Direitos autorais

************************ Sobre direitos autorais, agradeço que consulte o que consta no rodapé ************************

26 maio 2017

~ S A U D A D E ~


... Cabo Verde ...
* * * * * * * * * * *
É o conjunto de ilhas mais meridional da Macaronésia,
formada pelos quatro arquipélagos de origem eruptiva e
atlanticidade comum: Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores.

As dez ilhas de Cabo Verde - «Ilhas Afortunadas» - eram despovoadas...
Foram colonizadas pelos portugueses durante cerca de V séculos...

Ilha S Nicolau - Montanhas

~~ Prelúdio ~~

«Quando o descobridor chegou à primeira ilha,
nem homens nus
nem mulheres nuas
espreitando
inocentes e medrosos
detrás da vegetação.

Nem setas venenosas vindas do ar
Nem gritos de alarme e guerra
ecoando pelos montes.

Havia somente
as aves de rapina/ de garras afiadas
as aves marítimas/ de voo largo
as aves canoras
assobiando inéditas melodias.

E a vegetação
cujas sementes vieram presas
nas asas dos pássaros
ao serem arrastadas
para cá pela fúria dos temporais.

Quando o descobridor chegou
e saltou da proa do escaler varado na praia
enterrando  o pé na areia molhada
e se persignou
receoso ainda e surpreso
pensando n'el-rei
nessa hora então
nessa hora inicial
começou a cumprir-se
este destino ainda de todos nós.»

Jorge Barbosa
Poeta de Cabo Verde, 1902 - 1971
Do blogue de uma amiga - aqui    

Ilha de São Nicolau - Vila do Porto do Tarrafal

Depois de habitada por africanos e portugueses, criou-se nas ilhas um
dialeto popular - o crioulo - que conheci pelo canto de Cesária Évora,
exímia cantora de mornas, baladas características destas ilhas, também
resultado da miscelanização de culturas.
A palavra da Língua Portuguesa, sem tradução em mais nenhuma língua,
tomou a forma de 'sodade'

