24 fevereiro 2017

~ DORIVAL CAYMMI ~


                                     Samba da Bahia

Porque acho aliciante o modo como a cultura africana se fundiu com a
 cultura europeia, dando origem a uma admirável expressão artística.

São Salvador da Bahia de Todos os Santos


~~ 1914 - 2008 ~~
Se me permitem a metáfora, sem o mínimo resquício hiperbólico,
Dorival Caymmi é - na hístória do samba - um monumento nacional.
Nascido em São Salvador, filho dum funcionário público e músico amador,
cedo a sua vida oscilou entre trabalho no jornalismo e a prática musical.
Partiu aos vinte e três anos para o Rio de Janeiro e, em 1938, conseguiu
 realizar um sonho, cantar na rádio, mesmo sendo só duas vezes na semana.
Fez a composição de poemas e músicas que ainda são grandes sucessos.
Um dos primeiros, «O que é que a baiana tem» obteve fama
retumbante nas performances de Carmen Miranda.
É o autor de Saudades da Bahia, Samba da Minha Terra, Modinha
para Gabriela, Saudade de Itapuã, Oração de Mãe Menininha
e muitos outros êxitos. Sua mãe tinha sangue de Portugal,
Caymmi era o apelido do pai italiano e com ele Dorival formou
uma família de músicos - um trio de filhos e uma neta - todos Caimmy.

Dorival atuando aos 82 anos...

Com Vinicius e Tom Jobin

Jorge Amado era seu grande amigo.

Com Roberto Carlos

O «Samba de roda» da Bahia é Património Cultural e
Imaterial da Humanidade e da UNESCO, desde 2005.

«Samba da minha terra» - «Medley»

,


Poemas - X - Y
Fontes das fotos
A - B - C - D - E - F - G

34 comentários:

  1. Grande homenagem ao artista brasileiro extraordinário, que me fez lembrar o soneto de Olavo Bilac. Vejam que maravilha como ele descreve a nossa Música:

    Tens, às vezes, o fogo soberano
    Do amor: encerras na cadência, acesa
    Em requebros e encantos de impureza,
    Todo o feitiço do pecado humano.

    Mas, sobre essa volúpia, erra a tristeza
    Dos desertos, das matas e do oceano:
    Bárbara poracé, banzo africano,
    E soluços de trova portuguesa.

    És samba e jongo, xiba e fado, cujos
    Acordes são desejos e orfandades
    De selvagens, cativos e marujos:

    E em nostalgias e paixões consistes,
    Lasciva dor, beijo de três saudades,
    Flor amorosa de três raças tristes.

    Parabéns, Majo! Bom carnaval. Abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratíssima por abrilhantar o meu 'post', Laerte.
      Penso que na música brasileira predomina o calor africano,
      para eles - com toda a razão - uma expressão muito natural,
      aliado à nostalgia europeia.
      Abraço cordial.
      ~~~~~~~~~~

      Eliminar
  2. Mas que surpresa boa, amiga!!!! Sabes da minha ligação ao Brasil; lá nasceram os meus filhos e lá ainda tenho os meus pais e o meu irmao com a respectiva familia e tudo o que diz respeito a este lindo Brasil interessa-me. Considero-me luso-brasileiro, pois muito devo a esse país. Por isso, amiga, agradeço-te imenso este post homenageando todas estas grandes figuras da cultura brasileira. A propósito, no dia 11 de Março vou visitar os meus pais e estarei com eles até principio de Maio; agora já não podem vir cá ( vinham todos os anos ) e por isso tenho eu de ir lá. Mais uma vez, amiga, muito obrigada pelo belo momento que me proporcionaste e desejo-te um bom carnaval. Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber que te agradou, querida amiga.
      Desejo-te, desde já, uma ótima viagem.
      Prepara-te para nos enviares bonitas foto-reportagens,
      gosto muito do Brasil e de o ver...
      Um Domingo muito agradável.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  3. Olá Majo, que legal ler sobre o Dorival grande musico e que fez da família músicos de renomes.Juntos fizeram belos trabalhos de nossa MPB. Atribui-se a ele a fama no Brasil de baiano preguiçoso com brincadeiras dele sobre a malemolência dos conterrâneos.
    Suas canções se eternizaram e eu sou fã da voz de sua filha Nana e da voz do Danilo.
    Valeu esta postagem homenagem ao cantor baiano que sabia cantar o mar.
    Um bom fim de semana com toda paz e alegrias.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo amadora, não conhecia o verdadeiro percurso da música
      brasileira,não sabia o que era MPB e fui pesquisar...
      Aprendi muito, facto que tenho a agradecer-lhe, amigo.
      Foi muito agradável saber que gostou da minha homenagem.
      Excelente Domingo, mineirinho do coração respirando o ar baiano.
      Abraço e beijos de paz.
      ~~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  4. Querida Majo, ainda mal aqui entrei e não consigo parar quieta. Quem é que resiste aos ritmos de um bom samba? Só quem é ruim da cabeça ou doente do pè :)
    Se não se importar, vou ficar mais um pouquinho por aqui. Pode ser que o Silo, a Emília e o Toninho (e outros) alinhem e numa roda de samba :)

    Beijinhos e bom Carnaval :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma rodinha de samba com os meus estimados amigos,
      é ideia sobremaneira amorosa e divertida.
      Querida amiga, gratíssima pelo imenso carinho
      e pela atenção generosa e sublime.
      Que Deus lhe pague.
      Ótimo Domingo.
      Beijinhos.
      ~~~~~

      Eliminar
  5. Bom dia, Majo

    "O que é que a baiana tem" e "Só louco", são canções famosas que conheço desde sempre mas não conhecia o nome do autor nem a sua biografia. Obrigada por mo trazer, relembrando estas músicas e ainda dando-me a conhecer outras mais.

