Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

15 janeiro 2017

DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR


Nunca é tarde para homenagear
 um poeta e compositor musical... muito especial.

 
  ... Compôs os poemas, musicou-os e cantou-os ...  
«Dance to me to the end of love» é uma canção sobre o Holocausto.

Leonard era canadiano, filho de pais polacos judeus.
 Apesar de ter sido ordenado monge Zen, manteve-se sempre fiel ao judaísmo.
De cerca de quarenta prémios que recebeu como tributo pela literatura
 e composição, estão os títulos de Companheiro da Ordem do Canadá em 2003,
Grande Oficial da Ordem Nacional do Quebec em 2008
e o Prémio Príncipe das Astúrias 2011.
  Esta canção foi escrita em 1984, no seu cinquentenário.
De acordo com o que contou numa das suas entrevistas, a necessidade
 de a escrever surgiu quando tomou conhecimento de um fato insólito
 passado num campo de extermínio.
Um quarteto de cordas foi coagido a tocar música clássica enquanto
os familiares e companheiros eram mortos e cremados...   

Dance me to the end of love - Pintura do artista plástico natural da Escócia, Jack Vettriano
'Cohen with the burning violin'
~~ Comentado e legendado ~~

... Imagens e cenas escolhidas de modo aleatório ...
~~ Motivo ~~

«Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste,
sou poeta.

Irmão de coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se me desmorono ou edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- Mais nada»

CECÍLIA MEIRELES
Consta que tinha um humor
refinado e manteve-o até o fim.

21 comentários:

  1. Uma belíssima homenagem!!!
    Gosto muito!!!bj

    https://mgpl1957.blogspot.pt/2017/01/mar-portugues.html

    ResponderEliminar
  2. "Dance me to the end of love" é uma das minhas canções preferidas. De resto sou fã do Leonard Cohen. Uma bonita homenagem a este poeta e compositor que marcou a minha vida. Gostei muito do poema da Cecília Meireles. É sempre um prazer passar por aqui.
    Um beijo, Majo minha Amiga.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, querida Majo!
    Seus post são lindos! Bem elaborados e com uma qualidade surpreendente!
    Tenho um compositor na família, um sobrinho...
    O poema escolhido é de minha preferência também!
    Bjm muito fraterno e um 2017 abençoado!

    ResponderEliminar
  4. Uma bela e merecida homenagem.
    Bom resto de domingo e boa semana, querida amiga Majo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Leonard Cohen é inesquecível pelo que contou e compôs, sua historia ficará para sempre como um dos melhor músicos de sempre, a sua homenagem é maravilhosa.
    AG

    ResponderEliminar
  6. Uma linda homenagem a Leonard Cohen. E também a Cecília Meireles. Um resto de bom domingo.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. Um grande senhor, um grande poeta, um grande cantor! Merece o te post de homenagem, e eu junto-me a ti!

    ResponderEliminar
  8. Uma homenagem soberba. Leonard Cohen um artista completo e admirável. Jamais será esquecido
    Um ícone do mundo artístico.
    Linda semana Majo
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Bela homenagem, Majo.
    O teu blogue é muito bem elaborado. És proficiente na técnica.
    Parabéns.

    Beijinho e boa semana.
    Eu continuo avó "gabriélica", mas descanso para a semana.

    ResponderEliminar
  10. O bardo canadiano é imortal, inesquecível, Majo.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  11. Ao que parece, também foi o dia mundial da neve... ou foi no sábado, já nem sei.... foi fim de semana.. rsrsrs e passou depressa!
    Hoje também deve ser dia de qualquer coisa... agora é assim...
    Uma boa semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Amei, gostei muito muito desta postagem, e também me emocionei.
    Obrigada por esta partilha.
    Mil beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  13. Uma bela homenagem. Ele merecia.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  14. Adoro esta música e a voz dele era soberba!
    Gostei de saber os pormenores biográficos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Fiquei a conhecer um pouco mais sobre o homenageado. Tão grande, de facto!
    E Cecília Meireles, é a Cecília.
    Parabéns por mais uma rica e atrativa postagem.
    Bjo Majo :)

    ResponderEliminar
  16. Magnifica homenagem!
    Um grande homem, que sempre procurou despertar consciências até ao fim, através da sua arte... como é o caso da última música que nos deixou... que tão bem reflecte os tempos conturbados que vivemos...
    Belíssimo post, Majo! Parabéns pelas suas escolhas, sempre de primeira!...
    Beijinho! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada, Majo, por me dares a conhecer este Grande Senhor de quem só conhecia as música e poucas. Não sabia qual o dia dedicado aos compositores; escolheste bem o compositor a homenagear. Gostei muito também do poema de Cecilia Meireles; os poetas são assim, conseguem transformar as emoções da vida em poesia; são seres especiais que cantam dores, alegrias e os amores; em cada instante um verso e assim farão eles até que a vida lhes traga o último instante. Um beijinho, amiga e....adorei! Tudo de bom para ti e para os teus.
    Emilia

    ResponderEliminar
  18. Majo,
    Uma bela homenagem.
    Adoro esta canção, este poeta, este cantor com voz e interpretação tão peculiar.
    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  19. Que legal Majo a sequencia da homenagem ao Cohen e com esta informação arrepiante de uma pagina triste da historia da humanidade, que não pode ser esquecida.
    Que lindo Cecília nesta postagem, eu canto porque o instante existe, muito lindo amiga.
    Parabéns pela pesquisa e dedicação.

    Um abração amiga.
    Este painel é lindo e dá uma vontade de andar por ele num fim de tarde
    e se deixar levar com os olhos ao mar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Leonardo Cohen mais. Cecília Meireles só podia dar um grande casamento.
    Parabéns pelo trabalho, Majo.
    No regresso, um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  21. ~~~
    GRATÍSSIMA, MEUS QUERIDOS AMIGOS.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ABRAÇOS
    ~~~~~
    ~~~

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~