Saudade               
~~~~~~ 
               Sodade

        Quem mostra'bo esse caminho longo
Quem mostra a vc esse caminho longo        
        Esse caminho pra S Tomé
Esse caminho para S Tomé.        
    Bis
               Refrão
        Sodade, sodade
        Dessa minha terra, S Nicolau
  Bis
Saudade, saudade        
Dessa minha terra, S Nicolau               

        Si bo 'screve' me 'm ta 'secreve be
Se vc escrever-me, eu também escreverei         
        Si bo 'squece' me 'm ta 'esquece be
Se vc esquecer-me, eu também esquecerei         
        Até dia qui bo voltá
Até o dia que vc voltar         
Refrão
Primeira estrofe bisada

Tradução da minha autoria


 Fontes das fotos - A - B                                                                                                          

33 comentários:

  1. No verão passado tive a felicidade de conhecer a ilha do sal e vim de lá apaixonada pela ilha, pelas pessoas, por tudo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela soberba postagem!!

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não conheço.
    Saudades da Grande Cesária Évora.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita vontade de conhecer Cabo Verde, pois já vi alguns documentários lindíssimos sobre o lugar, especialmente as montanhas praticamente intocáveis!
    Beijinhos e um bom fim de semana Majo!

    <º(((< Bia

    ResponderEliminar
  5. Mas que RICA postagem !
    Gostei de tudo, MAJO !

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  6. Maravilha,Majo! Bela Cabo Verde e tu mostraste bem a saudade...bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  7. Majo, andei uns dias sem tempo para internet, somente hoje retorno e recupero o tempo perdido. Primeiro agradeço a sua delicadeza: o meu abraço carinhoso a você também. Sua gentil postagem alegra o coração, nestes dias de turbulência sem fim. Mas quero também agradecer pelas postagens posteriores, belas e sempre interessantes. Uma aula de cultura acompanhar o seu blog. Um beijo carinhoso, deste lado do Atlântico. Um bom final de semana.

    ResponderEliminar
  8. Um post absolutamente maravilhoso.
    Bom fim de semana
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Majo ... ficarei à espera!
    Adoro o som!
    A poesia é uma belíssima escolha e os olhares são lindos!!!bj

    ResponderEliminar
  10. "Sodade" de Marisa Monte, Cesaria Evora & Dulce Pontes... Uma boa pausa e também dias felizes, Majo!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Belíssimo poema de Jorge Barbosa. Cabo Verde é realmente uma ilha fantástica. E é sempre um gosto ouvir a Cesária Évora...
    Que tudo corra como deseja, Majo.
    Até breve.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. E eu que nunca fui a Cabo Verde... :(((

    Passa bem o interlúdio e volta breve. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estás a tempo, Graça...
      Repara no primeiro comentário...
      Beijinhos
      ~~~

      Eliminar
  13. Com uma bela informação e amostra musical uma bela maneira de uma saidinha,
    que espero seja breve amiga Majo.
    Uma semana maravilhosa com paz e alegria em cada dia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Brevemente a conhecerem grandes projectos turísticos de investidores aqui de Macau.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  15. Uma breve 'saidinha' e nos deixa uma maravilhosa postagem!
    Belo vídeo!
    Um beijo, querida amiga, não demore muito...

    ResponderEliminar
  16. Não me importava nada de lá ir um dia ou mais...
    Mais uma pausa? Que seja maravilhosa Majo Dutra.
    bj

    ResponderEliminar
  17. ~~~
    CESÁRIA ÉVORA CANTOU, ENCANTOU E FOI CONDECORADA COM A «LÉGION D'HONEUR»

    E PENSAR QUE ELES ENTENDIAM O CRIOULO PIOR DO QUE EU!

    PORÉM, ACHO ÓTIMA A INTERPRETAÇÃO DO TRIO DAS CANTORAS LUSÓFONAS...

    GRATÍSSIMA PELO VOSSO APREÇO E SIMPATIA.

    ABRAÇOS E BEIJOS.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  18. Oi Majo,
    Adorei sua postagem, amo Marisa Monte e a poesia me encantou.
    Quem é Dorli?: aqui está meu e-mail: dorlisilva@bol.com.br. Vá até lá que direi quem sou eu.
    Beijos no coração
    Lua Singular
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  19. MAjo
    gostei desta postagem, e confesso que gostava muito de conhecer Cabo Verde.
    gosto da Cesária Évora e principalmente desta canção que de vez em quando gosto de ouvir.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  20. Além de uma publicação absolutamente excepcional , a viagem , a poesia , a história , a geografia , fazem deste blog um marco na blogosfera no concurso para blog do ano , Majo . Muitos Parabéns !
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Não conheço Cabo Verde, melhor dito, nunca estive ali. O que conheço foi o que me ensinaram e o que li no diario da B5. Tarrafal, aldeia da morte. Sei, por amigos, que tudo mudou e que até possui instalações destacáveis.
    Cesária, uma das minhas paixões e da maioria dos meus alunos.
    Abraços de vida, querida amiga.

    ResponderEliminar
  22. Passando para desejar um excelente fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  23. Gostava de conhecer Cabo Verde, mas agora a cuidar da minha mãe é impossível.
    Crescem os filhos e ficamos a cuidar dos pais.
    Adoro Cesária Évora e essa é a minha canção preferida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Não me importava nada de um dia poder conhecer!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  25. Adorava um dia conhecer... é um arquipélago de sonho... como tão bem deixam adivinhar as imagens...
    Esta interpretação musical... é um puro requinte... que nos deixa muitas saudades de Cesária...
    Saudade... actualmente arranjaram um termo em inglês para a traduzir... longing... é o que mais perto traduz, este estado de espírito, tão nosso... tão português...
    E porque amanhã estarei ausente da Net, a maior parte do dia... virei no fim de semana, apreciar mais uns posts, que por aqui falhei nos últimos dias...
    Beijinhos! Desejando, por isso com alguma antecipação um bom fim de semana, Majo!
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Que bom gosto! Um trio de eleição!
    Tive a felicidade de conhecer Cesária Évora, em palco, no Algarve. Dulce Pontes e Marisa conheço e aprecio imenso.
    Já trazia vontade de conhecer Cabo Verde e S. Tomé. Agora ainda mais.
    Belo e histórico poema!
    Grata, minha amiga, por esta excelente viagem cultura!
    Beijonho.

    ResponderEliminar
  27. Maravilha de postagem! Viajamos até lá...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  28. Querida amiga amei esta viagem virtual que você me propiciou, linda ilha, obrigada pela partilha.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  29. Passei varias vezes ao lado mas sei que merece toda esta atenção. Gosto imenso do estilo de musica de Cabo Verde desde miúdo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Ha sido un honor para mí recibir sus palabras en mi blog. También ha sido una sorpresa encontrar en un solo blog poesía, música bellísima, y la descripción de un paraíso en la tierra sobre el que siento no haber posado mis pies todavía pero lo dejaré entre mis poryectos. Este blog es muy interesante y, como supongo que no tendrá inconveniente, me llevaré el link para no perderme nada de lo que vaya publicando. ¿Está de acuerdo?

    Saludos muy afectuosos y cordiales. Franziska

    ResponderEliminar
  31. Olá, querida amiga Majo!
    Quando estive no Algarve, os amigos que me receberam me falaram muito de Cabo Verde e vi uns vídeos que me encantaram... Bateu vontade de conhecer... águas limpíssimas tem por lá pelo que vi...
    Um post subllime!
    Vc prima pela beleza do que posta e com muita ternura...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  32. Bm dia Majo. Este blogue está cada vez mais bonito. A foto dos Açôres é lindíssima.Hoje vim aqui à procura de Tito Paris e afinal encontrei a Cesária! Gosto dela, mas prefiro o poema do Tito que seguiu no mail. Um beijinho.

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~