    Tenha um bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico reconhecida pelo apoio e incentivo, estimada Olinda.
      Aprecio muito a sua opinião.
      Ótimo Domingo.
      Beijinhos
      ~~~~

      Eliminar
  6. Um grande senhor do Samba. Que não morrerá nunca na nossa memória.
    Um abraço e bom Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua apreciação, Elvira.
      Gostei de mais da sua fantasia de Carnaval!
      Está, mesmo, muito divertida.
      Dias agradáveis e alegres.
      Abraço afetuoso.
      ~~~~~~~~~

      Eliminar
  7. Mais um dia cá vim eu aprender um pouco, obrigada! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E deixou um registo afetuoso muito gratificante.
      Bom Domingo, estimada recém-amiga.
      Beijinhos.
      ~~~~

      Eliminar
  8. Por estes dias de Carnaval é bom lembrar os nomes do samba como Dorival Caymmi.
    Uma boa noite e um beijo, Majo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre muito agradável saber a sua opinião, estimada Graça,
      pelo que, muito agradeço a atenção.
      Excelente Domingo.
      Beijo, Amiga.
      ~~~~~~~~

      Eliminar
  9. Já fiquei mais informada por aqui hoje!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é muito bom saber...
      Grata por deixar o registo do seu apreço.
      Dias muito agradáveis e felizes.
      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  10. Não fosse o meu atual "pé de chumbo" e aproveitava para sambar um pouco. :)
    Um alegre Carnaval, Majo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que ainda está com problemas no pé, Luisa.
      Foi mais grave do que pensava... As melhoras...
      Também lhe desejo dias agradáveis e muito alegres.
      Beijos
      ~~~

      Eliminar
  11. A família Caymmi herdou um DNA precioso... Vale a pena mesmo ouvi-los!
    Bela homenagem, Majo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma apreciação de quem conhece os homenageados melhor do que eu,
      pelo que, muito agradeço.
      Dias muito felizes.
      Abraço, estimada poetisa.
      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  12. Foi bom conhecer!
    Bj e obrigada pela partilha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber que apreciou, Gracinha.
      Ótimo domingo.
      Beijo.
      ~~

      Eliminar
  13. Jorge Amado deu-me a conhecer o fabuloso universo cultural e civilizacional da Bahia.
    Posto isto, só posso deixar-te os meus parabéns pela partilha.
    Bj, Majo 👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente o que me aconteceu...
      Aprendi a amar a Bahia pelos livros de Jorge Amado...
      Cheguei a fazer uma lista com os pratos típicos da região,
      mas só depois da 'internet' é que soube o que era vatapá, caruru, jenipapo...
      A filha escreveu um livro sobre as receitas do pai.
      Grata pela atenção e carinho.
      Beijo, Odete.
      ~~~~~~

      Eliminar
  14. Querida Amiga, aprecio a tua cultura o cuidado que colocas nestas mensagens.
    Confesso a minha ignorância acerca de Dorival Caymmi embora conhecesse as canções que referes.
    Saio daqui sempre mais rica culturalmente.Obrigada!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou eu que te agradeço, a atenção, o apoio e o incentivo.
      Também acontece-me aprender no teu...
      Querida amiga, dias melhores e agradáveis.
      Beijinhos
      ~~~~

      Eliminar
  15. Com uma personalidade cativante, dono de uma voz doce e aveludada cantava e encantava a todos. Foi um dos baianos mais amados: exaltou a Bahia, cantando sua natureza, sua gente e o mar, como ninguém.
    Delícia de postagem! Senti muitíssimo sua morte.
    Beijo, querida Majo.

    ResponderEliminar
  16. Fico grata por colaborar nesta homenagem a um ícone da vossa cultura.
    Beijos, querida amiga
    ~~~

    ResponderEliminar
  17. Coisas interessantíssimas tem a Majo posto por aqui. Histórias de música que nos ficaram no coração.
    Bj.

    ResponderEliminar
  18. Gostei de saber que apreciou.
    Grata por deixar o seu testemunho, amigo.
    As melhoras.
    Beijo
    ~~

    ResponderEliminar
  19. Boa Tarde, querida Majo!
    Terminando minhas férias de dois meses mas não me esqueci de nenhum dos meus amigos tão querido um só momento...
    Gosto muito da Bahia com tudo que ela tem...
    saudade de passar por aqui...
    Bjm muito fratwerno

    ResponderEliminar
  20. Apesar de serem músicas que já todos alguma vez ouvimos ou trauteámos, há sempre novos pormenores que a Majo compila e assim, aprende-se sempre por aqui.
    A paisagem é deslumbrante!
    beijinho

    ResponderEliminar

~~~~~~~ 💛 ESTIMADO LEITOR 💛 ~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~ Depois de colocar o seu comentário,
~~~~~~ aceda a «mensagem antiga»
~~~ e leia a que habitualmente lhe deixo.
~~~~~ ~ ~ ~ ~ Muito obrigada... ~ ~ ~ ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~-~~~~~