culinárias
que utilizam temperaturas acima de 120º C e pouca humidade
como é o caso de doçaria, fritos e assados.

Biscoitos, cereais de pequeno almoço e pizas são portadores do produto.

A melhor maneira de preparar raízes e tubérculos amiláceos
 é o cozimento ao vapor, em lume brando.
Para assá-los, é aconselhado um pré-cozimento,
mas é fundamental, manter a confeção sempre húmida.  



  
 As aminas heterocíclicas formam-se quando a carne e frutos do mar 
são submetidos a altas temperaturas.

Para minimizar o aparecimento de químicos cancerígenos,
 é recomendado o uso de peças de pouca dimensão, imersão em marinada,
confecionar os assados com molho, usar a temperatura mais baixa possível. 
Cobrir a assadeira na primeira fase de preparação
ou cozinhar em papelotes são boas opções.
No caso de grelhados, é importante afastar o alimento do foco calorífico.   


Em qualquer caso, deve-se usar a confeção a altas temperaturas
com critério e espaçadamente.

Durante muitos anos, os cientistas foram alertando sobre
 o perigo de comer carnes fumadas e processadas.
Depois de muitas pesquisas, quando a OMS emitiu o comunicado determinante,
 foi um «Deus nos acuda»,
apesar de todos saberem que cada vez se morre mais de cancro.

Estes conhecimentos colidem com hábitos e tradições,
porém, mais grave, investem contra o comércio, indústria e economia,
pelo que, só muito lentamente serão assimilados.


 Clique sobre as imagens para obter sugestões de pesquisa.


  



30 comentários:

  1. Sempre estive exposto a esse perigo e o resultado confirma o que escreve, mas a verdade é que há produtos cancerígenos por toda a parte e, em muitos casos, bem mais perigosos do que esses. A produção alimentar industrial é, quiçá, o melhor exemplo do que afirmo.

    ResponderEliminar
  2. Um excelente post de alerta para a nossa saúde.
    Há muito que tenho cuidado com o que como e tenho a preocupação de cozinhar os alimentos o mais saudável possível.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande pecador me confesso nesta matéria e, se calhar, Majo, já não vou a tempo de me emendar.

    ResponderEliminar
  4. Poxa Majo esta postagem é um puxão de orelhas nas nossas tradições alimentares.
    Confesso que já havia lido sobre tal substancia na Revista Super Interessante.
    As fontes linkadas explicam bem sobre esta tradição criminosa.
    Parabéns pela pesquisa e partilha.
    Cuidemos para uma vida mais saudável.
    Abraços amiga.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Sou (entre outras muitas coisas), não sei se já o disse, membro da Comissão Municipal de Saúde e coordeno um grupo "Observatório Local de Saúde". Sobre os comportamentos alimentares designadamente os seguidos pela Saúde Escolar (refeições, lanches e merendas) detectámos que o universo mais difícil de educar nem são os miúdos, são os pais e, ai de nós, também os avós.

    Meu neto come de tudo, excepto
    sem tem a avó por perto

    ResponderEliminar
  6. Para aqueles, como eu, que têm antecedentes familiares, os cuidados alimentares e o rastreio são essenciais.
    E não é assim tão complicado.
    Um bocado de auto-disciplina e nada mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. um post muito interessante e útil.
    sei de alguns perigos e tento minimizar, mas sempre há algo que nos escapa ao controlo.
    beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Majo :) Muito importante esta informação. Vou divulgá-la.

    ResponderEliminar
  9. Boa dica!
    Eu pecado me confesso. Embora seja de "boa boca" aprecio muito certos pratos proibidos. Mas recuso, o mais que posso, molhos e produtos processados industrialmente.

    Bj

    ResponderEliminar
  10. Temos de ser moderados com certos alimentos, porque o que está em causa é o nosso bem mais precioso: a saúde. Equilíbrio e auto-disciplina são fundamentais.

    Um beijinho, querida Majo

    ResponderEliminar
  11. Hoje... passo um bocadinho ao lado... rrsss

    Já tenho pc e 70 euros fora do bolso.
    Espero que tudo esteja bem contigo.

