Até o ar azul se tornou grades E a luz do sol se tornou impura
Este é o tempo em que os homens renunciam.
~~~~~~ No Mar Novo, 1958
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
~~ O VELHO ABUTRE ~~
O velho abutre é sábio e alisa as suas penas
A podridão lhe agrada e seus discursos Têm o dom de tornar as almas mais pequenas ~~~~~~ Livro Sexto, 1962
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
~~ O POEMA (1) ~~
Cantaremos o desencontro: O limiar e linear perdidos Cantaremos o desencontro: A vida errada num país errado Novos ratos mostram a avidez antiga. ~~~~~~ O Nome das Coisas, 1977
... LOUVANDO A LIBERDADE ...
********************************
~~ EU FALO DA PRIMEIRA LIBERDADE --
Eu falo da primeira liberdade Do primeiro dia em que era mar e luz Dança, luz, ramagens e segredos E um primeiro amor morto tão cedo.
~~~~~~
Antologia - 1975
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
~~ 25 DE ABRIL ~~
Esta é a madrugada que eu esperava O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silêncio E livres habitamos a substância do tempo ~~~~~~ O Nome das Coisas - 1977
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
~~~ REVOLUÇÃO ~~
Como casa limpa Como chão varrido Como porta aberta
Como puro início Como tempo novo Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
Como página em branco Onde o poema emerge
Como arquictetura Do homem que ergue Sua habitação ~~~~~~ O Nome das Coisas - 1977
Alexander Scriabin, compositor russo - 1871/1915 - Valsas
... O primeiro...
A galinha guardava um pingente ou anel de rubi que se perdeu.
~~ Os últimos Romanov ~~
Uma dinastia que durou mais de 300 anos.
Apresentação, com a música - Willow - do Quarteto Terem,
formado por músicos de S Petersbourg. Usam por vezes a Balalaika.
Tudo começou em 1885, quando o czar Alexandre III encomendou um ovo para presente de Páscoa de sua esposa, Maria Feodorovna, que gostou muito do 'Ovo da Galinha', pelo que, o czar nomeou o ourives, Peter Carl Fabergé, como 'fornecedor da corte'. A partir daí, os membros da família real, passaram a ofertar ovos entre si e este hábito prolongou-se no reinado do filho, Nicolau II. Dos 50 ovos produzidos, existem 43, espalhados por vários países, em museus e coleções privadas. A rainha de Inglaterra possui dois.
O milionário russo, Viktor Vekselberg comprou aos berdeiros do Forbes a sua coleção de nove ovos Fabergé e abriu um museu em 2013 num palácio de S Petersbourg, onde apresenta arte da época. Lenin fez encerrar no Arsenal de Moscovo muitas obras de arte da família imperial, incluindo ovos, alguns dos quais ofereceu. Como objetos de colecionadores atingiram valores exorbitantes. Um ovinho destes, 8-10cm, fazia a festa de Páscoa de muita gente.
Evadir-me, esquecer, regressar À frescura das coisas que eram vegetais, Ao verde flutuante dos pinhais Percorridos de seivas virginais E ao grande vento límpido do mar.
~~ O Dia do Mar ~~
1974 - Ática
~~ BEBIDO O LUAR ~~
*****************************************
Bebido o luar, ébrios de horizontes, Julgamos que viver era abraçar O rumor dos pinhais, o azul dos montes E todos os jardins verdes do mar. * Mas solitários somos e passamos, Não são nossos os frutos nem as flores, O céu e o mar apagam-se exteriores E tornam-se os fantasmas que sonhamos. * Por que jardins que nós não colheremos, Límpidos na aurora a nascer, Por que o céu e o mar se não seremos Nunca os deuses capazes de os viver.