    Beijinho amigo,
    ana

    ResponderEliminar
  12. Ontem, o café muito quente fazia mal. Hoje já não é bem assim.
    É este tipo de incoerências que faz com que as dúvidas aumentem.
    A informação é útil, com toda a certeza mas desde que cheire a credível.

    É óbvio que na alimentação se define muito do caminho percorrido e a percorrer.

    Bj

    ResponderEliminar
  13. Um post que é um bom alerta e n´s dá óptimos conselhos.
    Eu felizmente já faço a minha comida muito parecida com esta, além disso tenho uma amiga nutricionista que lançou um livro " Dieta Anti. Cancro" e que tem sido uma mais valia para mim.

    Beijinhos Majo

    ResponderEliminar
  14. Obrigada amiga Majo, por este preciosos conselhos, por acaso desconhecia alguns.
    Tudo que tem a ver com saúde e a maneira como confeccionamos os alimentos me interessa.

    Um beijinho grato

    ResponderEliminar
  15. Majo,
    muito interessante.
    Apesar de alguns cuidados e «pecadilhos» e, especialmente, de muito interesse por estes temas...tenho que viver com uma alta taxa de colesterol congénito.
    Adepta da dieta mediterrânica, que o meu Alentejo favorece.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  16. ~~~
    ~~~ MEUS QUERIDOS AMIGOS ~~~

    É muito gratificante verificar que todos apreciaram esta postagem, que me obrigou a um trabalho diferente, pelo esforço de síntese necessária a este tipo de publicação.

    Creio que, mesmo os mais céticos, vão ter outra atitude perante alimentos preparados em altas temperaturas.

    Fico muito grata a todos pelas palavras de apoio, incentivo e carinho.

    ~~~ Abraços e beijinhos de amizade sincera. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  17. Felicito-te pela postagem.
    Sempre estive muito atenta a alertas sobre os alimentos (e sua confeção) e sempre tive cuidado com a alimentação, sem entrar em radicalismos.
    Nem sempre é fácil, confesso, pois a nossa comida é mesmo muito saborosa :)
    BJo, Majo :)

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigada, Odete.
    Tens toda a razão, não é fácil prescindir de tudo...
    Bj: )

    ResponderEliminar
  19. Sim ,muito interessante! Importante saber estas coisas. tantas asneiras que fizemos ao longo dos tempos! É bom ensinar... Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito grata pelo incentivo e carinho, Mj.
      ~~~ Beijinho ~~~

      Eliminar
  20. Tinha deixado aqui um comentário, mas não sei que se passou...
    Já não me lembro exactamente do que escrevi. Eu tenho algum cuidado com a alimentação, mas também cometo as minhas asneiras. Em tudo na vida, tento ser "nem 8 nem 80".

    É um post que é também uma chamada de atenção importante.
    Beijinhos e um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
  21. Duplico o meu agradecimento pela simpatia.
    Gostei de saber que apreciou.
    Retribuo os votos.
    Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  22. Majo,
    É interessante este registo.
    Tenho andado pouco pela net, pois tenho tido imenso trabalho. Reparo que tenho perdido bastante.
    Obrigada por esta informação.
    Beijinhos. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebi que tem andado assoberbada de trabalho.
      Fico grata por ter deixado a sua apreciação.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  23. Belíssimos alertas e conselhos que nunca são demais.
    Para além desse aspecto há um outro que não é de minimizar: o trabalho, o tempo que um post como este exige.
    Por tudo isto, Majo, os meus agradecimentos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico reconhecida pelo seu incentivo, pela a sua simpatia
      e por ter deixado o seu parecer.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  24. E alertas como este, nunca são demais...
    Nem sempre se interioriza, a gravidade destes compostos... pois é como diz... por vezes é difícil deixar os hábitos e tradições para trás...
    Felizmente costumo ter isto em atenção... e realmente pequenos gestos, podem fazer uma grande diferença, na nossa saúde...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico grata por me deixar o seu generoso apreço, Ana.
      Beijinhos.
      ~~~

      Eliminar
  25. Adoro torradas bem torradinhas. Vou, de certo, prestar mais atenção de hoje em diante!
    Excelente postagem, Majo! Excelente!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber que apreciaste.
      Beijo amigo, Catarina.
      ~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar